







Esporte centenário e de origem japonesa, o judô é uma atividade extracurricular oferecida aos alunos do Colégio Jean Piaget, da Educação Infantil ao Ensino Médio, pois desde cedo os ensinamentos e valores do esporte são disseminados, para os praticantes, dentro e fora do tatame.
E ontem, 8 de dezembro, foi realizada a cerimônia de troca de faixa dos estudantes do Ensino Fundamental I e II. Segundo o professor Luiz Aquino, para fazer a troca, os alunos necessitam realizar os exames prático e teórico, que engloba conhecimentos gerais sobre o esporte. “Até a faixa laranja só é aplicada a prova prática, de acordo com a faixa e idade dos praticantes. A partir da verde até a marrom é necessário fazer os dois exames, baseados na carência (há um tempo mínimo de permanência em cada faixa) e no regulamento, criados pela Confederação Brasileira de Judô .”, explica o professor.
Para a preparação dos exames é necessário muita dedicação, prática e estudo. Aquino comenta sobre esta etapa que gera ansiedade entre os alunos. “Nós criamos um ‘padrão Jean Piaget’ para os exames, e desenvolvemos uma apostila preparatória. Durante as aulas que antecedem as provas, os estudantes aproveitam para sanar suas dúvidas.”, diz o sensei.
Criado no Japão, em 1882, pelo mestre Jigoro Kano, a prática propicia inúmeros benefícios para seus praticantes. “O judô tem uma filosofia de vida que não trabalha apenas o condicionamento físico, mas também a mente, além dos valores como respeito, disciplina, organização. Apesar do esporte ser visto como uma luta, é preciso cuidar e respeitar o adversário, pois caso ele seja machucado, não tem com quem lutar e não existe prática de judô solo.”, finaliza Aquino.
Confira os alunos que receberam novas faixas:
Faixa branca ponta cinza
Mateus Queiroz – 3º ano
Henrique Costa – 3º ano
Helena Pereira – 3º ano
Miguel Barreira – 2º ano
João Grottone – 2º ano
Gustavo Takahashi – 1º ano
Guilherme Borgonovi – 1º ano
Alfredo Soares – 1º ano
Letícia de Almeida – 1º ano
Faixa cinza
Theo Trevisan – 3º ano
Frederico Langoni – 1º ano
Heytor Oliveira – 3º ano
Benício Tedesco – 1º ano
Faixa cinza ponta azul
Lucas de Barros – 3º ano
Lucas Blanco – 3º ano
Faixa azul ponta amarela
Miguel Oikawa – 3º ano
Faixa amarela ponta laranja
Henrique Godoy – 5º ano
Faixa verde
Gustavo Lopes – 7º ano
Guilherme Capraro – 7º ano
Inácio Pascon – 7º ano
Faixa marrom
Lucas Capraro – 9º ano