03 de outubro de 2018

Impressora 3D possibilita novas situações de aprendizagens

Categorias
Tags
10kmtribunafm 2º semestre A coveira azarada adventskalender Aluno colaborativo Apresentação de Projetos apresentacoes aprofundamento Aprofundamentos Arte arte marcial arte rupestre As cores dos pássaros” assembleia Atualidades em Debate Auto de Natal autoretrato bactérias Banco óptico Biblioteca brigada de incêndio brincar Caça Talentos califórnia caminhada Campanha de vacinação canaldesantos canguru de matemática Centro Histórico de Santos certificados César Obeid Chá com as Avós cienciashumanas clubedovoluntariado CNV Colaboração colégio jean piaget colegiojeanpiaget Competência para a vida Competências para Vida Comunicação não violenta Consumo consciente Contação de histórias contosmaravilhosos cookies copawinner Coraline CPV criatividade cubo mágico Culinária cultura espanhola cupcakes Curso Bilíngue Curso de Aprofundamento curso de férias cursos extracurriculares Dança das Cadeiras desenho design thinking Dia da Batalha de Puebla Dia das Famílias Dia das Mães Dia do Coração dia dos pais dia dos pais e da família Dia dos Pais e Família dialogo doacoes Educação ambiental Educação financeira Educação Infantil Efeito estufa Empreendedorismo Encontro virtual ENEM Ensino Fundamental Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio ensinofundamental ensinomedio escalacuisenaire escrita Espaço Verde esporte esportes estudar fora Estudo do Meio estudodomeio ex-alunos Exposição fantasia infantojuvenil Férias na Antártica FESCETE Festival Oceano festivaldeteatro fotografia Futmesa futsal geografia germinação gingerbread Gramática Handebol Healing Trees High School ideias idiomas imigração Indicação literária iniciação científica intercâmbio interclasses Jean Piaget Internacional jeanpiaget Jogo dos palitos Jogos Harry Potter Jonas Ribeiro jonasribeiro Jornal JOCA jornalismo José Roberto Torero jovens leitores JP Comunica jp explorer bus JP Imagens JP Internacional JPI jubileudeplatina judô laboratório de ciências Laboratório de Culinária Laboratório de informática Lagoa da Saudade Laurete Godoy Lei Lucas Leitura Língua Inglesa Linguagens literatura Lúcia Hatsuka Lúcia Hiratsuka Maker Maré da Ciência Marina Klink [ Marketing mascote Mata Atlântica Matemática Matemática sem Fronteiras Meio Ambiente meioambiente Metaverso metodologia ativa Middle School Mostra Cultural Música Objetivos de Desenvolvimento Sustentável observacao oceanos ODS Oficina de matemática Oficina de pintura oficinadematematica olimpíada de matemática olimpíadas olimpíadas e competições OMU ONU Orientação psicológica palestra PIC piquenique Preservação Preservacao ambiental primeiros socorros produção textual producaotextual Programa de Voluntariado programação Projeto de Empreendedorismo Projeto Raízes Prototipagem Psicologia educacional Realidade aumentada reciclagem resgate de brincadeiras Revista Qualé revistaquale rimas Roblox roda de leitura Saída de campo Santos Saúde Science Semana do Folclore Semana do Trânsito Sherlock Holmes show de mágica singingangels Sistema Monetário slime solidariedade sonoplastia Sustentabilidade Tango teatro teclado tecnologia tecnologia 3d Telhado Verde tênis de mesa Tetracampeão Thanksgiving Timbalaia Torneio de xadrez uniao Vestibular violao Volta às aulas voltaasaulas voluntariado workshop Xadrez

Para aproveitar a ferramenta ao máximo, os alunos utilizam conhecimentos em matemática, informática e inglês.

Impressoras 3D estão se tornando cada vez mais populares ao redor de todo o mundo. Seu uso está ligado ao movimento faça você mesmo e também ao desenvolvimento de pesquisas: como na área da saúde, por exemplo, na qual ela tem sido utilizada para a impressão de córneas e implantes de crânio.

No Jean Piaget, o recurso foi adotado como um instrumento de exploração de habilidades e resolução de problemas. “Em determinadas situações, e principalmente nas aulas de robótica e maker, os alunos podem, com a orientação do professor, produzir o próprio material”, explica o coordenador de Ciências Humanas e Artes, professor Bruno Joaquim.

A impressora 3D permite reproduzir praticamente qualquer coisa. Lorraine Santana e Kauê Silveira, professores dos cursos de Inteligência Artifical, Maker e Robótica, explicam que elaborar uma pequena peça para montar um robô, por exemplo, exige conhecimentos de Matemática e Informática. “Os alunos precisam ter noções básicas de Geometria, plano cartesiano, conversão de medidas e softwares capazes de criar figuras em 3D, e em alguns casos, o primeiro contato deles com esses assuntos é aqui!”.

As impressões são feitas com PETG, um material reciclado vindo principalmente de garrafas pet, e que pode ser reutilizado novamente após o descarte.

A coordenadora do núcleo de Tecnologia da Educação do Colégio, professora Paola Araújo, pensa ainda mais longe, associando os benefícios do uso da Impressora 3D com o futuro: “Estamos formando alunos para um mercado de trabalho que ainda não conhecemos. Nesse contexto, as pessoas que apresentarem pensamento crítico mais elaborado, forem mais criativas e inventivas estarão mais preparadas”, garante.