JP Internacional
Cultura e conhecimento na formação do aluno multilíngue
Com incentivo às múltiplas competências e habilidades linguísticas, a proposta Internacional do Colégio privilegia a formação integral do aluno multilíngue.
Em um ambiente de imersão, com profissionais altamente qualificados, o projeto conta com uma matriz curricular ampliada, que garante o ensino de três línguas estrangeiras. Desse modo, a partir de 2020, o aluno que optar pelo programa desenvolverá a fala, a leitura, a escrita e a compreensão das Línguas Inglesa, Espanhola e Alemã, além de um amplo conhecimento cultural, por meio de atividades de cunho prático e vivencial.
A proposta privilegia a formação cultural do aluno, que tem acesso a informações e hábitos de outros lugares do mundo e privilegia a observação de aspectos histórico-culturais, a flexibilidade quanto às diferenças e a valorização da cultura nacional e internacional.
O material didático do programa é o mesmo utilizado em escolas internacionais, além de atividades autorais, cuidadosamente elaboradas pela equipe pedagógica, que oferecem aos alunos aulas de outros componentes curriculares em língua estrangeira, como História, Ciências e Geografia.
A primeira infância é uma época em que as habilidades linguísticas se desenvolvem muito rapidamente. Portanto, a vivência de crianças em um ambiente de imersão em língua estrangeira, antes dos quatro anos de idade, aumenta a possibilidade de elas se tornarem fluentes.
Por isso, o JP Internacional começa no Ensino Fundamental e termina no Ensino Médio, com o High School.
No Ensino Fundamental II, o currículo internacional conta com até oito aulas em inglês. Quatro delas são de Língua e Cultura Inglesa e fazem parte do programa Global Leaders, em parceria com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. A proposta trabalha conteúdos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática a partir da agenda de temas globais da ONU (Organização das Nações Unidas). Além das aulas em Espanhol ou Alemão.
O aluno do JP Internacional, aprovado no 8º ano, tem acesso direto ao Jean Piaget High School, que tem o seu início no 9º ano do Ensino Fundamental II.
As habilidades do cérebro multilíngue
Na medida em que é estimulada a pensar em mais de um idioma, a criança desenvolve um pensamento mais elaborado, sabendo que a estrutura que se aplica a uma língua nem sempre diz respeito à outra e, assim, exercita a habilidade de comparação ao utilizar os diferentes idiomas.
No programa Internacional, os currículos regular e ampliado mantêm um diálogo contínuo; assim, as contribuições fortalecem e aprofundam a aprendizagem e a formação do aluno, respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária.
Entre o 2º e o 9º ano do Ensino Fundamental, o aluno será, também, preparado para os mais importantes exames internacionais de certificação em Língua Inglesa, Espanhola e Alemã. Os certificados de Cambridge (inglês), do Instituto Cervantes (espanhol) e do Instituto Goethe (alemão), reconhecidos pelas principais universidades internacionais, atestam o grau de competência e domínio do idioma.
Carga horária em língua estrangeira
Ensino Fundamental I
Carga horária do curso regular: 30h/aula semanais.
Carga horária curso internacional: até 45h/aula semanais.
Até 17 horas por semana de aulas em língua estrangeira. (Inglês e Espanhol)
Ensino Fundamental II
Carga horária do curso regular: 32h/aula semanais.
Carga horária curso internacional: até 40h/aula semanais.
Até 13 horas por semana de aulas em língua estrangeira. (Inglês, Espanhol e Alemão)
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação
Jamile Gonçalves Salaro
Coordenação Pedagógica - EFI
Graduação em Letras (em andamento) – Unisantos
Graduação em Direito – Unimes
Certificação Cambridge – TKT, ICELT e CAE
Jane Sarah Webster
Coordenação Pedagógica - EFII
Coordenadora nativa da África do Sul
Graduação em Artes – University of Natal (África do Sul)
Pós-graduação em Educação Superior – University of South Africa
Certificado Nacional em Educação Empresarial – Technikon RSA
Certificado para Professores de Educação Empresarial – Câmara de Comércio e Indústria de Londres
Examinadora – Universidade de Cambridge
Erika Lichtner Syrowatka
Alemão
Graduação em Letras – Português e Alemão – Uniasselvi
Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior – Faculdade Olga Mettig
Proficiência em Alemão – Universidade de Bremen e Goethe Institut Hannover
Proficiência em Espanhol – Instituto Cervantes Madrid
Sandra Corzo Rodriguez
Cultura Inglesa
Magistério – Colégio dos Andradas
Licenciatura em Letras – Português e Inglês – Unisantos
Curso de extensão para professores de inglês para o ensino de língua estrangeira – Universidade de Ohio
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan
Examinadora – Universidade de Cambridge – PET
Examinadora – Universidade de Michigan – ECCE e ECPE
Certificado em Espanhol – Instituto Cervantes
Certificado SIELE em Espanhol
Jane Sarah Webster
Cultura Inglesa (Science)
Coordenadora nativa da África do Sul
Graduação em Artes – University of Natal (África do Sul)
Pós-graduação em Educação Superior – University of South Africa
Certificado Nacional em Educação Empresarial – Technikon RSA
Certificado para Professores de Educação Empresarial – Câmara de Comércio e Indústria de Londres
Examinadora – Universidade de Cambridge
Otamar Pelusio
Educação Física
Graduação em Educação Física – FEFIS
Jamile Gonçalves Salaro
Língua Inglesa
Graduação em Letras (em andamento) – Unisantos
Graduação em Direito – Unimes
Certificação Cambridge – TKT, ICELT e CAE
Anacélia Stellzer Gaspar
Língua e Cultura Espanhola
Graduação em Letras – Português e Inglês – Unisantos
Graduação em Letras – Português e Espanhol – Unimes
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unidon
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge
Proficiência em Espanhol – Universidade de Salamanca e Ministério de Educação e Cultura de Espanha
Examinadora DELE – A1, A2, B1, B2, C1 e C2
Isis Aquino de Cano
Língua e Cultura Espanhola
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol – Universidade de Franca
Certificado de Examinadora DELE A1, A2, C1 e C2
Certificado Preparadora SIELE
Luis Alfredo Sánchez García
Língua e Cultura Espanhola
Professor nativo da Espanha
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE)
Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2
Fernanda Alves Taipina Pedro
Língua e Cultura Espanhola
Licenciatura Plena em Letras – Português e Espanhol – Unisantos
Pós-graduação em Ensino da Língua Espanhola – Estácio de Sá
Certificado DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) – Nível B2
Examinadora DELE – Níveis A1 e A2
Stephanie Anna Webster Gattei
Língua e Cultura Inglesa
Professora nativa da África do Sul
Graduação em Pedagogia e Letras – Português e Inglês – Faculdade Cruzeiro do Sul
Graduação em Administração – Unimonte
Cláudia de Andrade Freitas Valiante
Science/ ELA (English Language Arts)
Graduação em Letras – Inglês, Potuguês, Francês – USP
Licenciatura em Pedagogia – Ibra Educacional
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unirp
Pós-graduação em Psicomotricidade – Ibra Educacional
Proficiência em Inglês – University of London
Proficiência em Francês – Alliance Française/ Université de Sorbonne
Richard Nichols
Speech 1 and Health/ US History/ Economics/ US Government/ Debate
Professor nativo dos Estados Unidos
Graduação em Artes e Artes Liberais – UCLA
Graduação em Belas Artes, Jazz e Música Contemporânea – The New School
Participou do programa de treinamento especial da Universidade de Missouri
Projetos
TRAVELING AROUND THE WORLD & UN VIAJE ALREDEDOR DEL MUNDO
O projeto interdisciplinar do JP Internacional no Ensino Fundamental I evidencia a diversidade cultural nos países de Língua Inglesa e Espanhola. Cada turma explora diferentes aspectos das seguintes localidades: África do Sul, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda e México.
Por meio do intercâmbio de experiências culturais e da leitura de mundo, o projeto promove um aprendizado cheio de prazer, descobertas e significados.