

De forma lúdica e divertida, os alunos do 3º e do 5º ano do Ensino Fundamental I começaram a aprender sobre empreendedorismo na aula de Oficina de Matemática. Nos próximos encontros, as turmas vão entender como iniciar, desenvolver e conduzir um negócio com atividades adaptadas para cada idade, além de criarem um projeto juntos.
Na primeira aula, eles degustaram e escolheram o item que será produzido por eles – cookies no 3º e cupcakes no 5º ano -, ambos pensados e preparados pela nutricionista do Colégio, Julia Vieira. A atividade de produção visa ensinar a reconhecer os conceitos básicos da educação financeira, como com a pesquisa dos valores de ingredientes da receita escolhida, cálculo do custo do produto, avaliação do valor do trabalho e da venda, e o destino do lucro arrecadado.
De acordo com a professora e coordenadora pedagógica de Matemática, Silmara Bernardo, o tema é trabalhado de forma totalmente lúdica, com o objetivo de, além de ensinar, fazer com que as crianças se interessem e gostem da disciplina. “Queremos que os alunos aprendam de uma maneira lúdica, despertando a imaginação e a criatividade, e respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária”, explica.
Silmara ainda destaca os principais benefícios da atividade: desenvolver a autonomia, imaginação, cooperação, organização, confiança, planejamento e sustentabilidade, busca de soluções para os problemas desde cedo, capacidade de trabalhar em grupo, e a valorização do pensamento criativo. Após a escolha do produto, foram propostas ideias e pesquisas aos alunos para serem discutidas nas próximas aulas do projeto.