6º Sarau JP: Evento cultural do Ensino Médio abordou o tema “A juventude tem fome de quê?”
O evento, repleto de manifestações artísticas, buscou uma reflexão crítica sobre o protagonismo jovem na sociedade brasileira.
A 6ª edição do Sarau JP foi uma celebração à arte em suas diversas formas. Com apresentações musicais, poesias, danças e pinturas, os alunos do Ensino Médio se reuniram para refletir sobre a questão que foi tema do festival: “A juventude tem fome de quê?”.
A temática busca promover uma análise crítica sobre a atuação e protagonismo dos jovens na sociedade brasileira, considerando os diversos desafios impostos pela desigualdade social. “Quando pensamos em falar de juventude, pensamos em expandir a visão de mundo desses adolescentes, para que eles percebam outras realidades e se questionem: afinal, o que desperta os jovens para o seu protagonismo?”, explica a professora de Filosofia, Tatiana Lobosque.
O sarau é um evento cultural, muito comum desde o século XIX, em que as pessoas podem se manifestar artisticamente de forma democrática e espontânea, com o propósito de conduzir um pensamento crítico com criatividade e sensibilidade a respeito de um tema.
Giovanna Moreira, do 3° ano, foi uma das apresentadoras do Sarau e conta que a temática proporcionou muitas reflexões. “No decorrer do evento, observando os outros trabalhos, pudemos observar que cada jovem tem fome de algo, um sonho ou uma meta. Achei o tema muito criativo e atrelado a nossa realidade”, conta. A aluna ainda destaca o sentimento de união e coletividade que permeiam o evento.
Durante a programação, os alunos também realizaram uma homenagem à professora de Artes, Cintia Estrella, que faleceu em abril deste ano. Em mais de 30 anos de atuação, Cintia contribuiu para o desenvolvimento e repertório artístico dos alunos, que foram cativados por sua gentileza, talento e dedicação. Os estudantes deixaram mensagens de carinho para a professora, que deixou um legado eterno.
O Sarau JP foi uma celebração do poder criativo e da exposição de ideias, com espaço para troca de experiências e ideias entre alunos e professores.