31 de maio de 2021

O poder da indicação literária

Ao deixar o aluno livre para escolher a obra preferida, as trocas de impressões, as percepções e as indicações se tornam mais valiosas.

Práticas literárias na formação de jovens leitores.

Estimular o gosto pela leitura por meio da indicação dos livros preferidos é importante para que a criança possa ampliar o vocabulário e a percepção de mundo. O livro passa a ser um “disparador” de pensamentos, ao permitir a formação de ideias e a compreensão do que acontece ao seu redor. 

Ao ler algo encantador, divertido, informativo ou mesmo emocionante, compartilhamos com o próximo esses sentimentos e tentamos até mesmo convencê-lo de que realmente vale a pena viver essa experiência. No 2º ano do Ensino Fundamental, os estudantes estão participando do projeto de “Indicação Literária”, no qual convidam os colegas de classe a viver a aventura apresentada pela leitura indicada.

Para a coordenadora de linguagens, Ana Cristina Souza Gentil, as histórias são fundamentais para trabalhar a reflexão sobre diversos tipos de assuntos. “Ler ajuda no desenvolvimento da linguagem, desperta diferentes tipos de sentimentos, potencializa o senso crítico-reflexivo e desenvolve a imaginação. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as histórias são ainda mais importantes, pois elas criam exemplos para a vida real”, afirma Ana.

Ao deixar o aluno livre para escolher a obra preferida, as trocas de impressões, as percepções e as indicações se tornam mais valiosas. Além de expandir o conhecimento de títulos, o estudante também conviverá com obras de novos autores e descobrirá outras boas histórias. 

Confira abaixo algumas indicações literárias encantadoras: