
Ex-aluno do Jean Piaget é selecionado para classificatórias da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica
Branco Peixoto é o único representante da Baixada Santista na competição.
Branco Peixoto, formado no Ensino Médio do Jean Piaget em 2022, conquistou uma vaga na etapa classificatória para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica – OIAA. O estudante é o único representante da Baixada Santista na competição que acontece em março, no Rio de Janeiro.
A conquista da vaga é resultado do desempenho na última edição da OBA, a Olimpíada Brasileira de Astronomia. “Eu estava esperançoso de que poderia passar e sabia que tinha chances, mas nunca é uma certeza, não é? Ao longo do processo, percebi que as provas iam elevando o grau de dificuldade e fui me adaptando. Agora estou muito empolgado para a próxima etapa”, conta Branco.
Em todo território nacional, apenas 364 estudantes foram selecionados para a etapa classificatória. Após essa fase, 40 alunos representarão o Brasil na 16ª OIAA, que será realizada na Polônia. O grupo também poderá participar da 15ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, no Panamá.
“Será uma reunião de pessoas com muito interesse e dedicação em aprender. Esta oportunidade de trocar ideias e compartilhar um fascínio com alunos da minha idade é o que me deixa mais animado”, vibra o estudante. Branco conta que o interesse pelas áreas da Física começou no ano passado e, por meio dos estudos em Astronomia e Astrofísica, pôde compreender fenômenos como buracos negros e supernovas de outra maneira.
A etapa classificatória que acontece na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, prevê provas teóricas e observacionais, com análise e interpretação de dados, utilização de telescópios, observação do céu, reconhecimento de astros como estrelas e planetas, uso de cartas e coordenadas celestes e catálogos astronômicos.