








Escola é lugar de vida, de amizade, de cuidado, de sonho e de futuro. Nela, surgem grandes amizades para a vida e oportunidades para o futuro. Pensando nisso, o Jean Piaget realizou nesta quinta-feira, 20 de abril, a “Ação pela cultura da paz”, com uma programação cheia de atividades que estimulam o relaxamento, a empatia, o trabalho em equipe, a amizade e, principalmente, o respeito.
As ações, que aconteceram da Educação Infantil ao Ensino Médio, foram especialmente planejadas pelas equipes de orientação educacional e psicológica do Jean Piaget. Os alunos dos períodos da manhã e da tarde puderam compartilhar seus principais desejos positivos em murais do Colégio; plantar sementes de trevos de quatro folhas; produzir desenhos, recortes, cartazes e pinturas; e realizar atividades esportivas colaborativas e em grupo.
Os intervalos ainda contaram com muita música e dança e, no Ensino Médio, os estudantes puderam aproveitar um show da banda do Colégio, formada pelos próprios alunos. No Ensino Fundamental I, as crianças também tiveram um momento especial em que puderam sortear amigos da turma e cumprimentá-los com um toque ou aperto de mãos, ou um abraço.
Conforme explica Elaine Petito, orientadora educacional do Ensino Médio, o objetivo da ação era proporcionar um momento de diversão, relaxamento e reflexão. “Hoje foi um dia muito importante, porque, diante de tantas notícias ruins, a escola pensar e promover ações e atividades que levem os alunos a vivenciarem um momento tranquilo, de paz, proporcionando a reflexão sobre a amizade, o carinho e o olhar ao próximo, é de extrema importância”, comenta.
Muitos alunos tomaram uma iniciativa e trouxeram flores e chocolates, e compartilharam com amigos e professores. “É sempre muito importante desenvolver atividades reflexivas em que eles [alunos] possam refletir sobre a importância dessa cultura da paz, viver em um ambiente tranquilo, saudável, onde as diferenças sejam respeitadas. Muito do que vivemos hoje é pela falta de empatia, então, pensar sobre como o outro reage, faz com que minhas ações sejam repensadas”, conclui.