Ensino Fundamental II
O aluno-cidadão do mundo
No Ensino Fundamental II, o objetivo do projeto pedagógico é criar condições para que os alunos desenvolvam plenamente suas capacidades, por meio de aulas dialogadas e um amplo leque de atividades dinâmicas, que levam em conta a cultura, os anseios e a leitura de mundo que cada um faz.
A ideia é ampliar o conhecimento do aluno sobre os conteúdos necessários para entender e interagir com a realidade, além de consolidar o exercício da cidadania para a construção de uma sociedade melhor.
Aulas práticas valorizam as disciplinas dentro e fora da classe
Os alunos são desafiados a resolver situações-problema nas disciplinas de Ciências, Geografia e História, não apenas em sala de aula, mas também nas pesquisas sobre os manguezais, as praias arenosas, a Mata Atlântica ou pontos históricos e culturais da Baixada Santista.
Nas aulas de Matemática, Geografia, Filosofia e Atualidades, eles são estimulados a estudar, interpretar e propor soluções às questões que afligem a população da região. Toda a base metodológica para a pesquisa forma um capítulo especial e fundamental da aprendizagem.
A disciplina de Informática exerce o papel fundamental de preparar os alunos para a utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação, para que estejam aptos a pesquisar, selecionar e gerenciar informações utilizando diversas fontes e ferramentas.
A língua do conhecimento estimulando o aprendizado em diversas linguagens
No Jean Piaget, há um espaço para que todos possam aprimorar seus recursos cognitivos. Os laboratórios permitem experimentações e descobertas nas disciplinas de Matemática, Ciências, Redação e Artes.
Já a área de Linguagens vai muito além da mera preocupação com os códigos para a compreensão da língua materna e estrangeira. A valorização da leitura e da produção de textos, além dos diversos projetos interdisciplinares, trabalham a linguagem de modo significativo e como instrumento e meio para que os alunos possam produzir, expressar e comunicar suas ideias atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
Projetos e iniciação científica
O Jean Piaget trabalha, em cada semestre, com dois eixos temáticos que norteiam o desenvolvimento dos projetos e atividades. No primeiro, acontece o tradicional Festival de Teatro, que envolve as áreas de Linguagem, Ciências Sociais e Humanidades e promove a socialização, a criatividade e a concentração. No segundo, a Jornada Científica do Jean Piaget, que mobiliza as áreas de Ciências Exatas e da Natureza na elaboração e apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos alunos.
Esses dois grandes eventos desenvolvem habilidades em diversas áreas da comunicação, das artes e da pesquisa, oportunizando o estudo, o trabalho em grupo e a aplicação dos conceitos estudados.
Olhar diferenciado
No Jean Piaget, os conteúdos são trabalhados de modo a estimular e examinar a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas futuras. E por entender que cada aluno é especial, com interesses, habilidades e potencialidades específicas, o colégio tem diferentes abordagens e oportunidades para atender aos seus alunos: cursos de aprofundamento (para aqueles que apresentam grande habilidade em determinada área, como forma de estimulá-los a desenvolver ainda mais esse talento) e aulas de monitoria (que permitem o acompanhamento do aluno ainda mais de perto, com o objetivo de trabalhar questões específicas percebidas em sala de aula).
Além disso, o Colégio inclui na grade curricular do Ensino Fundamental II, disciplinas complementares de enriquecimento, como Laboratório de Matemática, Laboratório de Ciências, Oficina de Redação, Projetos, Espanhol, Filosofia e Atualidades, com o objetivo de oferecer uma formação ainda mais completa aos seus alunos.
Além das atividades regulares, oferecemos:
- Inglês
- Espanhol
- Informática
- Imersão em língua estrangeira – JP Internacional
- Ensino Bilíngue
- Laboratórios de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Artes
- Monitoria
- Almoço
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/ Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação
Claudia Christovão Araujo Gonçalves
Diretora de Unidade
Licenciatura em Pedagogia – Unimes
Licenciatura em Educação Artística – Unisanta
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda – Unisantos
Pós-Graduação em Marketing – Unimes
Orlando Couto Jr.
Coordenação Pedagógica - Ciências da Natureza
Licenciatura em Biologia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Bacharelado em Biologia Marinha – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Aquicultura e Pesca – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta-SP)
Vanessa Pires Rodrigues de Amorim
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas
Licenciatura em Ciências Biológicas – Unisanta
Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta
Pós-Graduação em Educação Matemática – Unisanta
Aline Correia de Abreu
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte
Licenciatura em História – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Mozarteum de São Paulo
Tecnólogo em Informática com ênfase em Gestão de Negócios – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo Rubens Lara (Fatec Rubens Lara)
Pós-graduação em História do Brasil – Universidade Cândido Mendes
Extensão em História da África e história dos índios em sala de aula – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Extensão Universitária na modalidade de Difusão: História de Santos – Universidade de São Paulo (Usp)
Catiane Oliveira Argello Minelli
Coordenação Pedagógica - Linguagens
Licenciatura Plena em Letras – Unip
Pós-graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP
Extensão em Leitura e escrita sob a clivagem da história: cenários e perspectivas – USP
Carolina Verano da Silva Padilha
Orientação Educacional
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta
Especialização em Psicopedagogia – Unisanta
Juliane Salustino da Silva
Orientação Psicológica
Graduação em Psicologia – Unisantos
Pós-graduação em Psicologia Institucional e Clínica – Unisantos
Mariana Cassiano Castro
Assistente de Orientação Psicológica
Aprimoramento em Psicologia da Educação – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Multimeios em Educação – Universidade Estadual do Maranhão (Uema)
Tavini Camargo Gonçalves
Assistente de orientação
Graduação em Pedagogia – Universidade Santa Cecília
Graduação em Engenharia Química – Universidade Santa Cecília
Pós-graduação em Neurociência – Faculdade UniFAHE (Instituto Thais Faria Coelho)
Julia de Souza Teixeira
Auxiliar de Direção
Licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas – Unisantos
Pós-graduação em Ecologia e Biodiversidade – Faculdade Única – Grupo Prominas
João Paulo Rivera
Professor de Arte
Bacharelado em Artes Plásticas – Universidade Santa Cecília
Licenciatura em Educação Artística – Universidade Santa Cecília
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Santa Cecília
Melissa Ferrauche Morsani Macedo
Professora de Artes
Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas – Unisanta
Ensino continuado em Metodologia do Ensino da Arte – Unisanta
Pós-graduação em Arte-terapia – Unisanta
Andressa Simas Pacheco
Professora de Ciências
Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Uberlândia
Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Uberlândia
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais – Universidade Federal de Uberlândia
José Eduardo Pandini Cardoso Filho
Professor de Ciências
Renata de Oliveira Rodrigues
Professora de Ciências
Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Cruzeiro do Sul
Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Bacharelado em Ciências Biológicas com habilitação em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Roberta Neves Gago Rodrigues
Professora de Ciências
Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade de São Paulo (Usp)
Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade de São Paulo (Usp)
Mestrado em Ciências da Saúde – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Tahiane Carneiro de Oliveira
Professora de Educação Física
Graduação em Educação Física – FEFIS
Pós-graduação em Educação Física na Escola – Universidade Gama Filho
Ana Maria Elena Cerioni de Benegas
Professora de Espanhol Optativo
Bacharelado em Letras – Universidade de La Plata (Argentina)
Magistério Superior (Pedagogia) – Universidade de La Plata (Argentina)
Professora nativa registrada na Embaixada Espanhola em Brasília
Especialização em Língua Espanhola – Instituto Miguel de Cervantes
Certificado de Instrutor e Examinador do Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) – B1, B2, C1 e C2
Tatiana LoBosque Galante
Professora de Filosofia
Licenciatura Plena em Filosofia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Graduação em Filosofia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Aline Pacheco Bleck Louzano
Professora de Física
Graduação em Engenharia Química – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Matemática – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Ana Laura Loureiro
Professora de Geografia
Graduação em Geografia –Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (Unesp Rio Claro)
Licenciatura em Geografia – Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (Unesp Rio Claro)
Bruno Portolesi Gonçalves
Professor de Geografia
Bacharelado em Geografia – Universidade de São Paulo
Licenciatura em Geografia – Universidade de Franca
Fernando César Dias
Professor de Geografia
Bacharelado e Mestrado em Geografia – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Licenciatura em Pedagogia – Instituto Cristal Santista
Autor do livro “Instituições em rede”
Aline Correia de Abreu
Professora de História e Filosofia
Licenciatura em História – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Mozarteum de São Paulo
Tecnólogo em Informática com ênfase em Gestão de Negócios – Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo Rubens Lara (Fatec Rubens Lara)
Pós-graduação em História do Brasil – Universidade Cândido Mendes
Extensão em História da África e história dos índios em sala de aula – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Extensão Universitária na modalidade de Difusão: História de Santos – Universidade de São Paulo (Usp)
Bruno Gouvêa
Professor de História e Filosofia
Bacharelado e Licenciatura em História – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pós-graduação em Gestão Escolar – Faculdade Pitágoras
Pós-graduação em Política e Relações Internacionais – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
Mestrado em Políticas Públicas – Universidade Federal do ABC (UFABC)
Eneias Daibello
Professor de História
Graduação em História – Unimep
Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura – PUC/ SP
Gilvan Leite de Oliveira
Professor de História e Filosofia
Licenciatura em História – Unisantos
Mestrado em História Econômica – USP
Paola de Oliveira R. C. Araújo
Informática
Magistério – Liceu Santista
Bacharelado em Ciências da Computação – Unisanta
Licenciatura em Pedagogia – FALC
Licenciatura Plena em Matemática – Uniesp
Pós-graduação em Ciências da Computação – Unisanta
Paula Tavolaro Rajabally Morais
Professora de Inglês
Complementação Pedagógica em Letras – Licenciatura em Inglês – Unisantos
Proficiência em Inglês (Universidades de Cambridge e Michigan)
Sandra Corzo Rodriguez
Inglês
Magistério – Colégio dos Andradas
Licenciatura em Letras – Português e Inglês – Unisantos
Curso de extensão para professores de inglês para o ensino de língua estrangeira – Universidade de Ohio
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan
Examinadora – Universidade de Cambridge – PET
Examinadora – Universidade de Michigan – ECCE e ECPE
Certificado em Espanhol – Instituto Cervantes
Certificado SIELE em Espanhol
Camila Vieites Adiego Nato
Professora de Matemática
Licenciatura em Matemática – Unimes
Licenciatura em Química – Unimes
Bacharelado em Administração de Empresas – Unisanta
Reggis Luiz Ferreira Santos
Professor de Matemática
Licenciatura em Matemática – Unisantos
Especialização em Educação Matemática – Unisanta
Pós-graduação em Matemática – Unicamp
Vanessa Pires Rodrigues de Amorim
Professora de Matemática
Licenciatura em Ciências Biológicas – Unisanta
Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta
Pós-Graduação em Educação Matemática – Unisanta
Catiane Oliveira Argello Minelli
Professora de Português e Produção Textual
Licenciatura Plena em Letras – Unip
Pós-graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP
Extensão em Leitura e escrita sob a clivagem da história: cenários e perspectivas – USP
Gleice Maria Zappi Marino
Professora de Português e Produção Textual
Licenciatura em Letras – Português e Inglês – Unis (Centro Universitário do Sul de Minas)
Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira – Uninter
Karla de Aguiar Terra
Professora de Português e Produção Textual
Licenciada em Letras – Inglês e Português – UNISANTOS
Pós-Graduação – Português – Língua e Literatura – UMESP
Juliana Xavier de Lima
Professora de Português e Produção Textual
Licenciatura em Letras – Português/Inglês – Unisantos
Tayla de Souza
Professora de Produção Textual
Licenciatura em Letras – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Layla Badhia Soufia
Laboratório de Ciências
Mestrado em Ciências (Tecnologia Nuclear) – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo
Licenciatura Plena em Química – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Instituto Superior de Educação “Oswaldo Cruz”
Pós-graduação Latu Sensu em Ensino de Química – Universidade Cruzeiro do Sul
Bacharelado em em Química Industrial – Escola Superior de Química – Faculdades Oswaldo Cruz
Aline Pacheco Bleck Louzano
Laboratório de Física
Graduação em Engenharia Química – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Licenciatura em Matemática – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Sheila Pilotto da Silva
Laboratório de Inglês
Licenciatura em Letras – Unisantos
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan
Thais Cosmo de Souza Santos
Laboratório de Matemática
Licenciatura em Matemática – USP
Mestrado em Educação – Ufscar
Andressa Simas Pacheco
Projetos
Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Uberlândia
Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Uberlândia
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais – Universidade Federal de Uberlândia
Layla Badhia Soufia
Projetos
Mestrado em Ciências (Tecnologia Nuclear) – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo
Licenciatura Plena em Química – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – Instituto Superior de Educação “Oswaldo Cruz”
Pós-graduação Latu Sensu em Ensino de Química – Universidade Cruzeiro do Sul
Bacharelado em em Química Industrial – Escola Superior de Química – Faculdades Oswaldo Cruz
Mariana Gonçalves de Souza
Projetos
Mestrado strictu sensu em Biodiversidade e Ecologia Marinha – UNIFESP
Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade Santa Cecília
Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Santa Cecília
Renata de Oliveira Rodrigues
Projetos
Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Cruzeiro do Sul
Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Bacharelado em Ciências Biológicas com habilitação em Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Luis Alfredo Sánchez García
Espanhol preparatório para DELE
Professor nativo da Espanha
Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Espanhol – Universidad de Jaén – España
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE)
Certificado de Instrutor e Examinador do Diploma de Espanhol como língua estrangeira (DELE) – Níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2
Graduação em Letras – Espanhol – Universidade Cruzeiro do Sul
Projetos
1º semestre
Festival de Teatro
O foco do trabalho, durante o primeiro semestre, está na Linguagem, nas Ciências Sociais e no desenvolvimento de habilidades específicas dessas áreas. Desse modo, nossos alunos e professores já estão se preparando para o tradicional “Festival de Teatro do Jean Piaget”.
O projeto tem início com a escolha dos gêneros textuais e livros paradidáticos do semestre, que são trabalhados pelas disciplinas envolvidas e adaptados para o gênero dramático pelos próprios alunos.
O teatro incentiva a socialização, a criatividade e a concentração. E é justamente esse o intuito do Colégio quando conecta educação e dramaturgia.
2º semestre
Projetos de Iniciação Científica
A partir do 6º anos, os alunos passam a desenvolver projetos de Iniciação Científica. Trata-se de uma ferramenta de apoio teórico e prático com a qual os estudantes, acompanhados por um professor orientador, são estimulados a organizar uma metodologia para elaboração de uma pesquisa científica.
A Jornada Científica Jean Piaget privilegia o uso de habilidades como: experimentação, organização e interpretação de dados. O nível de complexidade dos projetos aumenta de acordo com cada série.