







A realidade virtual chegou ao Jean Piaget e está promovendo uma série de experiências multissensoriais aos alunos do Colégio, por meio do novo curso de Aprofundamento, o Metaverso. A aula oferece aos estudantes um universo que mescla realidade física e virtualidade digital, além de prepará-los para dominar as novas tecnologias.
O Metaverso é um espaço que proporciona interações com ambientes virtuais, objetos digitais e pessoas, por meio de uma rede interconectada de ambientes imersivos sociais. A plataforma, que está sendo utilizada como ferramenta educacional, auxilia na compreensão sobre tecnologias de informação e comunicação, plenamente incorporadas nas gerações atuais que frequentam ambientes escolares.
“Esse conceito [Metaverso] existe em espaços virtuais onde você pode criar e explorar com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você. Nas aulas, os alunos aprendem, por exemplo, técnicas de Voxel Art para criação de ativos digitais (NFTs)”, explica o professor da disciplina, Luis Mauá.
O novo curso de Aprofundamento permite interações multissensoriais por meio de avatares virtuais. A atividade melhora a experiência de aprendizagem, tornando o uso responsável da tecnologia mais atrativo aos estudantes e estimulando o desenvolvimento de várias habilidades baseadas na ciência da aprendizagem lúdica, como: colaboração, comunicação, conteúdo, pensamento crítico, inovação criativa e confiança.
Desta forma, o surgimento do Metaverso como tecnologia educacional torna o aluno mais apto a agir como pesquisador e produtor de novos conteúdos em um espaço interativo e com diversas vantagens pedagógicas. As aulas acontecem todas as quintas-feiras, às 15h30, e o curso é ofertado de forma gratuita a todos os alunos do 8º e 9º ano da escola.