


Em uma aventura fora da sala de aula, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I visitaram a Lagoa da Saudade, que fica localizada no Morro da Nova Cintra, em Santos. Na ocasião, a turma observou questões ambientais do ponto turístico, como a qualidade da água, os tipos de vegetação existentes no entorno e a fauna.
O local é conhecido por oferecer um contato direto com a natureza e abrigar um trecho da Mata Atlântica. Desta forma, os alunos puderam realizar um estudo de campo, que será concluído em sala de aula. “Eles foram para o ambiente externo dentro de um processo que eles têm de ver Santos por um outro olhar, então, estão vendo alguns pontos da cidade que podem contemplar ambientes naturais”, explica Orlando Couto Jr., professor e coordenador pedagógico.
No local, foi observada a qualidade da água, se existia algum tipo de resíduo sólido em suspensão, se há vegetação e, se sim, de qual tipo, e se há presença de fauna na região. “Esse foi o objetivo, dar uma olhada nessa região natural que está no morro, que faz parte da Mata Atlântica e que a gente sabe que é uma área que está dentro da região urbana, que sofre impactos tanto do trânsito local, como também de moradias”, continua.
Por fim, a turma descreveu o observado presencialmente e coletou amostras de água que serão analisadas no Laboratório de Ciências, com o auxílio de um microscópio, para uma avaliação mais precisa e detalhada.