Últimasnotícias

» 05 de dezembro de 2017

Turmas do Ensino Fundamental I apresentam histórias em projeto de incentivo à leitura

5º anos trabalham em equipe para desenvolver a proposta.

Ler é essencial, principalmente para as crianças que estão no processo de alfabetização. Pensando em estimular o gosto pela leitura, as educadoras de biblioteca do Ensino Fundamental I elaboraram o projeto "Contando histórias, tecendo valores".

A proposta deu aos alunos do 5º ano a oportunidade de contar histórias às turmas dos 1º e 2º anos do Colégio, e também às crianças de cinco anos, da creche municipal Lar Feliz.

"Neste ano, o projeto atravessou os muros da escola. A interação entre os alunos enriquece a experiência da leitura, com as crianças mais velhas contando histórias para as mais novas, em fase de alfabetização", afirma a educadora de biblioteca, Regina Gomes.

A ideia de narrar contos foi apresentada para os alunos durante uma roda de biblioteca com o livro "Quando a vergonha bate asas", do paulistano Jonas Ribeiro. A obra fala sobre um personagem que tem que ter coragem para expor suas ideias em público.

Durante a construção do projeto, os grupos escolheram as histórias, a partir de uma seleção realizada pelas educadoras de biblioteca. Para as apresentações, os alunos utilizaram fantoches, sombras e a leitura.

As turmas puderam exercitar princípios como o respeito, a responsabilidade e a paciência. Esses valores são fundamentais para o trabalho em equipe. "Com eles, as turmas de 5º ano encerram um ciclo, partindo para o Ensino Fundamental II com mais confiança para os desafios que estão por vir", conclui a orientadora educacional, Maria Fernanda Marinho.

« mais notícias