09 de fevereiro de 2018

Febre amarela foi tema do projeto “Atualidades em debate”

Categorias
Tags
10kmtribunafm 2º semestre adventskalender Aluno colaborativo Apresentação de Projetos apresentacoes aprofundamento Aprofundamentos Arte arte marcial arte rupestre As cores dos pássaros” assembleia Atualidades em Debate Auto de Natal autoretrato bactérias Banco óptico Biblioteca brigada de incêndio brincar Caça Talentos califórnia caminhada Campanha de vacinação canaldesantos canguru de matemática Centro Histórico de Santos certificados César Obeid Chá com as Avós cienciashumanas clubedovoluntariado CNV Colaboração colégio jean piaget colegiojeanpiaget Competência para a vida Competências para Vida Comunicação não violenta Consumo consciente Contação de histórias contosmaravilhosos cookies copawinner CPV criatividade cubo mágico Culinária cultura espanhola cupcakes Curso Bilíngue Curso de Aprofundamento curso de férias cursos extracurriculares Dança das Cadeiras desenho design thinking Dia da Batalha de Puebla Dia das Famílias Dia das Mães Dia do Coração dia dos pais dia dos pais e da família Dia dos Pais e Família dialogo doacoes Educação ambiental Educação financeira Educação Infantil Efeito estufa Empreendedorismo Encontro virtual ENEM Ensino Fundamental Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio ensinofundamental ensinomedio escalacuisenaire escrita Espaço Verde esporte esportes estudar fora Estudo do Meio estudodomeio ex-alunos Exposição Férias na Antártica FESCETE Festival Oceano festivaldeteatro fotografia Futmesa futsal geografia germinação gingerbread Gramática Handebol Healing Trees High School ideias idiomas imigração Indicação literária iniciação científica intercâmbio interclasses Jean Piaget Internacional jeanpiaget Jogo dos palitos Jogos Harry Potter Jonas Ribeiro jonasribeiro Jornal JOCA jornalismo José Roberto Torero jovens leitores JP Comunica jp explorer bus JP Imagens JP Internacional JPI jubileudeplatina judô laboratório de ciências Laboratório de Culinária Laboratório de informática Lagoa da Saudade Laurete Godoy Lei Lucas Leitura Língua Inglesa Linguagens literatura Lúcia Hatsuka Lúcia Hiratsuka Maker Maré da Ciência Marina Klink [ Marketing mascote Mata Atlântica Matemática Matemática sem Fronteiras Meio Ambiente meioambiente Metaverso metodologia ativa Middle School Mostra Cultural Música Objetivos de Desenvolvimento Sustentável observacao oceanos ODS Oficina de matemática Oficina de pintura oficinadematematica olimpíada de matemática olimpíadas olimpíadas e competições OMU ONU Orientação psicológica palestra PIC piquenique Preservação Preservacao ambiental primeiros socorros produção textual producaotextual Programa de Voluntariado programação Projeto de Empreendedorismo Projeto Raízes Prototipagem Psicologia educacional Realidade aumentada reciclagem resgate de brincadeiras Revista Qualé revistaquale rimas Roblox roda de leitura Saída de campo Santos Saúde Science Semana do Folclore Semana do Trânsito Sherlock Holmes show de mágica singingangels Sistema Monetário slime solidariedade sonoplastia Sustentabilidade Tango teatro teclado tecnologia tecnologia 3d Telhado Verde tênis de mesa Tetracampeão Thanksgiving Timbalaia Torneio de xadrez uniao Vestibular violao voltaasaulas voluntariado workshop Xadrez

Após a apresentação, alunos elaboraram planos de intervenção colocando-se supostamente na posição de gestor público.

 

Em bate-papo com o professor Ms. Orlando Couto Junior, os alunos do Ensino Médio tiveram a chance de conversar sobre a febra amarela. A proposta faz parte do projeto “Atualidade em debate”.

Em sua apresentação, o professor abordou, do ponto de vista técnico, as principais causas do surto de febre amarela que atinge parte do centro-sul do país.

Em seguida, os alunos iniciaram um debate com o objetivo de pensar em soluções para a epidemia. No desafio proposto os participantes se dividiram em dois grupos para traçar, colocando-se supostamente na posição de gestor público, três planos de ação de combate à febre amarela: um plano emergencial de curto prazo, um plano de médio prazo e um plano de longo prazo.

Após a discussão e elaboração das propostas, os alunos apresentaram seus planos de intervenção, dando muita ênfase à preocupação com investimentos no combate aos mosquitos transmissores, à preservação ambiental em áreas de vegetação silvestre, além da ampliação de investimentos em saúde pública, ciência e tecnologia.

“O debate em elevado nível, que procura dimensionar planos de ação e intervenção na realidade, é pedagogicamente muito rico. Primeiramente porque exige que aluno leve em consideração a executabilidade de suas ideias e os efeitos colaterais de ações extremas. Em segundo lugar, o debate desenvolve a habilidade de resolver problemas, e mais, de forma colaborativa”, explicou o coordenador do projeto, professor Bruno Joaquim.

Atualidade em debate

Com o objetivo de estimular a produção colaborativa de conhecimento, a formação para cidadania e a atualização permanente de alunos, o Colégio Jean Piaget desenvolve o projeto “Atualidades em Debate”.

As aulas visam atualizar nossos alunos diante das questões e debates mais presentes na pauta da sociedade e desenvolver habilidades específicas do trabalho com debates.