







Os alunos da disciplina de Projeto de Vida e Orientação Profissional do Ensino Médio participaram de uma dinâmica divertida com um propósito especial: fazer novas amizades. Com fichas coloridas nas mãos, os estudantes dos 1° e 2° anos procuravam os colegas que estavam com cartões da mesma cor e, em roda, iniciaram um bate-papo sobre sonhos, rotina de estudos, interesses em comum, entre outros.
De acordo com a psicóloga Valquíria Vargas, uma das professoras do projeto, a atividade promove apoio aos alunos do 1° ano e desenvolve a empatia entre as turmas do 2° ano. “Por meio desta interação, incentivamos a socialização e o diálogo. Sabemos que o Ensino Médio representa novos desafios e, antes de tudo, queremos que eles se sintam acolhidos neste processo”, conta Vargas.
Os novos alunos ainda foram presenteados com um vídeo com mensagens dos alunos das demais séries. “O Projeto de vida te faz refletir sobre coisas que você nunca pensou e é muito divertido. Aproveitem cada segundo!” e “Não pensem que é mais uma aula comum, é uma ótima oportunidade para aprender mais coisas sobre você mesmo e sobre o que você quer para o futuro”, diziam alguns dos recados.
O Projeto de vida é um dos itinerários formativos do Ensino Médio. O principal objetivo da disciplina é desenvolver as potencialidades de cada aluno, com orientações e informações para que os estudantes façam escolhas mais assertivas no futuro. Temas como neurociência, criatividade, carreira e socialização são alguns dos assuntos abordados nas rodas de conversa com professores e profissionais de diversas áreas.