

Neste mês, os alunos do Ensino Fundamental II aprenderam sobre colaboração e empatia na aula de Competências para Vida (CPV). A atividade em grupo trabalhou o espírito coletivo das turmas do 6º ao 9º ano e permitiu que os estudantes aprendessem a como lidar com situações não tão fáceis do dia a dia.
O nome do jogo era “Encanamento Colaborativo”. Cada aluno recebeu um pedaço de canaleta e tinha como objetivo levar uma bola de ping pong de um lado da quadra ao outro, sem poder sair do lugar enquanto estivesse com a bolinha.
Desta forma, os estudantes precisaram se unir em colaboração para que, juntos, pudessem ganhar o jogo. Quando a bolinha caía no chão, eles voltavam ao começo da quadra, e assim fizeram até conseguirem concluir a brincadeira.
A orientadora educacional do EFII, Carolina Verano, relata que as turmas se divertiram e aprenderam bastante com a atividade, vivenciando os valores na prática. “No final, conversamos sobre o jogo, as discussões que ocorreram e o respeito, ou a falta dele, durante a gincana. Falamos sobre empatia, espírito coletivo e, por fim, os alunos fizeram um registro escrito sobre como se sentiram e como algumas atitudes poderiam ter sido resolvidas de outra forma.
O CPV tem como objetivo identificar e estimular habilidades e valores que promovam uma vida mais equilibrada e produtiva. O projeto auxilia os estudantes a lidarem com seus sentimentos e as situações do dia a dia de forma saudável, estabelecendo uma relação acolhedora no ambiente escolar.