Alunos conquistam ouro na 43ª Jornada de Foguetes
O lançamento do foguete Karytelos Pyravlos alcançou 254,5 metros e o 13º lugar entre as 76 equipes participantes de todo o Brasil.
Os alunos João Felipe Dalla Costa, João Marcelo Cunha e Victor Oller conquistaram medalha de ouro na 43ª Jornada de Foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG. O lançamento do projétil, intitulado “Karytelos Pyravlos”, atingiu 254,5 metros.
A distância alcançada colocou os alunos na 13ª melhor posição nacional, no 4º lugar entre os participantes do Estado e no 1º lugar entre os concorrentes de Baixada Santista.
O evento, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, foi uma oportunidade enriquecedora para os alunos das 76 equipes de todo Brasil.
“Além das palestras e das discussões científicas, foi uma importante troca cultural, alguns dos participantes viajaram mais de 3 mil quilômetros para chegar ao local da Jornada, ouvimos e falamos sobre as dificuldades de construção, acesso, custos, transporte, sobre a cidade natal de cada um. Para além do importante resultado conquistado, a convivência com os colegas competidores tornou essa uma experiência inesquecível”, explica o coordenador João Davi Carvalho.
Os alunos concordam com o professor. “Foi muito especial e marcante, algo que eu com certeza nunca vou esquecer. Vou levar vários ensinamentos das palestras que tivemos e talvez continuar trabalhando com isso, agora com foguetes de propelente sólido”, resume o aluno João Felipe.
Ao longo dos dias de evento, as equipes fizeram diferentes lançamentos e testes propostos pela organização da Jornada, incluindo projetos de papel. Para o lançamento oficial, utilizam bicarbonato de sódio e vinagre, a reação química entre eles libera CO2, que, no interior da garrafa que utilizam para construção do protótipo, gera a pressão necessária para o disparo. A 43ª Jornada de Foguetes faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
Os alunos agradecem a indispensável colaboração de todos os envolvidos no projeto, suas famílias, professores e equipe administrativa do Colégio, que foram fundamentais para viabilizar a participação da equipe no evento.