




Os alunos dos 7º anos aprenderam sobre a sociedade escravista colonial de uma forma didática e variada na aula de História. Por meio de uma Rotação por Estações de Aprendizagem, eles conheceram mais sobre as resistências e lutas contra a escravidão e o racismo.
“A Rotação por Estações de Aprendizagem é formada por um circuito dentro da sala de aula, onde as estações apresentam diferentes documentos para análise sobre o mesmo tema central. A ideia é que os estudantes, divididos em grupos, façam um rodízio pelos diversos pontos”, explica Aline de Abreu, professora de História e Filosofia.
Para essa atividade, as estações foram compostas pelas seguintes propostas: leitura de resenha sobre o livro “Na senzala, uma flor: esperanças e recordações da família escrava – Brasil, Sudeste, século XIX”; leitura de uma reportagem sobre a “Irmandade da boa morte”; análise de vídeo didático sobre a origem da capoeira; análise de história em quadrinhos sobre o Quilombo dos Palmares; e análise de imagens e anúncios do século XIX sobre resistências individuais.
Por fim, os grupos realizaram pesquisas e contribuições para um site, apresentando uma notícia sobre movimentos contra o racismo, a exaltação da participação e espaços conquistados por negros e diferentes lutas e resistências na atualidade, como uma reflexão para o mês da Consciência Negra.
“Esse tipo de metodologia aumenta a interação e protagonismo dos alunos, provocando reflexões através de um trabalho colaborativo. Eles organizam debates ou desenvolvem um produto que demonstre seu aprendizado utilizando a tecnologia disponível”, conclui Aline.