
Ações sociais: estimulando a empatia e a solidariedade
Alunos realizam atividades para ajudar instituições carentes por meio do Programa de Voluntariado.
No Jean Piaget, acredita-se que pensar no próximo não é só um ato de solidariedade, mas de cidadania e amor. Pensando nisso, o programa de voluntariado propicia aos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio o acesso a práticas ligadas ao bem comum, ao meio ambiente, à preservação de bens culturais e ao resgate da memória histórica; além de proporcionar companhia e lazer a outros indivíduos.
Por esse motivo, cada série do EFII recebe, anualmente, uma proposta de intervenção social, por meio da qual assistem a palestras sobre diversos temas e, depois, são convidados a se engajar em um projeto de voluntariado.
Já as turmas do Ensino Médio promovem as já tradicionais comemorações de Páscoa e Dia das Crianças. As instituições apoiadas pela escola são:
6º ano – ONG “Defesa da Vida Animal”
7º ano – Creche “Casa da Vovó Alaíde”
8º ano – Lar das Moças Cegas
9º ano – Casa do Sol
Ensino Médio – Associação Santa Isabel de Combate ao Câncer
O Programa de Voluntariado visa estimular no aluno um olhar atento aos problemas da sociedade e desenvolver habilidades empáticas. Durante o ano, as classes realizam diversas atividades de arrecadação e doam itens e valores arrecadados às instituições apoiadas.
“As ações sociais são fundamentais para estimular um novo olhar no aluno, adquirindo novas experiências, exercendo a cidadania, dedicando seu tempo e atenção para as pessoas em situação de vulnerabilidade e colaborando, assim, para a construção de uma sociedade mais justa e para o desenvolvimento de novos aprendizados”, esclarece a assistente de Orientação Educacional, Távini Camargo.
No site do Colégio, as famílias e os alunos têm acesso à área “Ações Sociais”, com mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido pelos estudantes. Acesse e saiba mais.