30 de abril de 2021

Webinar: Estudar na Alemanha

O Portão de Brandemburgo é um famoso ponto turístico da Alemanha. (Foto: Go easy Berlim)

Custo de vida e processos de acesso às universidades foram destaque na palestra com a DAAD. 

Studienbrücke, studienkolleg, fachhochschule. Se você já esteve em contato com esses termos, significa que já pensou em fazer faculdade na Alemanha, certo? Se não, que tal descobrir esse mundo de possibilidades? 

O país conta com uma enorme variedade de universidades nas quais é possível estudar por pequenas taxas semestrais que, em sua maioria, variam de € 150 a 300, segundo informações divulgadas pelo DAAD (Serviço alemão de intercâmbio acadêmico), que organizou um bate-papo com pais e alunos do Colégio interessados no tema. 

Durante a conversa, a representante do órgão oficial alemão, Francine Camelim, falou sobre formas de acesso às universidades, custo de vida, diferenças entre as fachhochschule e universität. Os detalhes você pode conferir no vídeo abaixo. 

 

 

“As oportunidades para alunos que querem estudar na Alemanha são inúmeras. O país europeu faz muitos investimentos no Brasil e muitas empresas alemãs têm filiais aqui”, explica a coordenadora do programa internacional do Colégio, Graciela Silva. 

Essa é a segunda de uma série de palestras sobre estudar no exterior. Confira também o encontro sobre estudar nos Estados Unidos e Canadá, com a Daqui pra fora. 

No Colégio, os alunos podem estudar a língua alemã no JP Internacional, programa multilíngue com ambiente de imersão em três idiomas (Inglês, Espanhol e Alemão) ou no curso extracurricular de Alemão.  

 

Glossário (fonte: Goethe Institut)

Studienbrücke – é um programa de preparação para o acesso direto a uma universidade na Alemanha voltado a alunos/as com destacado desempenho em matemática, informática, ciências naturais e técnica e com conhecimentos prévios de alemão.

Studienkolleg – é o único caminho para estrangeiros que pretendem estudar em universidades ou Fachhochschulen alemãs e não possuem o Abitur, IB, ou equivalente, nem cursam ainda o ensino superior no Brasil. Fonte: Goethe Institut

Fachhochschule – são traduzidas muitas vezes como Universidades de Ciências Aplicadas. Apesar de não oferecerem tantos cursos quanto as universidades, se diferem principalmente pelo foco na prática. 

Universität – Para aqueles que se interessam por estudo científico, acadêmico e mais teórico. As universidades têm um espectro amplo de cursos e, na grande maioria dos cursos, o foco está na pesquisa.