
Formação do aluno multilíngue: conheça o programa JPI
Programa de ensino internacional proporciona o ensino de até quatro idiomas.
Com incentivo às múltiplas competências e habilidades linguísticas, ambiente de imersão e profissionais altamente qualificados, a proposta de ensino multilíngue do Jean Piaget Internacional (JPI) prepara o aluno para um mundo de possibilidades sem fronteiras.
O programa, implementado do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, conta com profissionais altamente qualificados e com uma matriz curricular ampliada, que garante o ensino de inglês, espanhol, alemão e, a partir deste ano, de francês. A proposta privilegia a formação cultural do aluno, que tem acesso a informações e culturas de outros lugares do mundo.
O material didático do programa é o mesmo utilizado em escolas internacionais e, além de exercitarem os idiomas em sala de aula, os estudantes participam de atividades e viagens imersivas. No Ensino Fundamental II, o aluno do JPI tem ainda acesso ao “Global Scholars”, em parceria com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. A proposta trabalha conteúdos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática a partir da agenda de temas globais da ONU (Organização das Nações Unidas).
Conforme explica a coordenadora do JPI (EFII), Jane Sarah Webster, o programa estimula as habilidades linguísticas para que os estudantes possam alcançar oportunidades a nível global. “Nós trabalhamos temas internacionais e os preparamos para um mundo de possibilidades, não só exercitando a leitura e a fala nesses idiomas, mas desenvolvendo pensamento crítico e avaliando temas e perspectivas de conflitos internacionais, trabalhando mais profundamente com literatura e culturas de diferentes países”, conclui.