Investigação Forense: turma do itinerário formativo realiza experimentos com impressões digitais
Proposta do curso é despertar a curiosidade e o senso crítico dos estudantes por meio da investigação científica.
Semanalmente, a turma do itinerário formativo de Investigação Forense descobre novas práticas da área da perícia criminal. Desta vez, os alunos realizaram experimentos que revelavam as impressões digitais presentes em diversos objetos. A proposta do curso é despertar a curiosidade e o senso crítico dos estudantes por meio da investigação científica, enquanto desmistifica o trabalho desenvolvido por peritos criminais e médicos legistas.
“Nossa intenção é que os alunos consigam diferenciar o que vemos na ficção, com séries americanas, e o que acontece na realidade do Brasil. Durante as aulas, vemos como os profissionais apuram os vestígios, analisam o local de um possível crime, como documentam as evidências e conseguem chegar em conclusões assertivas”, explica Jéssica de Souza, advogada e biomédica que ministra a disciplina.
As impressões digitais foram relevadas por meio de dois experimentos distintos. No primeiro, os alunos deixavam as impressões em papel e o colocava em contato com a fumaça de iodo, que possibilita a visualização das linhas. Na segunda experiência, carimbaram os dedos em vidro e, com pós coloridos – como amido de milho e maquiagens –, a turma coletava as impressões digitais.
Ao longo do semestre, os alunos terão a oportunidade de desenvolver importantes conceitos das Ciências Forenses de forma multidisciplinar, além de receber profissionais da área e participar de uma simulação de cenário de crime. “Eu tenho gostado muito das aulas do itinerário. Os conteúdos são muito relevantes e pude descobrir novas áreas pelas quais eu me interesso”, conta o aluno do 2° ano, Pedro Henrique Braz.
Valentina Di Bello, também do 2º ano, escolheu o itinerário por ter relação com a Medicina, curso que deseja fazer no futuro. “Além de sonhar em ser médica, eu sempre li muito sobre crimes e séries. Poder entender como as investigações são feitas na vida real tem me surpreendido muito. Estou amando”, conta a aluna.
Itinerários formativos – Os itinerários formativos são estruturados por meio de estratégias pedagógicas ativas, como a pesquisa científica e colaborativa, a simulação, a aprendizagem baseada em problemas (PBL), estudos de caso e debates. Em diferentes eixos, os cursos visam desenvolver habilidades fundamentais para vida acadêmica, social e profissional dos nossos alunos.