









“Como meu amigo vai se sentir se eu fizer isso?”. Essa foi uma das perguntas que o Nível IV do Petit Piaget foi desafiado a responder durante uma roda socioemocional. O objetivo da atividade foi promover o respeito e o cuidado entre os pequenos. Após ouvir uma história sobre as emoções, a turma foi convidada a refletir sobre como as atitudes podem afetar os sentimentos dos amigos.
Com corações coloridos para representar a alegria e a tristeza, os pequenos votaram em como se sentiriam de acordo com as situações do cotidiano apresentadas pela professora. Dessa forma, puderam perceber a importância da colaboração e da amizade.
“É uma oportunidade excelente para que eles comecem a reconhecer suas emoções, expressar seus sentimentos e assim também desenvolver a empatia e o respeito. É importante que saibam que precisamos uns dos outros”, conta a professora Fabíola Florêncio .
Ainda durante a atividade, a turma participou de uma dinâmica sobre confiança. De olhos vendados, algumas crianças foram guiadas pelos amigos ao redor do parque da unidade.
A roda socioemocional é uma forma divertida de desenvolver o eixo “O eu, o nós e os outros”, previsto na Educação Infantil. Esta área busca ampliar o modo como as crianças percebem a própria identidade, individualidade e o senso de autocuidado. Além disso, o eixo propõe que crianças consigam reconhecer a importância de estar em grupos e também respeitem e valorizem as diferenças.