





A riqueza histórica de Paraty e as belezas naturais do Saco do Mamanguá, no Rio de Janeiro, foram cenários para o estudo do meio realizado pelas turmas do 2° ano do Ensino Médio. Durante três dias de viagem, os estudantes puderam observar na prática conceitos das disciplinas de História, Geografia, Biologia e Sociologia.
O roteiro começou com um passeio de escuna até o Saco do Mamanguá, considerado o único fiorde brasileiro. A beleza da vista do mar entre as montanhas rochosas encantou os alunos, que também conheceram costumes dos moradores locais, que preservam a cultura caiçara. Oficinas de pesca e artesanato e passeio de caiaque, além de conversas ao redor da fogueira, foram algumas das atividades realizadas pela turma.
O segundo dia foi de trilha até o Pico do Pão de Açúcar, com vista panorâmica de toda a região. Após o almoço na Praia do Cruzeiro, os alunos seguiram de escuna até Paraty e descobriram detalhes e curiosidades sobre o centro histórico.
Os estudantes passaram pela estrada de Cunha com parada em uma cachoeira e ainda conheceram o Caminho do Ouro, trilha que ligava Minas Gerais ao Rio de Janeiro e São Paulo, e que foi importante para o papel econômico da cidade no final do século XVIII.
“Eu adorei a viagem! O meu momento favorito foi, sem dúvidas, conhecer o Pico do Pão de Açúcar, que tem uma vista muito linda. Foi muito especial vivenciar isso com meus amigos e ainda poder conhecer mais sobre a história da região”, conta a aluna Vitória Conde. A estudante ainda destaca que a viagem trouxe uma lição sobre valores. “O respeito à natureza e estilo de vida dos moradores me chamou a atenção. Um exemplo de que devemos valorizar as coisas certas”, explica.
O roteiro elaborado pela equipe pedagógica em parceria com uma empresa de ecoturismo permitiu que o grupo conhecesse a região nos contextos ambientais, históricos e turísticos, além de incentivá-los a refletir sobre o aproveitamento dos recursos naturais, os impactos ambientais das ações humanas e as tradições culturais de seus habitantes.