Educação Infantil
Brincar e aprender na Educação Infantil
No Petit Piaget, as vivências lúdicas são a base para o aprendizado. Por meio de brincadeiras e atividades dirigidas, estimulamos a experimentação e oferecemos situações de aprendizagem que tenham significado e, portanto, ocorram de forma natural.
Entendemos que a primeira infância, até os 06 anos de idade, é marcada por processos de desenvolvimento intensos. Trata-se de uma etapa determinante para a formação da personalidade e de capacidades fundamentais para que, nas fases seguintes, a criança aprimore habilidades cognitivas, sociais, motoras e afetivas.
É também nessa fase de descoberta das possibilidades de relacionamento com o mundo, que os pequenos expressam, de forma plena, seus sentimentos de alegria, frustração e deslumbramento pelo que vivenciam. Enquanto interagem, eles trocam ideias, investigam, brincam, jogam, buscam soluções e vencem desafios.
Inglês no Petit Piaget
Na Educação Infantil, todas as turmas contam com 30 minutos diários de aulas de inglês, por meio de uma metodologia que promove a aprendizagem de forma vivencial, em situações do cotidiano. Gradativamente, as crianças ampliam a linguagem verbal por meio de brincadeiras, músicas, rodas e jogos, somando ao desenvolvimento de suas capacidades cognitivas atuais e futuras de aprendizagem de novas línguas estrangeiras. Além disso, o Colégio ainda oferece opções de ensino integral em inglês e Curso Bilíngue.
Corpo docente preparado
Nossos professores são selecionados entre os melhores da região por sua experiência, comprometimento com uma contínua formação, pelo interesse em interagir com as novas tecnologias e por acreditarem na formação plena do aluno, que visa tanto o aprendizado curricular quanto a vivência de valores.
Acompanhamento especializado
A equipe de orientação trabalha com os alunos seus talentos e dificuldades. Esse acompanhamento tem como objetivo auxiliá-los na adaptação escolar e no relacionamento interpessoal, contribuindo para uma melhor socialização. Além disso, o Colégio oferece supervisão de nutricionistas, com produtos selecionados e pensados para o bem estar do seu filho. A cantina do Petit Piaget têm o propósito de estimular a parceria entre família e escola na construção de bons hábitos alimentares.
Inteligência emocional – Trabalho com valores, autoconsciência e autonomia
O Projeto “Competências para a vida” oferece aos alunos da Educação Infantil ações que visam à promoção de habilidades e valores que, comprovadamente, ampliam as possibilidades de uma vida mais equilibrada e produtiva. A proposta autoral, implantada em 2015, privilegia o estímulo de atitudes que favoreçam interações sociais positivas e responsáveis. Pesquisas e projetos realizados em diversos países têm demonstrado que o ensino intencional e direto em competências e valores contribui de forma significativa para o bom desempenho acadêmico, melhoria na qualidade das relações sociais, compreensão e manejo das emoções e, por consequência, maiores oportunidades de sucesso profissional e pessoal.
Projeto de Educação Socioambiental – explorando os elementos da natureza
Com base em nosso compromisso de promover ações educativas que impactam positivamente a comunidade e o mundo em que vivemos, nasceu o Projeto Raízes. As atividades propostas estimulam o contato com a natureza, enquanto promovem a sensibilização quanto à preservação do ambiente.
– Alimentação dos peixinhos e dos coelhinhos
– Cuidados com a horta
– Descarte correto dos resíduos
– Observação do minhocário
– Plantio de sementes
O Colégio também integra o time de instituições certificadas pelo programa Escola Azul, que incentiva, entre as escolas, ações necessárias para garantir a sustentabilidade dos oceanos.
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/ Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Puc-SP)
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação
Janaína França Xavier
Diretora de Unidade
Licenciatura em Pedagogia – Unimonte
Graduada em Ciência Sociais – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Priscila Bezerra dos Santos
Coordenadora Pedagógica
Valquíria Vargas Origuela
Orientação Psicológica
Graduação em Psicologia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Formação em terapia familiar/ abordagem sistêmica – Net Família
Especialização em Análise Comportamental e Cognitiva – Amban (Hospital das Clínicas – SP)
Especialização em Neurociências – Centro de Diagnóstico e Neuropsicologia
Isabella Alessandra Paiva
Professora Nível I
Graduação em Pedagogia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Luciana Cristina Barbosa Querido
Professora Níveis I e II
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Vilma Pereira
Professora Níveis I e II
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade de São Vicente (UNIBR)
Pós-graduação em Educação Inclusiva e Especial – Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni)
Keila Mary Alves
Professora Nível II
Licenciatura em Pedagogia – Unimonte
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – Unimonte
Wanessa Andrade dos Santos
Professora Nível II
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – Universidade Gama Filho
Deborah Guedes
Professora Nível III
Graduação em Pedagogia – Faculdade de São Vicente (UNIBR)
Fabíola Florêncio
Professora Nível III
Mayara Fonseca Cordeiro
Professora Nível III
Licenciatura em Letras (Português/ Inglês) – Universidade Paulista (Unip)
Amanda Carla de Oliveira Góes
Professora Nível IV
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Metropolitana de Santos (Unimes)
Pós-graduação em Pedagogia Empresarial – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional – Universidade Cruzeiro do Sul
Brenda Tiriba Gomes
Professora Nível IV
Nathalya Reis
Professora Nível IV
Graduação em Pedagogia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Regiane de Oliveira Navas
Professora Nível IV
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Andrea Roberta Muniz Cabral Quintino
Professora Nível V
Licenciatura em Pedagogia – Centro Universitário Internacional (Uninter)
Pós-graduação em Psicopedagogia clínica e institucional – Centro Universitário Internacional (Uninter)
Luana Gatto Gomes Soares
Professora Nível V
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Luciana Matilde Pereira Rodrigues
Professora Nível V
Magistério – Colégio Canadá
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Católica de Santos (Unisantos)
Pós-graduação em Educação Infantil – Unimonte
Rosete Vieira da Silva de Pontes
Professora Nível V
Magistério – Colégio Canadá
Licenciatura em Pedagogia – Uniceb
Lívia Reis
Professora Integral
Graduação em Pedagogia – Universidade Paulista (Unip)
Luana Seixas
Professora Integral
Eliane Castanho de Freitas
Professora de Artes
Graduação em Desenho Industrial – Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes
Formação Especial para Professores – Centro Universitário Belas Artes
Sheila Kletelinger da Silva
Professora de Expressão Corporal
Graduação em Educação Física – Universidade Paulista (Unip)
Daniele Cristine Cardoso
Professora de Inglês
Mariel Canelas
Professora de Inglês
Licenciatura em Letras (Português/ Inglês) – Unibrasil
Licenciatura em Pedagogia – Cruzeiro do Sul
Certificado British Council – Advanced
Ana Maria Augusto
Professora de Música
Violão Clássico – Conservatório Musical “Heitor Villa-Lobos”
Especialização em Educação Infantil – Colégio José Bonifácio
Magistério – Colégio Independência
Claudia Barbieri Soares
Curso Bilíngue
Cursou da Educação Infantil ao Ensino Fundamental na American School
Magistério – Colégio Coração de Maria
Formação em Artes Plásticas – Universidade Santa Cecília (Unisanta)
Pós-graduação em Metodologia da Língua Inglesa – Faculdade São Luís
Projetos
Semestralmente, cada nível do Petit Piaget trabalha uma temática cuidadosamente planejada para sua faixa etária. A proposta dos projetos semestrais é estimular a curiosidade e promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e registro daquilo que aprendem, a partir da relação com situações do cotidiano e experiências pessoais, de forma lúdica e significativa, de acordo com as necessidades e a realidade de cada faixa etária.
- 1º Semestre