Orientação nutricional: descobrindo o caminho, os benefícios e a história dos alimentos com diversão, saúde e autonomia
Alunos do Jean Piaget contam com acompanhamento nutricional e atividades que incentivam a adoção de hábitos para uma vida mais feliz e saudável.
Quinoa, frutas, folhas e muito mais. Os alunos do 4º e do 5º ano do Jean Piaget Internacional prepararam uma deliciosa salada enquanto estudavam a lenda peruana da quinoa nas aulas de espanhol. Por meio do trabalho de orientação nutricional desenvolvido pelo Colégio, a atividade foi uma oportunidade de apresentar alimentos nutritivos e saborosos que podem ser acrescentados no dia a dia dos alunos de forma divertida e saudável.
“A escola é um dos melhores lugares para tratarmos a promoção de saúde e a prevenção de doenças por meio da alimentação. Aqui no Jean Piaget trabalhamos com a orientação nutricional não só para melhorar a qualidade da alimentação dos alunos, pensando em um melhor rendimento escolar, mais energia, mais saúde no geral, como também pensamos no contexto do comportamento alimentar. Dessa forma, buscamos incentivar uma alimentação saudável e trazemos a importância de se ter uma boa relação com os alimentos, buscando sempre qualidade de vida”, explica Julia Diaz, nutricionista do Colégio.
Na ocasião em questão, as crianças estavam aprendendo sobre a lenda peruana da quinoa nas aulas de espanhol do curso internacional. Ao ser convidada para uma atividade de culinária com o elemento, a nutricionista decidiu aproveitar a aula para abordar a importância do consumo de saladas no dia a dia e como tornar essa parte do prato divertida e mais criativa. Assim, as crianças participaram de todo o processo que leva o alimento até o prato. Eles colheram tomates e mais alguns elementos no Espaço Verde, higienizaram a comida e ajudaram no corte e na montagem da salada, que contou com alface, tomate, cebola roxa, morangos, e muito mais, além, é claro, do ingrediente especial, a quinoa.
“O trabalho de orientação nutricional não consiste em obrigar a criança a consumir alimentos nutritivos, mas sim em ensinar a importância de se adotar hábitos saudáveis e os benefícios que isso produz em nossa vida, além de promover autonomia, responsabilidade e conhecimento, já que eles aprendem a identificar o que estão comendo, de onde vem, entre outras informações. Comer alimentos saudáveis é a consequência desse trabalho”, conclui.
Mais ações
Sob supervisão de nutricionistas, os produtos oferecidos pelas cantinas do Jean Piaget têm o propósito de estimular a parceria entre família e escola na construção de bons hábitos alimentares. Paralelamente, o Jean Piaget realiza o Projeto Vida Saudável, elaborado e conduzido por profissionais das áreas de Nutrição e Educação Física, visando propor e servir uma alimentação balanceada, de acordo com as necessidades de cada faixa etária.
Dentro do ‘Vida Saudável’ são feitas diversas ações, entre elas a avaliação física semestral dos alunos, atuando na prevenção de enfermidades como obesidade, hipertensão, diabetes e transtornos alimentares. O Colégio ainda promove palestras, avaliações, brincadeiras, aulas e diversas atividades que oferecem ao estudante orientação e o conhecimento necessário para que ele mesmo possa tomar boas decisões em relação à sua saúde e ao seu bem-estar.