




Desde 2015, o projeto “Competências para a vida” (CPV) faz parte das atividades desenvolvidas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A proposta traz dinâmicas que estimulam habilidades e valores para interações sociais positivas e uma vida mais leve e equilibrada.
Rodas de conversa, dinâmicas em grupo e atendimentos individuais são algumas das ferramentas utilizadas pelas equipes de Orientação para colocar o projeto em prática. “Esses momentos são muito importantes porque conseguimos ouvir as necessidades dos alunos e trazer o acolhimento. Abordamos temas que são importantes para o dia a dia deles e que podem ajudá-los na resolução de conflitos”, conta a orientadora educacional do Ensino Médio, Elaine Petito.
A orientadora explica que o trabalho é conduzido de forma integrada, com a participação dos professores. Petito destaca que as dinâmicas do CPV contribuem para o fortalecimento do vínculo entre orientadores, docentes e alunos, além de promover o autoconhecimento e o cuidado com o próximo. “Temos um ambiente onde os alunos se sentem seguros para expor seus pensamentos e sentimentos. Ao compreender suas próprias questões, eles também se abrem para relações mais empáticas e que respeitam as diferenças”, explica.
A iniciativa ainda prevê o trabalho de coaching, voltado à saúde emocional, que acontece a partir do 1° ano do Ensino Fundamental. Individualmente, estudantes e orientadoras traçam estratégias para alcançar as metas definidas para o ano letivo. Ações que, em conjunto com as demais habilidades e valores desenvolvidos pelo projeto, podem trazer excelentes resultados profissionais e pessoais no futuro.
Na Educação Infantil, o “Competências para a Vida” está presente em brincadeiras e atividades que privilegiam as novas amizades, o trabalho em equipe e a colaboração.