
Exposição mostra resíduos recolhidos por alunos em aventura na praia
Os estudantes analisaram o material coletado e fizeram um gráfico com os dados, além de plantarem propágulos encontrados na praia.
Em uma aventura fora da sala de aula, os alunos do Ensino Fundamental I participaram de um estudo do meio na praia, realizando a coleta, análise e separação de resíduos encontrados na faixa de areia. Ao fim da ação, foi feita uma exposição com o material recolhido.
O estudo faz parte do projeto “Explorando Santos por diversos pontos de vista” e envolveu as disciplinas de Artes e Matemática, com a elaboração de um gráfico para analisar os dados observados. Na praia, os estudantes coletaram resíduos deixados na faixa de areia, avaliaram e separaram o material, além de descobrirem as funções dos propágulos e analisarem microalgas e a água do mar.
Os propágulos são estruturas constituídas basicamente por células meristemáticas que se desprendem de uma planta adulta para dar origem a uma nova planta, geneticamente idêntica à de origem. De acordo com a diretora do Ensino Fundamental I, Thais Nogueira, os propágulos serão acompanhados pela turma até que possam ser devolvidos à natureza. “Os propágulos foram plantados no Colégio para voltar ao mangue. Depois, foi feito um gráfico com todos os dados estudados”, explica.
Já os resíduos recolhidos na faixa de areia foram usados em uma exposição no Colégio. A aluna Maria Fernanda Carbono, do 1° C, diz ter gostado da experiência e do aprendizado. “Eu gostei! Eu gosto de cuidar dos animais e da natureza, e quero aprender a cuidar das plantas para dar uma para minha mãe um dia”, conta.