Este projeto tem como objetivo dar aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de estar em contato com pessoas que fazem a diferença em nossa sociedade, que se transformaram em exemplos admiráveis pelas suas atividades profissionais ou ações sociais, incluindo pais de alunos e ex-alunos do Colégio.

O 'Encontro com Pessoas Notáveis' é um momento para que nossos convidados contem suas experiências pessoais e profissionais, como conquistaram seus objetivos e de que forma superaram desafios.

Já passaram por aqui...

Rogério Salles

Os alunos do 2º ano receberam o administrador e economista, Rogério Salles.

Rogério é graduado pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes, especialista em Mercado Financeiro & Banking Unibanco (USP) e Controladoria e Finanças Corporativas pelo Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte).

O palestrante contou sobre o início de sua carreira, a experiência com o trabalho no banco e como se tornou professor universitário. Salles também falou sobre o avanço da tecnologia e empreendedorismo.


Ana Paula Nassar Moccelin

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio receberam a médica proctologista, Dra. Ana Paula Nassar Moccelin.

Ana Paula é doutora em Doctor of Education pela Cleveland Clinic Health System-School of Diagnostic Imaging e graduada em Medicina pelo Centro Universitário Lusíada (UNILUS).

A palestrante, que tem dislexia, contou como o transtorno interferiu na sua vida, quais métodos ela usou para se adaptar e conviver com isso e como deu a volta por cima e hoje atua como médica e professora convidada na FGV (Fundação Getúlio Vargas).


Fernando D'Alessio

Os alunos dos 2º anos do Ensino Médio receberam o engenheiro mecânico, com foco em aplicações aeronáuticas, Fernando D'Alessio Foroni.

O palestrante apresentou sua trajetória acadêmica, comentou sobre sua experiência profissional na área e deu dicas para os alunos. "É um momento de passar um pouco de conhecimento e tentar sensibilizá-los em relação aos próximos passos, como o vestibular, a faculdade e o mercado, e tentar abrir um pouco a mente deles".

Fernando é graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica e mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Desde 2005, trabalha na Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A) e, atualmente, atua na área de comércio exterior na empresa.


Guines Antunes Alvarez

Os alunos do 1º ano receberam o médico gastroenterologista, Dr. Guines Antunes Alvarez.

Guines é graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestrado em Clínica Médica pelo Centro Universitário Lusíada. Fez estágio durante um ano no Centre de Chirugie Digestif e Transplantation Viscerale em Strasbourg, na França.

O palestrante falou sobre suas experiências na área, os problemas e situações que enfrenta no dia a dia como médico cirurgião e o que é preciso para exercer essa profissão. "Temos que investir e nos atualizar o tempo inteiro no aprendizado. Não podemos nunca parar porque as coisas evoluem muito rápido", explica.

Atualmente, Guines é professor de Clínica Cirúrgica no Centro Universitário Lusíada, cirurgião no Hospital Guilherme Álvaro e chefe do Serviço de Cirurgia da Beneficência Portuguesa de Santos.


Nathalia Alonso Martins

A ex-aluna Nathalia Alonso Martins foi recebida pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio.

Durante o encontro, ela apresentou sua trajetória acadêmica e profissional.

Nathália atua como analista de excelência médica, na Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda., integrante do grupo Johnson & Johnson.

Durante a palestra, a ex-aluna contou aos alunos que o estudo, o conhecimento de novas culturas e a determinação foram estímulos para alcançar suas metas na carreira profissional. "É fundamental conversar com pessoas que já passaram por isso, para que os exemplos sejam vistos como inspiração. Mostrar, com experiências reais, que é possível alcançar os objetivos."


Elber Alves Justo

Os alunos dos 2º anos do Ensino Médio receberam a visita do Sr. Elber Alves Justo, presidente da MSC no Brasil.

Há quase 20 anos na empresa, Justo foi assistente de operações e trabalhou na área de planejamento de navios. Atuou ainda como gerente de faltas e avarias, gerente de operações, gerente comercial e diretor comercial até chegar à presidência da empresa, em 2008.

Durante a palestra, relembrou sua carreira e destacou valores que considera fundamentais em um profissional. Responsável por gerenciar mais de mil colaboradores em todo o país, o presidente da empresa comentou a importância de vivências internacionais.


José Edmilson de Araújo Júnior

Os alunos do 2º ano receberam o gestor do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS), José Edmilson de Araújo Júnior. A palestra teve como objetivo mostrar como funciona e quais são os desafios na administração do parque.

"O maior desafio é o combate à pesca, amadora e profissional, ilegal no local", explica Júnior. Para garantir a preservação do parque, o palestrante explicou que há uma parceria com a Polícia Militar Ambiental, Ibama e Policia Federal.

José Edmilson é graduado em Administração e tem MBA em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Concursado pela Fundação Florestal - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Júnior é especialista em meio ambiente.


Leonardo Moraes

O lutador de taekwondo Leonardo Moraes foi recebido pelas turmas do 1º ano. A palestra teve como objetivo motivar os alunos na superação dos desafios na vida acadêmica e pessoal.

O atleta, que começou os treinos aos oito anos, conquistou a faixa preta aos 13, desde então, coleciona títulos como o de campeão da Copa de Brasil e o Campeonato Paulista de Taekwondo, além do bicampeonato no Paulista Junior.

Aos 18 anos, quando estava no auge de sua carreira, teve que mudar os planos de ser campeão para cuidar da saúde. Moraes teve que passar por uma cirurgia para retirar um nódulo no pulmão esquerdo. "As pessoas estavam no hospital para morrer e eu estava lá para viver", mencionou o atleta, confiante com a superação.


Ronaldo Silva Duarte

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio receberam a visita do presidente da Birla Carbon na America do Sul, Ronaldo Silva Duarte.

Durante o encontro, o engenheiro químico mostrou a estrutura de uma empresa multinacional, falou de sua trajetória profissional e levantou aspectos relacionados a valores morais, empenho e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Duarte é formado em química pela Universidade do Carmo, é engenheiro químico pela Universidade Oswaldo Cruz, pós-graduado em Administração de Empresas e Economia pela Universidade FAAP, e Global Management pela Thunderbird School of Global Management, EUA.


Francisco Cordeiro

Francisco Cordeiro é formando em Engenharia Industrial Elétrica pela Unisanta, com especialização em Eletrônica de Potência pela Universidade Federal de Itajubá e, em Automação e Controle pela Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos.

Cordeiro, que já passou pela Petrobrás e pela Cosipa, é, atualmente, CEO da SSE do Brasil, empresa com mais de 30 anos de experiência no fornecimento de Engenharia de Automação, Soluções de Controle e Serviços. Com vasta experiência no mercado, o engenheiro já esteve em mais de cinquenta países durante sua jornada profissional.

Durante o encontro com os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, Cordeiro enfatizou a importância de aproveitar oportunidades, encarar desafios e administrar bem o tempo.


Cláudia de Oliveira

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio receberam a visita da Dra. Cláudia de Oliveira, fisioterapeuta, mestre e doutoranda pelo Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Universidade de São Paulo.

Durante sua palestra, Claudia destacou a importância de escolher uma profissão de acordo com seus interesses e habilidade e não baseada nas promessas do mercado de trabalho. "Quando fazemos aquilo que gostamos, somos bons profissionais", garante.

Com experiência nas áreas de Fisioterapia Respiratória, Obstétrica e Uroginecológica, Claudia aproveitou a oportunidade e deu dicas importantes
de saúde.


Cássio Eduardo Colognesi

Os alunos dos 3º anos do Ensino Médio receberam a visita do Engenheiro Cássio Eduardo Ferreira Rebello Colognesi. Atualmente gerente de qualidade na Volkswagen, Cássio se formou como 1º engenheiro de sua turma na POLI-USP em 1990. Em 1999 frequentou o MBA em Business Management por meio da parceria da IPEP com a Universidade de Dallas.

Durante o encontro, o engenheiro, que passou quatro anos trabalhando na Volkswagen na Alemanha, destacou a importância de uma boa formação, falou sobre mercado de trabalho, seleção profissional e vida universitária, além de contar um pouco da sua história e dos caminhos que percorreu para chegar onde está hoje.

Ricardo Marcolongo

Os alunos dos 2º anos do Ensino Médio receberam a visita do Engenheiro Ricardo Marcolongo. Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP e especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Marcolongo tem 26 anos de experiência nas áreas de manutenção e produção em empresas químicas e petroquímicas, cinco anos de experiência internacional (França) e atualmente é gerente da manutenção da Braskem S.A., empresa petroquímica brasileira e maior produtora de resinas plásticas das Américas.

Durante o bate-papo, o engenheiro deu dicas de como se posicionar no mercado de trabalho e falou sobre a importância de habilidade como iniciativa no profissional atual.

Bate-papo com Pauê Aagaard

Nossos alunos receberam a visita do santista Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o 'Pauê', fisioterapeuta e esportista, premiado triatleta e surfista, para um bate papo sobre motivação e superação.

Pauê compartilhou com os alunos um pouco de sua história, desde o acidente que sofreu em 2000, quando foi atropelado por uma locomotiva e perdeu parte das duas pernas, até hoje, tendo colecionado diversos títulos, no esporte e na vida acadêmica.


Para saber mais e entrar em contato com essa pessoa notável:
/paueoficial

João Paulo Tavares, o Papa

Nossos alunos receberam a visita do prefeito João Paulo Tavares, o Papa, para um bate papo. Papa é engenheiro, formado pela Universidade Santa Cecília. Antes de ser prefeito, foi professor e chefiou o Departamento Municipal de Trânsito de Santos, a Secretária do Estado dos Transportes e foi superintende regional da SABESP na Baixada Santista.

Durante o encontro, o prefeito compartilhou com os alunos momentos da sua história pessoal e profissional e destacou a importância da docência na sua formação como líder municipal e gestor.



Américo R. Barbosa

O Ensino Médio recebeu a visita do publicitário, professor e diretor de criação da agência Ego - Comunicação Estratégica, Américo R. Barbosa para uma conversa sobre a importância da criatividade na vida e nas escolhas profissionais.

Américo é Doutor em Comunicação e Semiótica. Foi um dos pioneiros da aplicação do Endomarketing no Brasil, criando, inclusive, uma nova metodologia de Endomarketing: a ENDOCOMUNICAÇÃO®.

É docente em cursos de Pós-Graduação de Gestão Estratégica de Pessoas, Planejamento Estratégico de RH, além de Inovação e Criatividade.


Christian Barbosa

Nossos alunos receberam a visita do santista Christian Barbosa para uma palestra sobre empreendedorismo. Christian é um dos maiores especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal do país. Considerado "Senhor do Tempo", pela Revista Você S/A e Zero Hora. É fundador da Triad Productivity Solutions, consultoria multinacional especializada em produtividade & colaboração, desenvolvendo cursos, softwares e consultoria para as maiores empresas do País e do exterior. Escreve para vários jornais e revistas nacionais e estrangeiros e é autor de diversos livros.

Para saber mais e entrar em contato com essa pessoa notável:
/chrstianbarbosa


Dr. Fernando Platania

Os alunos do Ensino Médio receberam a visita do Dr. Fernando Platania para um bate-papo sobre as perspectivas profissionais dos jovens de hoje. Durante o encontro, o cardiologista comentou sua experiência na área da saúde e pontuou a importância de um olhar mais humano em todas as profissões.

Platania é membro da American Heart Association - AHA e, atualmente, além de coordenar o departamento de cardiologia do Hospital Ana Costa, integra ainda as equipes de cardiologia do Hospital Sírio Libanês e Albert Einstein em São Paulo.

Para saber mais sobre essa pessoa notável:
/Fernando Platina


Álvaro Messas

Os alunos do Ensino Médio receberam a visita de Álvaro Messas. O procurador federal e professor universitário falou sobre a importância de metas e foco na escolha profissional, sobre o perfil exigido pelo mercado de trabalho atual e sobre as diversas opções para aqueles que pretendem cursar Direito.

Messas é formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e foi candidato a vice-prefeito de Santos pelo Partido Progressista - PP, em 2012.

Para saber mais e entrar em contato com essa pessoa notável:
/alvaro.messas

 

Alan Moraes

O Ensino Médio recebeu a visita de Alan Moraes, do Instituto Europeo de Design - IED. Durante o encontro, Moraes falou sobre a diversidade de opções para os profissionais dessa área. Comentou a situação do mercado de trabalho e o crescimento das profissões relacionadas à economia criativa, segmento que envolve criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos.

Moraes atua na área de entretenimento e gestão de eventos corporativos. Atualmente é orientador de carreiras e coordenador de eventos no IED.

Para saber mais e entrar em contato com essa pessoa notável:
/Alan Moraes



« voltar