
Projeto de Iniciação Científica do Ensino Médio é semifinalista na Febrace
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia estimula a cultura científica, o sabor investigativo e a inovação entre jovens e educadores do Brasil.
Mais uma vez, um projeto de pesquisa de alunas do Jean Piaget é semifinalista na Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Helene Ferreira, Nicole Moura e Valentina Di Bello, do 1° ano do Ensino Médio, desenvolveram uma pesquisa sobre os efeitos que medicamentos descartados incorretamente podem provocar no organismo de peixes.
Por meio do estudo “Dipirona: ancoragem molecular do analgésico em fosfolipase A2 de Crotalus durissus terrificus e análise in vivo, sob exposição aguda, em Devario Malabaricus”, as alunas simularam computacionalmente a interação das moléculas presentes no analgésico e nos seres vivos, além da análise dessa interação em laboratório, utilizando como modelo o peixe zebrafish.
“Chegamos nesse tema em nossa primeira aula do PIC, quando conversamos sobre a bioacumulação de fármacos nos tecidos dos peixes. Esse acúmulo de composto químico no organismo desses animais, posteriormente, pode afetar o organismo humano, já que nos alimentamos deles”, conta a aluna Helene. A escolha da dipirona como objeto principal de estudo foi pela popularização do uso do analgésico.
Com as análises, as alunas conseguiram fazer uma previsão de quais alterações metabólicas podem surgir com o contato entre as moléculas. “Esse estudo é importante para a ciência, pois reforça a importância do descarte correto das substâncias medicamentosas, além de comprovar se as possibilidades encontradas na análise computacional realmente acontecem na análise in vivo”, explica Nicole.
A pesquisa, apresentada na XIX Mostra Científica do Colégio em outubro deste ano, foi orientada pelas professoras Mara Lúcia Zucheran e Caroline Costa e desenvolvida foi desenvolvida em parceria com o grupo de Biologia molecular de Proteínas e Peptídeos (BIOMOLPEP) da Unesp – Baixada Santista, coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Hikari Toyama.
Desde 2010, alunos do Jean Piaget conquistam excelentes resultados na Febrace, um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.
“Para nós, já era uma grande conquista ter nosso trabalho escolhido para ser avaliado na seletiva desta reconhecida feira científica. Foi uma grande surpresa quando recebemos a notícia e realmente ficamos muito felizes, pois nos dedicamos muito nesse trabalho e é muito gratificante sermos reconhecidas por isso”, comemora Valentina.