





Os alimentos são uma fonte importante de nutrientes, energia e benefícios à saúde. Contudo, os alimentos errados também podem causar uma série de prejuízos. Pensando nisso, a nutricionista do Colégio, Júlia Diaz, preparou uma aula para os 5º anos sobre alimentos naturais e ultraprocessados.
“Essa atividade foi sobre o nível de processamento dos alimentos. Os alunos estão aprendendo sobre alimentação na aula de Ciências e essa é uma maneira prática de ensinar sobre os pontos positivos e negativos de certas comidas. Eu apresentei para eles os níveis de processamento para que eles consigam conhecer melhor os alimentos industrializados, os rótulos e serem mais críticos na hora de comprar e consumir alimentos”, explica Júlia.
De acordo com a nutricionista, a aula falou sobre os seguintes níveis de processamento: alimentos “in natura” e minimamente processados, que devem ser a base da nossa alimentação, como legumes e carnes; alimentos processados, que possuem alguns aditivos, como óleo, sal, açúcar e vinagre; e alimentos ultraprocessados, feitos pelas indústrias de grande porte e que contêm vários aditivos, estes devem ser controlados e evitados.
As crianças ouviram as explicações e puderam tirar suas principais dúvidas sobre o tema. A turma aprendeu alguns dos benefícios e prejuízos que os diferentes níveis de processamento podem causar, como identificá-los e a importância de conhecer a origem daquilo que consumimos.