Ensino Médio
Porque o Jean Piaget é a melhor escola de Ensino Médio em Santos
- É 1º lugar no Enem Baixada Santista, com excelentes resultados nos últimos 10 anos.
- Alto índice de aprovação em universidades públicas e particulares de excelência, no Brasil e no exterior.
- Excelente ambiente de convivência.
- Elevado nível de formação e profissionalismo dos professores e equipes, mais de 60% do corpo docente é pós-graduado, mestre ou doutor.
- Novo Ensino Médio: currículo atualizado com atividades e disciplinas eletivas, tais como: Direito, Psicologia, Políticas Públicas, Economia, Empreendedorismo, Medicina e Saúde, Marketing, Meio ambiente e Engenharia.
- 3º ano do Ensino Médio com cursinho integrado, preparatório para os vestibulares mais concorridos, e material Poliedro.
- Aulas de inglês, espanhol e alemão preparatórias para exames de certificação internacional.
- Opção de disciplinas internacionais, em inglês, para alunos fluentes.
- Intercâmbio com High School e Universidades Internacionais.
- Aulas de Laboratório de Matemática, Física, Química, Biologia, Redação e Artes; além de projetos de Iniciação Científica.
- Encontros semanais de Orientação Profissional.
- Desenvolvimento de competências socioemocionais e acadêmicas.
- Ações sociais e voluntárias integradas.
- Participação em Olimpíadas e Feiras Científicas Nacionais e Internacionais.
- Plantão de dúvidas com os próprios professores.
- Incentivo à música com aula de banda para os alunos do Colégio.
- Sala Maker, espaço de criação onde o aluno idealiza, planeja, constrói e desenvolve projetos de engenharia ou eletrônica.
- Estúdio para atividades de música, comunicação e jornalismo.
- Educação Física por modalidades esportivas, quadra poliesportiva coberta e academia de ginástica completa.
- Mais de 15 opções de aulas de enriquecimento curricular gratuitas, que incluem Teatro, Robótica, Programação, Culinária, Xadrez, entre outras.
Base Nacional Comum Curricular
O vestibular é só o começo para quem está bem preparado para a vida
O papel do Ensino Médio do Jean Piaget vai além de garantir um excelente desempenho no vestibular. Mais do que preparatório para o ensino superior, tem grande importância para a formação do cidadão que evolui e aprende constantemente.
As disciplinas expandem e aprimoram as competências trabalhadas nos anos anteriores de estudo. Contribuem, assim, para o desenvolvimento de pessoas capazes de enfrentar os problemas diários com a mesma habilidade que solucionam os problemas matemáticos. Pessoas corajosas e determinadas, cientes de que a vida significa muito mais que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos.
Começando a formar os futuros profissionais
Para garantir uma formação equilibrada, o Jean Piaget utiliza um amplo conjunto de recursos e atividades pedagógicas, onde se destacam os laboratórios de Química, Biologia, Física, Matemática e Redação.
Desde o 1º ano já são aplicados simulados e o 3º ano utiliza o Sistema Poliedro de Ensino. Além disso, são oferecidas aulas especiais de aprofundamento, atualidades e projetos de iniciação científica; além de palestras sobre temas diversos voltadas para as necessidades dos alunos, feiras de profissões, aulas optativas direcionadas à orientação profissional e visitas às melhores universidades do País. Tudo isso é complementado com orientação pedagógica e profissional individualizada.
Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos
Disciplinas Eletivas
Revisão no 3º ano – Passagem direta para a universidade
No 3º ano, o aluno do Jean Piaget revê todos os conteúdos do Ensino Médio, em uma abordagem especial preparatória para os vestibulares das melhores universidades, sem a necessidade de fazer o chamado cursinho.
Unidade do Ensino Médio – O melhor começo para a universidade
A Unidade do Ensino Médio do Jean Piaget foi criada especialmente para o jovem desenvolver a mente e corpo. Todas as salas de aula possuem suporte multimídia, além de laboratórios, salas para estudo individual, salas de reunião em grupo, auditório e biblioteca. A unidade também possui quadra poliesportiva e uma academia de ginástica completa, equipada com os mais modernos aparelhos.
Potencializando o talento e a saúde dos alunos
O Ensino Médio do Jean Piaget oferece aulas de Educação Física em diversas modalidades. O aluno pode escolher entre esporte com bola, spinning, musculação, circuito e ginástica localizada. Fazendo o que gosta, o aluno desenvolve suas habilidades físicas de forma ainda mais prazerosa.
Aulas optativas de Orientação Profissional
A escolha profissional é uma das etapas vivenciada por muitos alunos no Ensino Médio. Pensando nisso, o Colégio oferece encontros semanais de Orientação Profissional.
A partir de exercícios e testes voltados ao autoconhecimento e à reflexão, a psicóloga da unidade oferece coaching individualizado e promove o desenvolvimento das habilidades socioemocionais que privilegiam escolhas conscientes.
Aulas optativas de Inglês – preparatórias para os exames de Cambridge
É incontestável a importância que a língua inglesa desempenha no cenário mundial. Por isso, a partir de 2013, além do inglês curricular, o Colégio Jean Piaget passou a oferecer, aos alunos do Ensino Médio, o curso opcional da disciplina fora do horário de aula.
O curso de inglês opcional é uma alternativa que o Colégio oferece para proporcionar ao aluno a oportunidade de se preparar para os exames oficiais de proficiência da Universidade de Cambridge.
Durante o curso, além do preparatório, são trabalhados textos de atualidades, o que permite o conhecimento mais profundo da cultura dos países que falam a língua inglesa.
Aulas optativas de Espanhol – preparatórias para os exames DELE
Dados mais recentes da Unesco afirmam que no mundo todo, 417 milhões de pessoas falam espanhol – sendo que, desses, 358 milhões o tem como primeira língua.
O espanhol é, ainda, o idioma oficial de 21 países, dos quais 19 se localizam na América Latina (ficando de fora somente Espanha e Guiné Equatorial). Sete destas 19 nações fazem fronteira com o Brasil.
Pela importância que o idioma desempenha no cenário mundial e pela proximidade geográfica, social e comercial do Brasil com os países hispanohablantes, a partir de 2010 o ensino da língua espanhola, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, foi implantado nos currículos plenos do Ensino Médio, de acordo com a Lei 11.161/05.
O Colégio Jean Piaget oferece o estudo da disciplina no níveis: A1, A2, B1 e B2. O curso é também preparatório para o exame de proficiência DELE, do Instituto Miguel de Cervantes.
Além da disciplina optativa no Ensino Médio, o Espanhol já faz parte da grade curricular obrigatória dos alunos do Ensino Fundamental II no Colégio Jean Piaget.
Encontro com Pessoas Notáveis
A proposta tem como objetivo dar aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de estar em contato com pessoas que fazem a diferença em nossa sociedade, que se transformaram em exemplos admiráveis pelas suas atividades profissionais ou ações sociais, incluindo pais de alunos e ex-alunos do Colégio.
O ‘Encontro com Pessoas Notáveis’ é um momento para que nossos convidados contem suas experiências pessoais e profissionais, como conquistaram seus objetivos e de que forma superaram desafios. Saiba mais sobre os profissionais que já passaram por aqui.
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação
Sigelda Firveda Gomes Mendes
Diretora de Unidade
Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte
Odracir Sebastião Franco Ricardo
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas
Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura em Ciências – Unisantos
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba
Bruno dos Santos Joaquim
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP
Mestrado em Educação – Unifesp
João Davi Pereira de Carvalho
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais
Licenciatura em Física – USP
Cristiane Alves Choia Rodrigues
Coordenação Pedagógica - Linguagens
Licenciatura em Letras – Uniban
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte
Elaine Petito
Orientação Educacional
Juliana Cristina Bessa
Orientação Psicológica
Ysadora Lourenço
Professora de Arte
Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Unisantos
Pós-graduação em Arte-educação – Senac
Marlene Rosimar da Silva Vieira
Professora de Biologia
Graduação em Farmácia Bioquímica – UFPR
Especialista em Coordenação Pedagógica – Unisantos
Mestrado em Bioquímica – UFPR
Doutora em Saúde Coletiva – Unisantos
Orlando Couto Jr.
Professor de Biologia
Licenciatura em Biologia – Unisanta
Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta
Mestrado em Aquicultura e Pesca – APTA/ SP
Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – FEFIS
Tatiana LoBosque Galante
Professora de Filosofia
Licenciatura Plena em Filosofia – Unisantos
Graduação em Filosofia – Unisantos
Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Unicamp
João Davi Pereira de Carvalho
Professor de Física
Licenciatura em Física – USP
Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Professor de Física
Bruno dos Santos Joaquim
Professor de Geografia
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP
Mestrado em Educação – Unifesp
Fernando César Dias
Professor de Geografia
Cristiane Alves Choia Rodrigues
Professora de Gramática e Redação
Licenciatura em Letras – Uniban
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte
Tayla de Souza
Professora de Gramática
Licenciatura em Letras – Universidade do Estado de Minas Gerais
Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade do Estado de Minas Gerais
Bruno Gouvêa
Professor de História
Carolina Faciroli
Professora de História
Dayane Santos Araujo
Professora de História
Licenciatura em História – Unisantos
Bacharelado em História – Unisantos
Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura – PUC – SP
Mestrado em História Social – PUC – SP
Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Professora de Inglês
Complementação Pedagógica em Inglês – Unisantos
First Certificate in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Michigan University
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford Universityity
Eloá de Oliveira Schuler
Professora de Literatura
Bacharelado e licenciatura em Letras – Português/Espanhol – USP
Janylce de Souza Costa
Professora de Literatura
Licenciatura em Letras, Português/Inglês – FACEL
Pós-graduação em Docência do Ensino Superior – Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Vunesp
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Getúlio Vargas
Marco Antonio Di Pinto Junior
Professor de Matemática
Graduação em Matemática – Unisantos
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Unisanta
Maria Célia Ferreira da Silva
Professora de Matemática
Licenciatura em Matemática – Unisantos
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte
Odracir Sebastião Franco Ricardo
Professor de Matemática
Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura em Ciências – Unisantos
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba
Sigelda Firveda Gomes Mendes
Professora de Matemática
Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte
Aline Pacheco Bleck Louzano
Professora de Química
Graduação em Engenharia Química – Unisanta
Licenciatura em Matemática – Unimes
José Eduardo Pandini Cardoso Filho
Professor de Química
Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Professora de Química
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP
Maurício Medeiros
Professor de Química
Reinaldo Lopes
Professor de Química
Licenciatura em Ciências – Unisanta
Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura Plena em Química – Unisanta
Leila Bianca Mélega Gallo
Professora de Redação
Licenciatura Plena em Letras – PUC/ SP
Mestrado em Literatura e Crítica Literária – PUC/ SP
Doutorado em Literatura e Crítica Literária – PUC/ SP
Samara dos Santos Carvalho
Professora de Sociologia
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp/Marília
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp/Marília
Roberta Rodrigues
Laboratório de Biologia
Licenciatura em Ciências Biológicas – USP
Bacharelado em Ciências Biológicas – USP
Mestrado em Ciências da Saúde – Unifesp
Fátima Fernandes Della Rocca
Laboratório de Física
Licenciatura em Física – USP
Bacharelado em Física – USP
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP
Marco Antonio Di Pinto Junior
Laboratório de Matemática
Graduação em Matemática – Unisantos
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Unisanta
Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Laboratório de Química
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP
Juliana Cristina Bessa
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Graduação em Psicologia – Unesp
Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria do Estado da Saúde, na área da Saúde Mental e Saúde Pública – Departamento Regional de Saúde
Mestrado em Psicologia e Sociedade – Unesp
Mariana Cassiano Castro
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Valquíria Vargas
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Graduação em Psicologia – Unisantos
Formação em terapia familiar/abordagem sistêmica – NET Família
Especialização em Análise Comportamental e Cognitiva – Amban (Hospital das Clínicas – SP)
Especialização em Neurociências – Centro de Diagnóstico e Neuropsicologia
Orlando Couto Jr.
Projeto Raízes
Licenciatura em Biologia – Unisanta
Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta
Mestrado em Aquicultura e Pesca – APTA/ SP
Fátima Fernandes Della Rocca
Projetos de Iniciação Científica
Licenciatura em Física – USP
Bacharelado em Física – USP
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP
Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Projetos de Iniciação Científica
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP
Michel Indalécio de Souza
Projetos de Iniciação Científica
Psicologia – Unisantos
Pós-graduação em Medicina Comportamental – Unifesp
Especialização em Neuropsicologia – USP
Aperfeiçoamento em transtornos alimentares – USP
Renata Bonavides
Projetos de Iniciação Científica
Graduação em Pedagogia – Claretiano
Graduação em Direito – Unisantos
Mestrado em Direito – Unimes
Doutorado em Direito das Relações Sociais – PUC-SP
Samara dos Santos Carvalho
Projetos de Iniciação Científica
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Marília
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp – Marília
Viviam Ester de Souza
Projetos de Iniciação Científica
Graduação em Ciências Econômicas – Universidade Metropolitana de Santos
Pós-graduação Lato Sensu com especialização em Economia Internacional – Universidade Metropolitana de Santos
Mestrado em Administração – Universidade de São Paulo
Anacélia Stellzer Gaspar
Espanhol preparatório para DELE
Graduação em Letras – Português e Inglês – Unisantos
Graduação em Letras – Português e Espanhol – Unimes
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unidon
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge
Proficiência em Espanhol – Universidade de Salamanca e Ministério de Educação e Cultura de Espanha
Examinadora DELE – A1, A2, B1, B2, C1 e C2
Luis Alfredo Sánchez García
Espanhol preparatório para DELE
Professor nativo da Espanha
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE)
Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2
Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Inglês preparatório para Cambridge
Complementação Pedagógica em Inglês – Unisantos
First Certificate in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Michigan University
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University
Marcos Rodrigues
Comunicação e mídias digitais
Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Unisantos
Fernando César Dias
Desafios geopolíticos globais do séc. XXI
Graduação em Geografia – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Fabio Emmerich de Souza Mossini
Empreendedorismo e novo mundo do trabalho
Graduação em Administração – PUC-SP
Mestrado em Gestão de Negócios – Unisantos
Especialização em Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
Doutorado em Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
Marco Antonio Di Pinto Junior
Geometria plana no cotidiano
Graduação em Matemática – Unisantos
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Unisanta
Odracir Sebastião Franco Ricardo
Geometria plana no cotidiano
Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura em Ciências – Unisantos
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba
Gilvan Leite de Oliveira
História, pesquisa e conhecimento
Licenciatura em História – Unisantos
Mestrado em História Econômica – USP
Marlene Rosimar da Silva Vieira
Imunologia e saúde pública
Graduação em Farmácia Bioquímica – UFPR
Especialista em Coordenação Pedagógica – Unisantos
Mestrado em Bioquímica – UFPR
Doutora em Saúde Coletiva – Unisantos
Fernando Leite Carvalho
Minhas finanças: gestão e investimento
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais – PUC-RS
Pós-graduação em Gestão de Pessoas – ULBRA-RS
MBA em Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis – UNB
Mestrado em Educação – Unisantos
Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Mundo da Física em movimento
Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Processos químicos na sustentabilidade
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP
Mariana Gonçalves de Souza
Saúde e Biologia no desenvolvimento humano
Graduação em Ciências Biológicas – Universidade Santa Cecília
Mestrado em Biodiversidade e Ecologia Marinha – UNIFESP
Projetos
O trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica, visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido.
Nesse contexto, os alunos passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema (que pode ser sugerido pelos professores/orientadores ou pelos próprios estudantes), levantamento bibliográfico, reflexão, definição de metodologia, redação do trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT); até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio.
Com esse trabalho, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.
Desde 2016, a disciplina de Projeto de Iniciação Científica (PIC) foi incorporada a matriz curricular dos alunos do Ensino Médio.
Bioquímica e Saúde
- Estudo de doenças
- Métodos preventivos
Ciências exatas, Tecnologia e Engenharia
- Pesquisa em engenharia
- Proposta de intervenção
- Protótipos
- Sistema experimental para coleta de dados
Cultura, Sociedade e Políticas Públicas
- Gênero e sexualidade
- Manifestações artísticas
- Políticas públicas
Direito e Cidadania
- Estabelecimentos prisionais
- Mídia e internet
- Proteção legal das crianças e adolescentes
- Violência contra a mulher
Economia e Administração
- Economia financeira e empreendedorismo
- Economia no cenário da pandemia
- Gestão de pessoas
- Marketing e comportamento do consumidor
Psicologia, Comportamento e Saúde Mental
- Estudo do comportamento humano
- Neuropsicologia
- Saúde mental
Sustentabilidade e ambientes
- Diversidades de animais e plantas
- Poluição ambiental e créditos de carbono
- Reaproveitamento de recursos naturais e orgânicos
Tecnologias Digitais Aplicadas
- Metaverso e criação de NFTs
- Soluções digitais