4º ano aprende sobre funções de crédito e débito em jogo da Oficina de Matemática
A atividade ensinou novos termos utilizados no dia a dia, como “fatura” e “saldo”.
Já na primeira semana de aula do segundo semestre, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I seguiram com os aprendizados sobre educação financeira na Oficina de Matemática, por meio de um jogo divertido e educativo. A atividade ensinava sobre as funções de débito e crédito utilizadas no dia a dia.
A turma foi separada em grupos, sendo que cada equipe recebia uma quantia fictícia de R$ 4 mil para iniciar o jogo, além de um dado que indicava a quantidade de casas que eles deveriam avançar. Em cada “casa”, havia uma instrução sobre compras nas funções de crédito ou débito, ou recompensas em dinheiro fictício.
Conforme explica a monitora da Oficina de Matemática, Bruna Feroldi, as crianças se divertiram muito com a atividade. “O jogo permitiu, de forma lúdica, que eles conhecessem uma nova realidade, se familiarizando com nomenclaturas que fazem parte do nosso cotidiano. Eles adoraram, emendaram uma partida na outra. Foi uma oportunidade para uma competitividade saudável e exercício das operações de adição e subtração”, explica.
Além de exercitar o poder de compra, os estudantes aprenderam novos termos, como “fatura”, “saldo” e “vencimento de fatura”. Além da diversão, a aula contou com muito aprendizado e raciocínio.