Educação Infantil
A importância do brincar na Educação Infantil
Um dos mais importantes papéis da Educação Infantil é favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas, físicas e emocionais das crianças, respeitando sempre as suas diferenças. Por isso, aqui nós levamos a sério a importância do brincar. O objetivo do Petit Piaget é entender como cada um pensa e o que sabe sobre si mesmo. E assim, ajudar a criança a ampliar suas habilidades para que possa gradualmente executar um amplo conjunto de atividades, individual e coletivamente. Afinal, é nesta fase que se inicia a descoberta das possibilidades de relacionamento com o mundo, por meio da exploração de experiências compartilhadas. É nela também que a criança expressa de forma plena seus sentimentos de alegria, frustração e deslumbramento pelo que vivencia. Essa interação é fundamental, pois enquanto conversam, trocam ideias, investigam, brincam, jogam, buscam soluções e vencem desafios.
Inglês no Petit Piaget
Na Educação Infantil, todas as turmas contam com 30 minutos diários de aulas de inglês, por meio de uma metodologia que promove a aprendizagem de forma vivencial, em situações do cotidiano. Gradativamente, as crianças ampliam a linguagem verbal por meio de brincadeiras, músicas, rodas e jogos, somando ao desenvolvimento de suas capacidades cognitivas atuais e futuras de aprendizagem de novas línguas estrangeiras. Além disso, o Colégio ainda oferece opções de ensino integral em inglês e Curso Bilíngue.
Corpo docente preparado
Nossos professores são selecionados entre os melhores da região por sua experiência, comprometimento com uma contínua formação, pelo interesse em interagir com as novas tecnologias e por acreditarem na formação plena do aluno, que visa tanto o aprendizado curricular quanto a vivência de valores.
Acompanhamento especializado
A equipe de orientação trabalha com os alunos seus talentos e dificuldades. Esse acompanhamento tem como objetivo auxiliá-los na adaptação escolar e no relacionamento interpessoal, contribuindo para uma melhor socialização. Além disso, o Colégio oferece supervisão de nutricionistas, com produtos selecionados e pensados para o bem estar do seu filho. A cantina do Petit Piaget têm o propósito de estimular a parceria entre família e escola na construção de bons hábitos alimentares.
Inteligência emocional – Trabalho com valores, autoconsciência e autonomia
O Projeto “Competências para a vida” oferece aos alunos da Educação Infantil ações que visam à promoção de habilidades e valores que, comprovadamente, ampliam as possibilidades de uma vida mais equilibrada e produtiva. A proposta autoral, implantada em 2015, privilegia o estímulo de atitudes que favoreçam interações sociais positivas e responsáveis. Pesquisas e projetos realizados em diversos países têm demonstrado que o ensino intencional e direto em competências e valores contribui de forma significativa para o bom desempenho acadêmico, melhoria na qualidade das relações sociais, compreensão e manejo das emoções e, por consequência, maiores oportunidades de sucesso profissional e pessoal.
Projeto de Educação Socioambiental – explorando os elementos da natureza
O Colégio Jean Piaget acredita que os valores e atitudes que norteiam suas ações educativas são reflexo de sua postura perante o mundo. Dessa crença nasceu o Projeto Raízes, com o objetivo de tornar o Jean Piaget um modelo de escola “verde”, assumindo a responsabilidade sobre a influência de sua presença no Planeta. A partir do Nível II, as turmas realizam o plantio de sementes, alimentam os peixinhos e coelhinhos do Colégio e acompanham as atividades do minhocário. A vivência estimula o contato com a natureza enquanto promove a sensibilização quanto à preservação do meio ambiente.
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação
Janaína França Xavier
Diretora de Unidade
Licenciatura em Pedagogia – Unimonte
Graduada em Ciência Sociais – Unimes
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos
Priscila Bezerra dos Santos
Coordenadora Pedagógica
Valquíria Vargas Origuela
Orientação Psicológica
Graduação em Psicologia – Unisantos
Formação em terapia familiar/abordagem sistêmica – NET Família
Especialização em Análise Comportamental e Cognitiva – Amban (Hospital das Clínicas – SP)
Especialização em Neurociências – Centro de Diagnóstico e Neuropsicologia
Keila Mary Alves
Professora Níveis I e II
Licenciatura em Pedagogia – Unimonte
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – Unimonte
Wanessa Andrade dos Santos
Professora Nível II
Licenciatura em Pedagogia – Unisantos
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – UGF
Deborah Guedes
Professora Nível III
Graduação em Pedagogia – UNIBR
Mayara Fonseca Cordeiro
Professora Nível III
Licenciatura em Letras (Português/ Inglês) – Unip
Nathalya Reis
Professora Nível III
Graduação em Pedagogia – Unisanta
Thaina Siqueira
Professora Nível III
Graduação em Pedagogia – Unisantos
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – Faculdade Itaquá
Pós-graduação em Educação Inclusiva – Unimes
Amanda Carla de Oliveira Góes
Professora Nível IV
Licenciatura em Pedagogia – Unimes
Pós-graduação em Pedagogia Empresarial – Unisanta
Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional – Universidade Cruzeiro do Sul
Brenda Tiriba Gomes
Professora Nível IV
Fabíola Florêncio
Professora Nível IV
Vilma Pereira
Professora Nível IV
Luana Gatto Gomes Soares
Professora Nível V
Licenciatura em Pedagogia – Unisanta
Luciana Matilde Pereira Rodrigues
Professora Nível V
Magistério – Colégio Canadá
Licenciatura em Pedagogia – Unisantos
Pós-graduação em Educação Infantil – Unimonte
Rosete Vieira da Silva de Pontes
Professora Nível V
Magistério – Colégio Canadá
Licenciatura em Pedagogia – Uniceb
Camilla Portela Tomé
Professora
Licenciatura em Pedagogia – Unimes
Luana Seixas
Professora Integral
Eliane Castanho de Freitas
Professora de Artes
Graduação em Desenho Industrial – Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes
Formação Especial para Professores – Centro Universitário Belas Artes
Sheila Kletelinger da Silva
Professora de Expressão Corporal
Graduação em Educação Física – Unip
Daniele Cristine Cardoso
Professora de Inglês
Mariel Canelas
Professora de Inglês
Licenciatura em Letras (Português e Inglês) – Unibrasil
Licenciatura em Pedagogia – Cruzeiro do Sul
Certificado British Council – Advanced
Ana Maria Augusto
Professora de Música
Violão Clássico – Conservatório Musical “Heitor Villa-Lobos”
Especialização em Educação Infantil – Colégio José Bonifácio
Magistério – Colégio Independência
Claudia Barbieri Soares
Curso Bilíngue
Cursou da Educação Infantil ao Ensino Fundamental na American School
Magistério – Colégio Coração de Maria
Formação em Artes Plásticas – Unisanta
Pós-graduação em Metodologia da Língua Inglesa – Faculdade São Luis
Projetos
Semestralmente, cada nível do Petit Piaget trabalha uma temática cuidadosamente planejada para sua faixa etária. A proposta dos projetos semestrais é estimular a curiosidade e promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e registro daquilo que aprendem, a partir da relação com situações do cotidiano e experiências pessoais, de forma lúdica e significativa, de acordo com as necessidades e a realidade de cada faixa etária.
- 1º Semestre

Níveis I e II
UM MUNDO DE DESCOBERTAS: SONS, CORES E SABORES

Nível III
AS MARAVILHAS DO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO

Nível IV
VIAJANDO PELO BRASIL

Nível V
TURMA DA MÔNICA EM: "VIVA AS DIFERENÇAS"
Ambiente

Petit Piaget – Biblioteca

Petit Piaget – Biblioteca

Petit Piaget – Fachada

Petit Piaget – Fachada

Petit Piaget – Laboratório de Ciências e Matemática

Petit Piaget – Laboratório de Ciências e Matemática

Petit Piaget – Parque

Petit Piaget – Parque

Petit Piaget – Parque

Petit Piaget – Parque

Petit Piaget – Parque

Petit Piaget – Parque

Petit Piaget – Piscina

Petit Piaget – Piscina

Petit Piaget – Quadra

Petit Piaget – Quadra

Petit Piaget – Sala bilíngue

Petit Piaget – Sala bilíngue

Petit Piaget – Sala de aula

Petit Piaget – Sala de aula

Petit Piaget – Sala de estímulo

Petit Piaget – Sala de estímulo

Petit Piaget – Tanque de areia

Petit Piaget – Tanque de areia

Petit Piaget – Tanque de peixes
