Ensino Médio
Porque o Jean Piaget é a melhor escola de Ensino Médio em Santos
- É 1º lugar no Enem Baixada Santista, com excelentes resultados nos últimos 10 anos.
- Alto índice de aprovação em universidades públicas e particulares de excelência, no Brasil e no exterior.
- Excelente ambiente de convivência.
- Elevado nível de formação e profissionalismo dos professores e equipes, mais de 60% do corpo docente é pós-graduado, mestre ou doutor.
- Novo Ensino Médio: currículo atualizado com atividades e disciplinas eletivas, tais como: Direito, Psicologia, Políticas Públicas, Economia, Empreendedorismo, Medicina e Saúde, Marketing, Meio ambiente e Engenharia.
- 3º ano do Ensino Médio com cursinho integrado, preparatório para os vestibulares mais concorridos, e material Poliedro.
- Aulas de inglês, espanhol e alemão preparatórias para exames de certificação internacional.
- Opção de disciplinas internacionais, em inglês, para alunos fluentes.
- Intercâmbio com High School e Universidades Internacionais.
- Aulas de Laboratório de Matemática, Física, Química, Biologia, Redação e Artes; além de projetos de Iniciação Científica.
- Encontros semanais de Orientação Profissional.
- Desenvolvimento de competências socioemocionais e acadêmicas.
- Ações sociais e voluntárias integradas.
- Participação em Olimpíadas e Feiras Científicas Nacionais e Internacionais.
- Plantão de dúvidas com os próprios professores.
- Incentivo à música com aula de banda para os alunos do Colégio.
- Sala Maker, espaço de criação onde o aluno idealiza, planeja, constrói e desenvolve projetos de engenharia ou eletrônica.
- Estúdio para atividades de música, comunicação e jornalismo.
- Educação Física por modalidades esportivas, quadra poliesportiva coberta e academia de ginástica completa.
- Mais de 15 opções de aulas de enriquecimento curricular gratuitas, que incluem Teatro, Robótica, Programação, Culinária, Xadrez, entre outras.
Base Nacional Comum Curricular
O vestibular é só o começo para quem está bem preparado para a vida
O papel do Ensino Médio do Jean Piaget vai além de garantir um excelente desempenho no vestibular. Mais do que preparatório para o ensino superior, tem grande importância para a formação do cidadão que evolui e aprende constantemente.
As disciplinas expandem e aprimoram as competências trabalhadas nos anos anteriores de estudo. Contribuem, assim, para o desenvolvimento de pessoas capazes de enfrentar os problemas diários com a mesma habilidade que solucionam os problemas matemáticos. Pessoas corajosas e determinadas, cientes de que a vida significa muito mais que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos.
Começando a formar os futuros profissionais
Para garantir uma formação equilibrada, o Jean Piaget utiliza um amplo conjunto de recursos e atividades pedagógicas, onde se destacam os laboratórios de Química, Biologia, Física, Matemática e Redação.
Desde o 1º ano já são aplicados simulados e o 3º ano utiliza o Sistema Poliedro de Ensino. Além disso, são oferecidas aulas especiais de aprofundamento, atualidades e projetos de iniciação científica; além de palestras sobre temas diversos voltadas para as necessidades dos alunos, feiras de profissões, aulas optativas direcionadas à orientação profissional e visitas às melhores universidades do País. Tudo isso é complementado com orientação pedagógica e profissional individualizada.
Novo Ensino Médio e os Itinerários Formativos
Disciplinas Eletivas
Revisão no 3º ano – Passagem direta para a universidade
No 3º ano, o aluno do Jean Piaget revê todos os conteúdos do Ensino Médio, em uma abordagem especial preparatória para os vestibulares das melhores universidades, sem a necessidade de fazer o chamado cursinho.
Unidade do Ensino Médio – O melhor começo para a universidade
A Unidade do Ensino Médio do Jean Piaget foi criada especialmente para o jovem desenvolver a mente e corpo. Todas as salas de aula possuem suporte multimídia, além de laboratórios, salas para estudo individual, salas de reunião em grupo, auditório e biblioteca. A unidade também possui quadra poliesportiva e uma academia de ginástica completa, equipada com os mais modernos aparelhos.
Potencializando o talento e a saúde dos alunos
O Ensino Médio do Jean Piaget oferece aulas de Educação Física em diversas modalidades. O aluno pode escolher entre esporte com bola, spinning, musculação, circuito e ginástica localizada. Fazendo o que gosta, o aluno desenvolve suas habilidades físicas de forma ainda mais prazerosa.
Aulas optativas de Orientação Profissional
A escolha profissional é uma das etapas vivenciada por muitos alunos no Ensino Médio. Pensando nisso, o Colégio oferece encontros semanais de Orientação Profissional.
A partir de exercícios e testes voltados ao autoconhecimento e à reflexão, a psicóloga da unidade oferece coaching individualizado e promove o desenvolvimento das habilidades socioemocionais que privilegiam escolhas conscientes.
Aulas optativas de Inglês – preparatórias para os exames de Cambridge
É incontestável a importância que a língua inglesa desempenha no cenário mundial. Por isso, a partir de 2013, além do inglês curricular, o Colégio Jean Piaget passou a oferecer, aos alunos do Ensino Médio, o curso opcional da disciplina fora do horário de aula.
O curso de inglês opcional é uma alternativa que o Colégio oferece para proporcionar ao aluno a oportunidade de se preparar para os exames oficiais de proficiência da Universidade de Cambridge.
Durante o curso, além do preparatório, são trabalhados textos de atualidades, o que permite o conhecimento mais profundo da cultura dos países que falam a língua inglesa.
Aulas optativas de Espanhol – preparatórias para os exames DELE
Dados mais recentes da Unesco afirmam que no mundo todo, 417 milhões de pessoas falam espanhol – sendo que, desses, 358 milhões o tem como primeira língua.
O espanhol é, ainda, o idioma oficial de 21 países, dos quais 19 se localizam na América Latina (ficando de fora somente Espanha e Guiné Equatorial). Sete destas 19 nações fazem fronteira com o Brasil.
Pela importância que o idioma desempenha no cenário mundial e pela proximidade geográfica, social e comercial do Brasil com os países hispanohablantes, a partir de 2010 o ensino da língua espanhola, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, foi implantado nos currículos plenos do Ensino Médio, de acordo com a Lei 11.161/05.
O Colégio Jean Piaget oferece o estudo da disciplina no níveis: A1, A2, B1 e B2. O curso é também preparatório para o exame de proficiência DELE, do Instituto Miguel de Cervantes.
Além da disciplina optativa no Ensino Médio, o Espanhol já faz parte da grade curricular obrigatória dos alunos do Ensino Fundamental II no Colégio Jean Piaget.
Encontro com Pessoas Notáveis
A proposta tem como objetivo dar aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de estar em contato com pessoas que fazem a diferença em nossa sociedade, que se transformaram em exemplos admiráveis pelas suas atividades profissionais ou ações sociais, incluindo pais de alunos e ex-alunos do Colégio.
O ‘Encontro com Pessoas Notáveis’ é um momento para que nossos convidados contem suas experiências pessoais e profissionais, como conquistaram seus objetivos e de que forma superaram desafios. Saiba mais sobre os profissionais que já passaram por aqui.
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/ Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação
Sigelda Firveda Gomes Mendes
Diretora de Unidade
Licenciatura em Matemática e Ciências – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Educação – Unimonte
Odracir Sebastião Franco Ricardo
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas
Licenciatura em Matemática – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Ciências – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação em Pedagogia – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão de Curitiba
Bruno dos Santos Joaquim
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – Universidade de São Paulo (USP)
Mestrado em Educação – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Gilvan Leite de Oliveira
Coordenação pedagógica - Ciências Humanas e Arte
Licenciatura em História – Unisantos
Mestrado em História Econômica – USP
João Davi Pereira de Carvalho
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais
Licenciatura em Física – Universidade de São Paulo (USP)
Cristiane Alves Choia Rodrigues
Coordenação Pedagógica - Linguagens
Licenciatura em Letras – Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban)
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte
Elaine Petito
Orientação Educacional
Pós-graduação em Orientação e Supervisão Escolar – Centro Universitário Internacional (Uninter)
Pós-graduação em O Coordenador Pedagógico e a prática educativa – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Juliana Cristina Bessa
Orientação Psicológica
Carolina Lanza
Orientação Educacional e Psicológica
Graduação em Psicologia – Universidade São Judas Tadeu
Graduação em Pedagogia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Renata Bonavides
Orientação - Mediação das relações
Graduação em Pedagogia – Centro Universitário Claretiano
Graduação em Direito – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Direito – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Doutorado em Direito das Relações Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Ysadora Lourenço
Professora de Arte
Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Arte-educação – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Marlene Rosimar da Silva Vieira
Professora de Biologia
Graduação em Farmácia Bioquímica – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Especialista em Coordenação Pedagógica – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Bioquímica – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutora em Saúde Coletiva – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Orlando Couto Jr.
Professor de Biologia
Licenciatura em Biologia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Bacharelado em Biologia Marinha – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Aquicultura e Pesca – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta-SP)
Hebert Taylor
Professor de Educação Física
Graduação em Educação Física – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Professor Bacharel em Ginástica de Academia com ênfase em Dança
Diretor da empresa HT Produções e Eventos
Integrante da Cia. Dança de Rua do Brasil, desde 2002
Diretor e Coreógrafo do Grupo STREET ACTION, Santos/ SP
Coordenador e Coreógrafo da equipe de Lideres de Torcida do Santos FC
Coordenador de palco da Arena Praia e Cia de A Tribuna
Coordenador Artístico das convenções das empresas Mabel e Coca Cola
Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Tatiana LoBosque Galante
Professora de Filosofia
Licenciatura Plena em Filosofia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Graduação em Filosofia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
João Davi Pereira de Carvalho
Professor de Física
Licenciatura em Física – Universidade de São Paulo (USP)
Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Professor de Física
Alessandra Mattos dos Santos Silva
Professora de Geografia
André Caetano de Souza
Professor de Geografia
Bruno dos Santos Joaquim
Professor de Geografia
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – Universidade de São Paulo (USP)
Mestrado em Educação – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Tayla de Souza
Professora de Gramática
Licenciatura em Letras – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Cristiane Alves Choia Rodrigues
Professora de Gramática e Redação
Licenciatura em Letras – Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban)
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte
Eloá de Oliveira Schuler
Professora de Gramática e Redação
Bacharelado e licenciatura em Letras – Português/ Espanhol – Universidade de São Paulo (Usp)
Leila Bianca Mélega Gallo
Professora de Gramática e Redação
Licenciatura Plena em Letras – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Mestrado em Literatura e Crítica Literária – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Doutorado em Literatura e Crítica Literária – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Bruno Gouvêa
Professor de História
Bacharelado e Licenciatura em História – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pós-graduação em Gestão Escolar – Faculdade Pitágoras
Pós-graduação em Política e Relações Internacionais – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
Mestrado em Políticas Públicas – Universidade Federal do ABC (UFABC)
Carolina Faciroli
Professora de História
Dayane Santos Araújo
Professora de História
Licenciatura em História – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Bacharelado em História – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Mestrado em História Social – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Professora de Inglês
Complementação Pedagógica em Inglês – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
First Certificate in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Michigan University
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University
Janylce de Souza Costa
Professora de Literatura
Licenciatura em Letras, Português/ Inglês – Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (Facel)
Pós-graduação em Docência do Ensino Superior – Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Vunesp
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Marco Antônio Di Pinto Júnior
Professor de Matemática
Graduação em Matemática – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Maria Célia Ferreira da Silva
Professora de Matemática
Licenciatura em Matemática – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domênico
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Educação – Unimonte
Odracir Sebastião Franco Ricardo
Professor de Matemática
Licenciatura em Matemática – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Ciências – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação em Pedagogia – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão de Curitiba
Sigelda Firveda Gomes Mendes
Professora de Matemática
Licenciatura em Matemática e Ciências – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Educação – Unimonte
Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Professora de Química
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – Universidade de São Paulo (Usp)
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – Universidade de São Paulo (Usp)
Maurício Medeiros
Professor de Química
Reinaldo Lopes
Professor de Química
Licenciatura em Ciências – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Matemática – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura Plena em Química – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Samara dos Santos Carvalho
Professora de Sociologia
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista – Campus Marília (Unesp)
Mestrado em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista – Campus Marília (Unesp)
Roberta Neves Gago Rodrigues
Laboratório de Biologia
Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade de São Paulo (Usp)
Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade de São Paulo (Usp)
Mestrado em Ciências da Saúde – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Fátima Fernandes Della Rocca
Laboratório de Física
Licenciatura em Física – Universidade de São Paulo (Usp)
Bacharelado em Física – Universidade de São Paulo (Usp)
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – Universidade de São Paulo (Usp)
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – Universidade de São Paulo (Usp)
Marco Antônio Di Pinto Júnior
Laboratório de Matemática
Graduação em Matemática – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Aline Pacheco Bleck Louzano
Laboratório de Química
Graduação em Engenharia Química – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Matemática – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Laboratório de Química
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – Universidade de São Paulo (Usp)
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – Universidade de São Paulo (Usp)
Juliana Cristina Bessa
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Mariana Cassiano Castro
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Aprimoramento em Psicologia da Educação – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Multimeios em Educação – Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
Valquíria Vargas Origuela
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Graduação em Psicologia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Formação em terapia familiar/ abordagem sistêmica – Net Família
Especialização em Análise Comportamental e Cognitiva – Amban (Hospital das Clínicas – SP)
Especialização em Neurociências – Centro de Diagnóstico e Neuropsicologia
Orlando Couto Jr.
Projeto Raízes
Licenciatura em Biologia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Bacharelado em Biologia Marinha – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Aquicultura e Pesca – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta-SP)
Fátima Fernandes Della Rocca
Projetos de Iniciação Científica
Licenciatura em Física – Universidade de São Paulo (Usp)
Bacharelado em Física – Universidade de São Paulo (Usp)
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – Universidade de São Paulo (Usp)
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – Universidade de São Paulo (Usp)
Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Projetos de Iniciação Científica
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – Universidade de São Paulo (Usp)
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – Universidade de São Paulo (Usp)
Michel Indalécio de Souza
Projetos de Iniciação Científica
Psicologia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Medicina Comportamental – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Especialização em Neuropsicologia – Universidade de São Paulo (Usp)
Aperfeiçoamento em transtornos alimentares – Universidade de São Paulo (Usp)
Renata Bonavides
Projetos de Iniciação Científica
Graduação em Pedagogia – Centro Universitário Claretiano
Graduação em Direito – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Direito – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Doutorado em Direito das Relações Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Samara dos Santos Carvalho
Projetos de Iniciação Científica
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista – Campus Marília (Unesp)
Mestrado em Ciências Sociais – Universidade Estadual Paulista – Campus Marília (Unesp)
Viviam Ester de Souza
Projetos de Iniciação Científica
Graduação em Ciências Econômicas – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Pós-graduação Lato Sensu com especialização em Economia Internacional – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Mestrado em Administração – Universidade de São Paulo (Usp)
Anacélia Stellzer Gaspar
Espanhol preparatório para DELE
Graduação em Letras – Português e Inglês – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Graduação em Letras – Português e Espanhol – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Pós-graduação em Psicopedagogia – Centro Universitário Don Domênico
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge
Proficiência em Espanhol – Universidade de Salamanca e Ministério de Educação e Cultura de Espanha
Examinadora DELE – Níveis A1, A1 para Escolares, A2, A2/B1 para Escolares, B1, B2, C1 e C2.
Graciela Irene T. de M. da Silva
Espanhol preparatório para DELE
Professora nativa da Argentina
Licenciatura Inglês/ Espanhol – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge, Michigan e Oxford
Examinadora DELE – Instituto Miguel Cervantes
Luis Alfredo Sánchez García
Espanhol preparatório para DELE
Professor nativo da Espanha
Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol – Universidad de Jaén – España
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE)
Certificado de Instrutor e Examinador do Diploma de Espanhol como língua estrangeira (DELE) – Níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2
Graduação em Letras – Espanhol – Universidade Cruzeiro do Sul
Anacélia Stellzer Gaspar
Inglês preparatório para Cambridge
Graduação em Letras – Português e Inglês – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Graduação em Letras – Português e Espanhol – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Pós-graduação em Psicopedagogia – Centro Universitário Don Domênico
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge
Proficiência em Espanhol – Universidade de Salamanca e Ministério de Educação e Cultura de Espanha
Examinadora DELE – Níveis A1, A1 para Escolares, A2, A2/B1 para Escolares, B1, B2, C1 e C2.
Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Inglês preparatório para Cambridge
Complementação Pedagógica em Inglês – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
First Certificate in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Michigan University
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University
Fernando César Dias
Desafios geopolíticos globais do séc. XXI
Bacharelado e Mestrado em Geografia – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Licenciatura em Pedagogia – Instituto Cristal Santista
Autor do livro “Instituições em rede”
Aline Pacheco Bleck Louzano
Processos químicos na sustentabilidade, energia e meio ambiente.
Graduação em Engenharia Química – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Matemática – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Fábio Emmerich de Souza Mossini
Empreendedorismo e novo mundo do trabalho
Graduação em Administração – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Mestrado em Gestão de Negócios – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Especialização em Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
Doutorado em Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
Jorge André Silva de Paiva
Matemática no cotidiano
Marco Antônio Di Pinto Júnior
Geometria plana no cotidiano
Graduação em Matemática – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Odracir Sebastião Franco Ricardo
Geometria plana no cotidiano
Licenciatura em Matemática – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Ciências – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação em Pedagogia – Instituto Brasileiro de Pós Graduação e Extensão de Curitiba
Gilvan Leite de Oliveira
História, pesquisa e conhecimento
Licenciatura em História – Unisantos
Mestrado em História Econômica – USP
Marlene Rosimar da Silva Vieira
Imunologia e saúde pública
Graduação em Farmácia Bioquímica – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Especialista em Coordenação Pedagógica – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Mestrado em Bioquímica – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Doutora em Saúde Coletiva – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Fernando Leite Carvalho
Minhas finanças: gestão e investimento
Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Puc-RS)
Pós-graduação em Gestão de Pessoas – Universidade Literana do Brasil (Ulbra-RS)
MBA em Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis – Universidade de Brasília (UnB)
Mestrado em Educação – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Mundo da Física em movimento
Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Processos químicos na sustentabilidade
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – Universidade de São Paulo (Usp)
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – Universidade de São Paulo (Usp)
Mariana Gonçalves de Souza
Saúde e Biologia no desenvolvimento humano
Graduação em Ciências Biológicas – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Biodiversidade e Ecologia Marinha – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Projetos
O trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica, visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido.
Nesse contexto, os alunos passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema (que pode ser sugerido pelos professores/orientadores ou pelos próprios estudantes), levantamento bibliográfico, reflexão, definição de metodologia, redação do trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT); até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio.
Com esse trabalho, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.
Desde 2016, a disciplina de Projeto de Iniciação Científica (PIC) foi incorporada a matriz curricular dos alunos do Ensino Médio.
Bioquímica e Saúde
- Estudo de doenças
- Métodos preventivos
Ciências exatas, Tecnologia e Engenharia
- Pesquisa em engenharia
- Proposta de intervenção
- Protótipos
- Sistema experimental para coleta de dados
Cultura, Sociedade e Políticas Públicas
- Gênero e sexualidade
- Manifestações artísticas
- Políticas públicas
Direito e Cidadania
- Estabelecimentos prisionais
- Mídia e internet
- Proteção legal das crianças e adolescentes
- Violência contra a mulher
Economia e Administração
- Economia financeira e empreendedorismo
- Economia no cenário da pandemia
- Gestão de pessoas
- Marketing e comportamento do consumidor
Psicologia, Comportamento e Saúde Mental
- Estudo do comportamento humano
- Neuropsicologia
- Saúde mental
Sustentabilidade e ambientes
- Diversidades de animais e plantas
- Poluição ambiental e créditos de carbono
- Reaproveitamento de recursos naturais e orgânicos
Tecnologias Digitais Aplicadas
- Metaverso e criação de NFTs
- Soluções digitais