









Neste mês, o telhado verde do Colégio completou um ano desde sua inauguração. Batizado como “Espaço Verde”, o local, que fica no 4º andar da unidade do Ensino Fundamental II, conta com diversas espécies de sementes e recebe diariamente os estudantes, professores e até as famílias em dias de eventos para oficinas, aulas e projetos.
O espaço foi inaugurado no dia 7 de abril de 2022, com o objetivo de aproximar os alunos do meio ambiente e promover mais conscientização acerca da preservação ambiental. É, também, o endereço de diversas pesquisas e trabalhos acadêmicos.
“Eu acho importante termos um lugar assim na escola. Geralmente, eu vou até lá para estudar o minhocário, o PIC [Projeto de Iniciação Científica] e fazer arte rupestre. As aulas ficaram mais interessantes. A gente aprendeu sobre consciência ambiental e como cuidar da natureza, não poluir, reciclar, fazer adubo, e sempre plantar”, conta a aluna do 5ºJPI, Valentina Santos.
Para a equipe docente, o Espaço Verde abriu portas para novas possibilidades de aprendizagem além da sala de aula. “Essa conexão com a natureza traz muitos benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional do estudante, contribuindo com sua formação e responsabilidade com o meio ambiente. Essa vivência, de plantar e cultivar, expande o repertório, potencializa a criatividade, e desperta a consciência sobre a biodiversidade”, destaca a professora Andressa Queiroz, que sempre realiza aulas e atividades no local.
Tradição e sustentabilidade
A ideia de trazer a natureza para perto dos educandos no ambiente escolar faz parte de uma proposta de conscientização ambiental pioneira do Colégio, que acontece desde os anos 90 no Jean Piaget e integra o legado da fundadora da instituição, Dona Marlene Oliveira Rosa Vieira.
Conforme explica Orlando Couto Júnior, coordenador do Projeto Raízes, que tem como objetivo tornar o Jean Piaget um modelo de escola “verde”, assumindo a responsabilidade sobre a influência de sua presença no planeta, o Espaço Verde é um diferencial importante da escola.
“Nós abordamos os conteúdos em sala de aula e, com essa iniciativa, os alunos podem acompanhar os processos e os resultados na prática, complementando a abordagem teórica. É uma oportunidade ímpar de ter, dentro de uma região urbana, algo que nos permite esse contato direto com a natureza”, relata.