O pensamento reflexivo sobre a imagem foi tema de oficina na aula de artes
A atividade foi realizada com as turmas dos 7º anos.
“A arte não só reproduz o que a gente vê, ela nos faz ver”. A frase da professora de Arte Melissa Ferrauche é o ponto de partida para a realização de uma oficina com os alunos do 7º ano. A proposta foi oferecer ampliação de referências e repertório em relação à imagem por meio da fotografia, abordar sua importância e simbolismos, além de estimular a leitura crítica.
A atividade foi realizada em parceria com a jornalista Marcela Ferraciú. “Nós procuramos abordar a fotografia como arte, documento e registro histórico. Pensar sobre a imagem é indispensável na sociedade extremamente imagética na qual vivemos”, explica Marcela.
Neste ano, os alunos terão o desafio de criar uma produção audiovisual como projeto anual de Ciências Humanas e Linguagem. Por isso, a turma também teve a chance de pensar um pouco sobre direção de fotografia no cinema. “Visitamos a obra de Wes Anderson e conversamos sobre as cores, os cuidados estéticos, o enquadramento e a iluminação das cenas”, comentou a jornalista.
Depois de conversar sobre o tema, os alunos foram convidados a fazer um exercício, fotografar um objeto utilizando diferentes focos de luz.
“A proposta teve como o objetivo fazer com que os alunos aprendessem a fazer uma observação crítica e estimular o pensamento reflexivo em relação à imagem, além de propor um olhar voltado para a arte”, disse a professora.