
Fórum Internacional Jovem de Ciências de Londres: alunos do Ensino Médio apresentam seus projetos de iniciação científica no evento
Evento é promovido anualmente pelo Imperial College, universidade referência em desenvolvimento tecnológico.
A 64ª edição do London International Youth Science Forum (Fórum Internacional Jovem de Ciências de Londres) contou com a participação de alunos do Ensino Médio. Gustavo Caldas e Milena Hayashi apresentaram seus trabalhos de iniciação científica entre os dias 26 de julho e 09 de agosto. As pesquisas foram destaques na XIX Mostra Científica Jean Piaget.
O Fórum de Londres está entre os eventos científicos mais importantes do mundo, reunindo cerca de 450 estudantes de mais de 65 nacionalidades para vivenciarem o ambiente de pesquisa, tecnologia e inovação. A iniciativa acontece desde 1959, na sede do Imperial College London, instituição considerada uma das melhores universidades do Reino Unido e referência internacional no desenvolvimento tecnológico.
“Uma das melhores experiências que eu já vivi! Eu sempre tive vontade de fazer um programa estudantil no exterior, então essa oportunidade foi muito especial. Pude assistir palestras com profissionais conceituados de vários países, além de me sentir motivada a seguir no caminho da ciência no futuro”, conta Milena Hayashi, do 3° ano. A aluna apresentou detalhes de seu estudo sobre o potencial toxicológico do anti-inflamatório ibuprofeno no peixe Devario malabaricus.
Em sua apresentação, o aluno do 2° ano, Gustavo Caldas, reverenciou a cultura brasileira com o trabalho “Cinema e memória: um estudo analítico sobre a história e cultura nordestina na obra ‘Bacurau’”. A pesquisa, baseada no filme lançado em 2019, mostrou a importância de valorizar os aspectos históricos e culturais do sertão do Brasil.
“Foi incrível participar do Fórum e poder compartilhar a pesquisa que desenvolvemos no Colégio. Esta viagem abriu o meu olhar para o mundo científico, além de me proporcionar conhecer Londres e fazer novas amizades. Inspirador”, comenta o aluno.
Os trabalhos apresentados no Fórum Científico de Londres foram destaques da XVIII Mostra Científica Jean Piaget, etapa final do Projeto de Iniciação Científica, o PIC, que envolve estudantes dos 1° e 2° anos e está presente na matriz curricular desde 2016.
Além da programação interna, os alunos têm a oportunidade de visitar pontos turísticos, museus e universidades inglesas. O Fórum Internacional tem como alguns dos principais objetivos o compartilhamento de conhecimento, o intercâmbio cultural e científico, além do desenvolvimento acadêmico. A programação dos 15 dias de evento contou com debates, apresentações de trabalhos e palestras.