15 de janeiro de 2018

Projetos de iniciação científica são finalistas na Febrace

Categorias
Tags
10kmtribunafm 1º lugar no ENEM 2º semestre A coveira azarada adventskalender Aluno colaborativo Apresentação de Projetos apresentacoes aprofundamento Aprofundamentos Arte arte marcial arte rupestre As cores dos pássaros” assembleia Atualidades em Debate Auto de Natal autoretrato bactérias Banco óptico Biblioteca brigada de incêndio brincar Caça Talentos califórnia caminhada Campanha de vacinação canaldesantos canguru de matemática Centro Histórico de Santos certificados César Obeid Chá com as Avós cienciashumanas clubedovoluntariado CNV Colaboração colégio jean piaget colegiojeanpiaget Competência para a vida Competências para Vida Comunicação não violenta Consumo consciente Contação de histórias contosmaravilhosos cookies copawinner Coraline CPV criatividade cubo mágico Culinária cultura espanhola cupcakes Curso Bilíngue Curso de Aprofundamento curso de férias cursos extracurriculares Dança das Cadeiras desenho design thinking Dia da Batalha de Puebla Dia das Famílias Dia das Mães Dia do Coração dia dos pais dia dos pais e da família Dia dos Pais e Família dialogo doacoes Educação ambiental Educação financeira Educação Infantil Efeito estufa Empreendedorismo Encontro virtual ENEM enem2022 Ensino Fundamental Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio ensinofundamental ensinomedio escalacuisenaire escrita Espaço Verde esporte esportes estudar fora Estudo do Meio estudodomeio ex-alunos Exposição fantasia infantojuvenil Férias na Antártica FESCETE Festival do Oceano Festival Oceano festivaldeteatro fotografia Futmesa futsal geografia germinação gingerbread Gramática Handebol Healing Trees High School ideias idiomas imigração Indicação literária iniciação científica intercâmbio interclasses Jean Piaget Internacional jeanpiaget Jogo dos palitos Jogos Harry Potter Jonas Ribeiro jonasribeiro Jornal JOCA jornalismo José Roberto Torero jovens leitores JP Comunica jp explorer bus JP Imagens JP Internacional JPI jubileudeplatina judô laboratório de ciências Laboratório de Culinária Laboratório de informática Lagoa da Saudade Laurete Godoy Lei Lucas Leitura Língua Inglesa Linguagens literatura Lúcia Hatsuka Lúcia Hiratsuka Maker Maré da Ciência Marina Klink [ Marketing mascote Mata Atlântica Matemática Matemática sem Fronteiras Meio Ambiente meioambiente Metaverso metodologia ativa Middle School Mostra Cultural Música Objetivos de Desenvolvimento Sustentável observacao oceanos ODS Oficina de matemática Oficina de pintura oficinadematematica olimpíada de matemática olimpíadas olimpíadas e competições OMU ONU Orientação psicológica palestra pesquisa pesquisa no ensino médio PIC piquenique Preservação Preservacao ambiental primeiros socorros produção textual producaotextual Programa de Voluntariado programação Projeto de Empreendedorismo Projeto Raízes Prototipagem Psicologia educacional Realidade aumentada reciclagem resgate de brincadeiras Revista Qualé revistaquale rimas Roblox roda de leitura Saída de campo Santos Saúde Science Semana do Folclore Semana do Trânsito Sherlock Holmes show de mágica singingangels Sistema Monetário slime solidariedade sonoplastia Sustentabilidade Tango teatro teclado tecnologia tecnologia 3d Telhado Verde tênis de mesa Tetracampeão Thanksgiving Timbalaia Torneio de xadrez uniao Vestibular violao Volta às aulas voltaasaulas voluntariado workshop Xadrez

Os alunos exploraram os eixos de medicina e antropologia.

 

Dois grupos formados por alunos do Jean Piaget estão na final da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. O evento, promovido e sediado pela Universidade de São Paulo – USP, será realizado entre os dias 13 e 15 de março.

As pesquisas finalistas foram elaboradas como parte do PIC – Projeto de Iniciação Científica, disciplina que faz parte da matriz curricular do Ensino Médio.

“Nosso principal objetivo é despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica. Para isso, adotamos as mesmas normas técnicas e critérios utilizados pela Febrace”, explica o coordenador de Ciências Naturais, professor Reinaldo Lopes.

“A mídia e a questão transgênero: análise de discurso do filme ‘A garota dinamarquesa'” é o título da pesquisa do eixo de antropologia elaborada por Anita Scaff, Beatriz Rodrigues e Caio Luiz Gomes. Os alunos foram orientados pela professora Samara Carvalho e coorientados pelo professor Bruno Joaquim.

Os alunos Ana Carolina de Oliveira, Valentina Vasques e Vitor José Ferreira, orientados pela professora Mara Lúcia Zucheran, pesquisaram sobre a “Utilização de Subgalato de Bismuto em bandagens metálicas para controle de crescimento bacteriano”.

Para participar da Febrace, os alunos enviaram os projetos à banca avaliadora que selecionou participantes dos quatro cantos do país. Um dos objetivos da Feira é estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.