





Entre torres, peões, cavalos, bispos, reis e rainhas, as turmas de Xadrez do Jean Piaget se divertem e desenvolvem muitas habilidades. O curso, uma das opções de aprofundamentos oferecidos pelo Colégio, privilegia o raciocínio rápido, a concentração e o respeito às regras.
“Aprender xadrez é muito interessante porque eles aprendem de forma dinâmica diversos conceitos, como noção de espaço e de movimento, estratégia e formas geométricas. Aprendizados que eles levarão para o resto da vida”, conta o professor Allysson Ribeiro, que ministra as aulas.
Semanalmente, as turmas se encontram para descobrir mais formas e técnicas para conquistar um “xeque-mate”, expressão usada no enxadrismo para um ataque decisivo ao que rei, que garante a vitória ao jogador e finaliza a partida.
O aprofundamento em Xadrez acontece a partir do nível V do Petit Piaget e segue até o 5° ano do Ensino Fundamental I. Os desafios são propostos de acordo com a faixa etária. Na Educação Infantil, as crianças iniciam as aulas com jogos que contribuem para a compreensão dos movimentos do xadrez e evoluem de forma progressiva, aumentando o nível de dificuldade.