Conheça o JP Internacional

Cultura e conhecimento na formação do aluno multilíngue

Com incentivo às múltiplas competências e habilidades linguísticas, a proposta Internacional do Colégio privilegia a formação integral do aluno multilíngue.

Em um ambiente de imersão, com profissionais altamente qualificados, o projeto conta com uma matriz curricular ampliada, que garante o ensino de três línguas estrangeiras. Desse modo, o aluno que optar pelo programa desenvolverá a fala, a leitura, a escrita e a compreensão das Línguas Inglesa, Espanhola e Alemã, além de um amplo conhecimento cultural, por meio de atividades de cunho prático e vivencial.

A proposta privilegia a formação cultural do aluno, que tem acesso a informações e hábitos de outros lugares do mundo e privilegia a observação de aspectos histórico-culturais, a flexibilidade quanto às diferenças e a valorização da cultura nacional e internacional.

O material didático do programa é o mesmo utilizado em escolas internacionais, além de atividades autorais, cuidadosamente elaboradas pela equipe pedagógica, que oferecem aos alunos aulas de outros componentes curriculares em língua estrangeira, como história, ciências e geografia.

Para os alunos do 7º e 8º anos, o currículo internacional conta com até oito aulas em inglês. Quatro delas são de Língua e Cultura Inglesa e fazem parte do programa Global Leaders, em parceria com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. A proposta trabalha conteúdos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática a partir da agenda de temas globais da ONU (Organização das Nações Unidas).

O aluno do JP Internacional, aprovado no 8º ano, tem acesso direto ao Jean Piaget High School, que tem o seu ínício no 9º ano do Ensino Fundamental II.

As habilidades do cérebro multilíngue

Na medida em que é estimulada a pensar em mais de um idioma, a criança desenvolve um pensamento mais elaborado, sabendo que a estrutura que se aplica a uma língua nem sempre diz respeito à outra e, assim, exercita a habilidade de comparação ao utilizar os diferentes idiomas.

No programa Internacional, os currículos regular e ampliado mantêm um diálogo contínuo; assim, as contribuições fortalecem e aprofundam a aprendizagem e a formação do aluno, respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária.

Entre o 2º e o 9º ano do Ensino Fundamental, o aluno será, também, preparado para os mais importantes exames internacionais de certificação em Língua Inglesa, Espanhola e Alemã. Os certificados de Cambridge, do Instituto Cervantes e do Instituto Goethe, reconhecidos pelas principais universidades internacionais, atestam o grau de competência e domínio do idioma.

Carga horária em língua estrangeira

Ensino Fundamental I

Carga horária do curso regular: 30h/aula semanais.
Carga horária curso internacional: 45h/aula semanais.
Até 17 horas por semana de aulas em língua estrangeira. (Inglês e Espanhol)

Ensino Fundamental II

Carga horária do curso regular: 32h/aula semanais.
Carga horária curso internacional: Até 40h/aula semanais.
Até 13 horas por semana de aulas em língua estrangeira. (Inglês, Espanhol e Alemão)

 

« voltar