








Neste mês de julho, os alunos do Jean Piaget High School atravessaram o oceano para viver uma experiência dos sonhos no mundo acadêmico: participar de cursos de verão nas universidades de Cambridge e Oxford, instituições inglesas conhecidas internacionalmente como referência em pesquisa científica.
Os estudantes foram contemplados com bolsas parciais de estudos após a participação em um concurso de redação promovido pela Immerse Education, instituição certificada pela rainha Elizabeth e ligada às universidades de Oxford, Cambridge e London University. Para a competição, os alunos produziram textos relacionados a diferentes áreas do conhecimento.
Cambridge foi o destino de Luísa Suarez, que estudou Relações Internacionais. A escolha do curso foi motivada pelo interesse no relacionamento entre os países e seus sistemas políticos. “Foi uma experiência incrível. A cidade é maravilhosa, cheia de história e de vida. As aulas me surpreenderam, sempre muito dinâmicas e leves. Os debates e a conferência da paz foram muito interessantes”, conta.
Os cursos de verão da Immerse Education têm duração de duas semanas e garantem aos bolsistas diversos benefícios como acomodação nas faculdades, excursões, atividades extracurriculares, palestras e mentorias. A conquista da bolsa pode abrir portas para outras universidades no exterior, contribuindo no processo de admissão.
“Um curso como esse conta bastante no currículo e é importante para a minha trajetória acadêmica. Além disso, essa experiência pôde mostrar um pouco como é morar sozinha no exterior, vivendo a vida de uma estudante”, comenta Catarina Queiroz, que estudou Medicina em Cambridge.
O intercâmbio é uma oportunidade de imersão internacional, com jovens de outras nacionalidades, possibilitando a troca de experiências, novas amizades e a prática da língua inglesa. “Parece que estou na ONU. Já fiz amizades com pessoas de países como Gana, Egito, Dinamarca, México, Suíça, entre outros. Estou realmente impressionado com o programa. É sensacional estar em um lugar onde grandes pensadores já passaram, como Stephen Hawking, Thomas Hobbes e John Locke”, conta Branco Peixoto, que ainda está em Oxford.
O estudante está participando das aulas de Engenharia. “O programa é cheio de atividades práticas, que envolvem conceitos de todas as áreas da engenharia. Tem sido importante para solucionar minhas dúvidas sobre o que eu quero seguir no futuro. Estou muito feliz”, comemora o aluno.
Confira os intercambistas e os programas escolhidos:
Branco Peixoto – Engenharia, em Oxford.
Catarina Queiroz – Medicina, em Cambridge.
Clara Ostrowska – Medicina, em Oxford.
Luísa Suarez – Relações Internacionais, em Cambridge
Luiza Inforzato – Escrita Criativa, em Cambridge.