
Projeto Raízes e Escola Azul: conheça as ações de educação ambiental do Colégio Jean Piaget
Iniciativas buscam promover a conscientização e a prática de hábitos sustentáveis.
Formar cidadãos mais conscientes e responsáveis é um dos papéis da escola. Estimular o senso crítico dos estudantes e promover ações de educação socioambiental vai ao encontro desta missão. No Colégio Jean Piaget, por meio do Projeto Raízes e da Escola Azul, as turmas da Educação Infantil até o Ensino Médio têm a oportunidade de conhecer e praticar hábitos que contribuem para um mundo mais sustentável.
“Essas iniciativas têm como objetivo fazer com que os alunos passem a enxergar o ambiente em que vivem de forma crítica e participem de ações que reduzem o impacto do nosso consumo e da nossa vivência no planeta. Esses hábitos contribuem não apenas para a natureza, mas para a sociedade como um todo”, explica o coordenador do Projeto Raízes, Orlando Couto Júnior.
Há mais de 12 anos, o Raízes organiza uma série de ações, como separação de resíduos, aproveitamento de resíduos orgânicos, manutenção das hortas e aproveitamento de água da chuva e do ar condicionado. Além das hortas verticais espalhadas por todas as unidades, o edifício do Ensino Fundamental II, ainda abriga o telhado verde. O local tem mais de 150 metros quadrados, repletos de espécies frutíferas, raízes, temperos e hortaliças, além de áreas de compostagem.
Em parceria com organizações não governamentais, o projeto também prevê campanhas de arrecadação de lacres e tampinhas, que são revertidos em cadeiras de roda e donativos para famílias em vulnerabilidade social. As ações contam com a participação de toda a comunidade escolar e, além de promover a solidariedade, incentivam o descarte correto de resíduos.
O Colégio também integra o time de instituições certificadas pelo programa Escola Azul, que incentiva, entre as escolas, ações necessárias para garantir a sustentabilidade dos oceanos. Estudos do meio e coleta de resíduos nas praias estão entre as atividades desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano.
As ações são a continuidade de um trabalho que acontece desde os anos 90 no Jean Piaget. No histórico de ações voltadas à educação ambiental, é possível destacar o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica no Núcleo Itutinga-Pilões e o trabalho de educação ambiental com criação de hortas nas escolas municipais de Santos, ambos realizados pelos alunos do Ensinos Fundamental II e Médio, respectivamente.