Ensino Médio

Fique por dentro

Corpo docente

Alexandre Thomaz Vieira

Diretor/ Mantenedor

Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/ Mantenedor

Graduação em Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Diretora de Unidade

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Diretora de Unidade

Licenciatura em Matemática e Ciências – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Educação – Unimonte

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Licenciatura em Matemática – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Ciências – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação em Pedagogia – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão de Curitiba

Bruno dos Santos Joaquim

Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Bruno dos Santos Joaquim
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – Universidade de São Paulo (USP)
Mestrado em Educação – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Gilvan Leite de Oliveira

Coordenação pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Gilvan Leite de Oliveira
Coordenação pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Licenciatura em História – Unisantos

Mestrado em História Econômica – USP

João Davi Pereira de Carvalho

Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

João Davi Pereira de Carvalho
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

Licenciatura em Física – Universidade de São Paulo (USP)

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Coordenação Pedagógica - Linguagens

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Coordenação Pedagógica - Linguagens

Licenciatura em Letras – Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban)
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte

Elaine Petito

Orientação Educacional

Elaine Petito
Orientação Educacional
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Pós-graduação em Orientação e Supervisão Escolar – Centro Universitário Internacional (Uninter)
Pós-graduação em O Coordenador Pedagógico e a prática educativa – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Juliana Cristina Bessa

Orientação Psicológica

Juliana Cristina Bessa
Orientação Psicológica
Graduação em Psicologia – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria do Estado da Saúde, na área da Saúde Mental e Saúde Pública – Departamento Regional de Saúde
Mestrado em Psicologia e Sociedade – Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Carolina Lanza

Orientação Educacional e Psicológica

Carolina Lanza
Orientação Educacional e Psicológica

Graduação em Psicologia – Universidade São Judas Tadeu

Graduação em Pedagogia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica – Universidade Católica de Santos (Unisantos)

 

Renata Bonavides

Orientação - Mediação das relações

Renata Bonavides
Orientação - Mediação das relações

Graduação em Pedagogia – Centro Universitário Claretiano
Graduação em Direito – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Direito – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Doutorado em Direito das Relações Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)

Ysadora Lourenço

Professora de Arte

Ysadora Lourenço
Professora de Arte

Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Arte-educação – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)

Marlene Rosimar da Silva Vieira

Professora de Biologia

Marlene Rosimar da Silva Vieira
Professora de Biologia

Graduação em Farmácia Bioquímica – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Especialista em Coordenação Pedagógica – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Bioquímica – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutora em Saúde Coletiva – Universidade Católica de Santos (Unisantos)

Orlando Couto Jr.

Professor de Biologia

Orlando Couto Jr.
Professor de Biologia

Licenciatura em Biologia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Bacharelado em Biologia Marinha – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Aquicultura e Pesca – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta-SP)

Hebert Taylor

Professor de Educação Física

Hebert Taylor
Professor de Educação Física

Graduação em Educação Física – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Professor Bacharel em Ginástica de Academia com ênfase em Dança
Diretor da empresa HT Produções e Eventos
Integrante da Cia. Dança de Rua do Brasil, desde 2002
Diretor e Coreógrafo do Grupo STREET ACTION, Santos/ SP
Coordenador e Coreógrafo da equipe de Lideres de Torcida do Santos FC
Coordenador de palco da Arena Praia e Cia de A Tribuna
Coordenador Artístico das convenções das empresas Mabel e Coca Cola

Rodney S. Rodrigues

Professor de Educação Física

Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Tatiana LoBosque Galante

Professora de Filosofia

Tatiana LoBosque Galante
Professora de Filosofia

Licenciatura Plena em Filosofia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Graduação em Filosofia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

João Davi Pereira de Carvalho

Professor de Física

João Davi Pereira de Carvalho
Professor de Física

Licenciatura em Física – Universidade de São Paulo (USP)

Sérgio Henrique M. D. dos Santos

Professor de Física

Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Professor de Física
Licenciatura em Física – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pós-graduação em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Mestrado em Ensino de Física – Universidade Federal do ABC (UFABC)

Alessandra Mattos dos Santos Silva

Professora de Geografia

Alessandra Mattos dos Santos Silva
Professora de Geografia

André Caetano de Souza

Professor de Geografia

André Caetano de Souza
Professor de Geografia

Bruno dos Santos Joaquim

Professor de Geografia

Bruno dos Santos Joaquim
Professor de Geografia

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – Universidade de São Paulo (USP)
Mestrado em Educação – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Tayla de Souza

Professora de Gramática

Tayla de Souza
Professora de Gramática

Licenciatura em Letras – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Professora de Gramática e Redação

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Professora de Gramática e Redação

Licenciatura em Letras – Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban)
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte

Eloá de Oliveira Schuler

Professora de Gramática e Redação

Eloá de Oliveira Schuler
Professora de Gramática e Redação

Bacharelado e licenciatura em Letras – Português/ Espanhol – Universidade de São Paulo (Usp)

Leila Bianca Mélega Gallo

Professora de Gramática e Redação

Leila Bianca Mélega Gallo
Professora de Gramática e Redação

Licenciatura Plena em Letras – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Mestrado em Literatura e Crítica Literária – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Doutorado em Literatura e Crítica Literária – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)

Bruno Gouvêa

Professor de História

Bruno Gouvêa
Professor de História

Bacharelado e Licenciatura em História – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pós-graduação em Gestão Escolar – Faculdade Pitágoras
Pós-graduação em Política e Relações Internacionais – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
Mestrado em Políticas Públicas – Universidade Federal do ABC (UFABC)

Carolina Faciroli

Professora de História

Carolina Faciroli
Professora de História
Graduação em História – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio – Universidade Federal de São João Del Rei

Dayane Santos Araújo

Professora de História

Dayane Santos Araújo
Professora de História

Licenciatura em História – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Bacharelado em História – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Mestrado em História Social – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Professora de Inglês

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Professora de Inglês

Complementação Pedagógica em Inglês – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
First Certificate in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Michigan University
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University

Janylce de Souza Costa

Professora de Literatura

Janylce de Souza Costa
Professora de Literatura

Licenciatura em Letras, Português/ Inglês – Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (Facel)
Pós-graduação em Docência do Ensino Superior – Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Vunesp
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Marco Antônio Di Pinto Júnior

Professor de Matemática

Marco Antônio Di Pinto Júnior
Professor de Matemática

Graduação em Matemática – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Maria Célia Ferreira da Silva

Professora de Matemática

Maria Célia Ferreira da Silva
Professora de Matemática

Licenciatura em Matemática – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domênico
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Educação – Unimonte

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Professor de Matemática

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Professor de Matemática

Licenciatura em Matemática – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Ciências – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação em Pedagogia – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão de Curitiba

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Professora de Matemática

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Professora de Matemática

Licenciatura em Matemática e Ciências – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Educação – Unimonte

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho

Professora de Química

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Professora de Química

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – Universidade de São Paulo (Usp)
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – Universidade de São Paulo (Usp)

Maurício Medeiros

Professor de Química

Maurício Medeiros
Professor de Química
Licenciatura Plena em Química – Universidade de São Paulo (Usp)

Reinaldo Lopes

Professor de Química

Reinaldo Lopes
Professor de Química

Licenciatura em Ciências – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Matemática – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura Plena em Química – Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Samara dos Santos Carvalho

Professora de Sociologia

Samara dos Santos Carvalho
Professora de Sociologia

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista – Campus Marília (Unesp)
Mestrado em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista – Campus Marília (Unesp)

Roberta Neves Gago Rodrigues

Laboratório de Biologia

Roberta Neves Gago Rodrigues
Laboratório de Biologia

Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade de São Paulo (Usp)
Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade de São Paulo (Usp)
Mestrado em Ciências da Saúde – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Fátima Fernandes Della Rocca

Laboratório de Física

Fátima Fernandes Della Rocca
Laboratório de Física

Licenciatura em Física – Universidade de São Paulo (Usp)
Bacharelado em Física – Universidade de São Paulo (Usp)
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – Universidade de São Paulo (Usp)
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – Universidade de São Paulo (Usp)

Marco Antônio Di Pinto Júnior

Laboratório de Matemática

Marco Antônio Di Pinto Júnior
Laboratório de Matemática

Graduação em Matemática – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Aline Pacheco Bleck Louzano

Laboratório de Química

Aline Pacheco Bleck Louzano
Laboratório de Química

Graduação em Engenharia Química – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Matemática – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho

Laboratório de Química

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Laboratório de Química

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – Universidade de São Paulo (Usp)
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – Universidade de São Paulo (Usp)

Juliana Cristina Bessa

Projeto de Vida e Orientação Profissional

Juliana Cristina Bessa
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Graduação em Psicologia – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria do Estado da Saúde, na área da Saúde Mental e Saúde Pública – Departamento Regional de Saúde
Mestrado em Psicologia e Sociedade – Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mariana Cassiano Castro

Projeto de Vida e Orientação Profissional

Mariana Cassiano Castro
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Graduação em Psicologia – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Extensão em Neurociência Básica para o Ensino Médio – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Programa de Mentoria para a Educação Profissional, com foco em Processos de Orientação Educacional e Profissional – Instituto Federal do Espírito Santo
Aprimoramento em Psicologia da Educação – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Multimeios em Educação – Universidade Estadual do Maranhão (Uema)

Valquíria Vargas Origuela

Projeto de Vida e Orientação Profissional

Valquíria Vargas Origuela
Projeto de Vida e Orientação Profissional

Graduação em Psicologia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Formação em terapia familiar/ abordagem sistêmica – Net Família
Especialização em Análise Comportamental e Cognitiva – Amban (Hospital das Clínicas – SP)
Especialização em Neurociências – Centro de Diagnóstico e Neuropsicologia

Orlando Couto Jr.

Projeto Raízes

Orlando Couto Jr.
Projeto Raízes

Licenciatura em Biologia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Bacharelado em Biologia Marinha – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Aquicultura e Pesca – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta-SP)

Fátima Fernandes Della Rocca

Projetos de Iniciação Científica

Fátima Fernandes Della Rocca
Projetos de Iniciação Científica

Licenciatura em Física – Universidade de São Paulo (Usp)
Bacharelado em Física – Universidade de São Paulo (Usp)
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – Universidade de São Paulo (Usp)
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – Universidade de São Paulo (Usp)

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – Universidade de São Paulo (Usp)
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – Universidade de São Paulo (Usp)

Michel Indalécio de Souza

Projetos de Iniciação Científica

Michel Indalécio de Souza
Projetos de Iniciação Científica

Psicologia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Medicina Comportamental – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Especialização em Neuropsicologia – Universidade de São Paulo (Usp)
Aperfeiçoamento em transtornos alimentares – Universidade de São Paulo (Usp)

Renata Bonavides

Projetos de Iniciação Científica

Renata Bonavides
Projetos de Iniciação Científica

Graduação em Pedagogia – Centro Universitário Claretiano
Graduação em Direito – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Direito – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Doutorado em Direito das Relações Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)

Samara dos Santos Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Samara dos Santos Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista – Campus Marília (Unesp)
Mestrado em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista – Campus Marília (Unesp)

Viviam Ester de Souza

Projetos de Iniciação Científica

Viviam Ester de Souza
Projetos de Iniciação Científica

Graduação em Ciências Econômicas – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Pós-graduação Lato Sensu com especialização em Economia Internacional – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Mestrado em Administração – Universidade de São Paulo (Usp)

 

Anacélia Stellzer Gaspar

Espanhol preparatório para DELE

Anacélia Stellzer Gaspar
Espanhol preparatório para DELE

Graduação em Letras – Português e Inglês – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Graduação em Letras – Português e Espanhol – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Pós-graduação em Psicopedagogia – Centro Universitário Don Domênico
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge
Proficiência em Espanhol – Universidade de Salamanca e Ministério de Educação e Cultura de Espanha
Examinadora DELE – Níveis A1, A1 para Escolares, A2,  A2/B1 para Escolares, B1, B2, C1 e C2.

Graciela Irene T. de M. da Silva

Espanhol preparatório para DELE

Graciela Irene T. de M. da Silva
Espanhol preparatório para DELE

Professora nativa da Argentina
Licenciatura Inglês/ Espanhol – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge, Michigan e Oxford
Examinadora DELE – Instituto Miguel Cervantes

Luis Alfredo Sánchez García

Espanhol preparatório para DELE

Luis Alfredo Sánchez García
Espanhol preparatório para DELE

Professor nativo da Espanha
Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol – Universidad de Jaén – España
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE)
Certificado de Instrutor e Examinador do Diploma de Espanhol como língua estrangeira (DELE) – Níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2
Graduação em Letras – Espanhol – Universidade Cruzeiro do Sul

Anacélia Stellzer Gaspar

Inglês preparatório para Cambridge

Anacélia Stellzer Gaspar
Inglês preparatório para Cambridge

Graduação em Letras – Português e Inglês – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Graduação em Letras – Português e Espanhol – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Pós-graduação em Psicopedagogia – Centro Universitário Don Domênico
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge
Proficiência em Espanhol – Universidade de Salamanca e Ministério de Educação e Cultura de Espanha
Examinadora DELE – Níveis A1, A1 para Escolares, A2,  A2/B1 para Escolares, B1, B2, C1 e C2.

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Inglês preparatório para Cambridge

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Inglês preparatório para Cambridge

Complementação Pedagógica em Inglês – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
First Certificate in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Michigan University
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University

Fernando César Dias

Desafios geopolíticos globais do séc. XXI

Fernando César Dias
Desafios geopolíticos globais do séc. XXI

Bacharelado e Mestrado em Geografia – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Licenciatura em Pedagogia – Instituto Cristal Santista
Autor do livro “Instituições em rede”

Aline Pacheco Bleck Louzano

Processos químicos na sustentabilidade, energia e meio ambiente.

Aline Pacheco Bleck Louzano
Processos químicos na sustentabilidade, energia e meio ambiente.

Graduação em Engenharia Química – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Matemática – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)

Fábio Emmerich de Souza Mossini

Empreendedorismo e novo mundo do trabalho

Fábio Emmerich de Souza Mossini
Empreendedorismo e novo mundo do trabalho

Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Mestrado em Gestão de Negócios – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Especialização em Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
Doutorado em Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra

Jorge André Silva de Paiva

Matemática no cotidiano

Jorge André Silva de Paiva
Matemática no cotidiano

Marco Antônio Di Pinto Júnior

Geometria plana no cotidiano

Marco Antônio Di Pinto Júnior
Geometria plana no cotidiano

Graduação em Matemática – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Universidade Santa Cecília (Unisanta)

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Geometria plana no cotidiano

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Geometria plana no cotidiano

Licenciatura em Matemática – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Ciências – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação em Pedagogia – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão de Curitiba

Gilvan Leite de Oliveira

História, pesquisa e conhecimento

Gilvan Leite de Oliveira
História, pesquisa e conhecimento

Licenciatura em História – Unisantos
Mestrado em História Econômica – USP

Marlene Rosimar da Silva Vieira

Imunologia e saúde pública

Marlene Rosimar da Silva Vieira
Imunologia e saúde pública

Graduação em Farmácia Bioquímica – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Especialista em Coordenação Pedagógica – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Bioquímica – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutora em Saúde Coletiva – Universidade Católica de Santos (Unisantos)

Fernando Leite Carvalho

Minhas finanças: gestão e investimento

Fernando Leite Carvalho
Minhas finanças: gestão e investimento

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS)
Pós-graduação em Gestão de Pessoas – Universidade Literana do Brasil (Ulbra-RS)
MBA em Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis – Universidade de Brasília (UnB)
Mestrado em Educação – Universidade Católica de Santos (Unisantos) 

Sérgio Henrique M. D. dos Santos

Mundo da Física em movimento

Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Mundo da Física em movimento
Licenciatura em Física – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pós-graduação em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Mestrado em Ensino de Física – Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho

Processos químicos na sustentabilidade

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Processos químicos na sustentabilidade

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – Universidade de São Paulo (Usp)
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – Universidade de São Paulo (Usp)

Mariana Gonçalves de Souza

Saúde e Biologia no desenvolvimento humano

Mariana Gonçalves de Souza
Saúde e Biologia no desenvolvimento humano

Graduação em Ciências Biológicas – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Biodiversidade e Ecologia Marinha – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Projetos

O trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica, visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido.

Nesse contexto, os alunos passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema (que pode ser sugerido pelos professores/orientadores ou pelos próprios estudantes), levantamento bibliográfico, reflexão, definição de metodologia, redação do trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT); até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio.

Com esse trabalho, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.

Desde 2016, a disciplina de Projeto de Iniciação Científica (PIC) foi incorporada a matriz curricular dos alunos do Ensino Médio.

Bioquímica e Saúde

Bioquímica e Saúde

- Análises moleculares
- Estudo de doenças
- Métodos preventivos
Ciências exatas, Tecnologia e Engenharia

Ciências exatas, Tecnologia e Engenharia

- Necessidades e fragilidades da comunidade
- Pesquisa em engenharia
- Proposta de intervenção
- Protótipos
- Sistema experimental para coleta de dados
Cultura, Sociedade e Políticas Públicas

Cultura, Sociedade e Políticas Públicas

- Campo religioso
- Gênero e sexualidade
- Manifestações artísticas
- Políticas públicas
Direito e Cidadania

Direito e Cidadania

- Direitos e garantias fundamentais
- Estabelecimentos prisionais
- Mídia e internet
- Proteção legal das crianças e adolescentes
- Violência contra a mulher
Economia e Administração

Economia e Administração

- Desenvolvimento econômico regional
- Economia financeira e empreendedorismo
- Economia no cenário da pandemia
- Gestão de pessoas
- Marketing e comportamento do consumidor
Psicologia, Comportamento e Saúde Mental

Psicologia, Comportamento e Saúde Mental

- Comportamento social
- Estudo do comportamento humano
- Neuropsicologia
- Saúde mental
Sustentabilidade e ambientes

Sustentabilidade e ambientes

- Controle biológico
- Diversidades de animais e plantas
- Poluição ambiental e créditos de carbono
- Reaproveitamento de recursos naturais e orgânicos
Tecnologias Digitais Aplicadas

Tecnologias Digitais Aplicadas

- Aplicações práticas do NAO (humanóide)
- Metaverso e criação de NFTs
- Soluções digitais

Ambiente

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Espaço de convivência

Ensino Médio – Espaço de convivência

Ensino Médio – Espaço de convivência

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Laboratório de Biologia e Química

Ensino Médio – Laboratório de Biologia e Química

Ensino Médio – Laboratório de Biologia e Química

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Sala de estudos

Ensino Médio – Sala de estudos

Ensino Médio – Sala de estudos