21 de fevereiro de 2018

Práticas de mindfulness desenvolvem habilidades socioemocionais

Categorias
Tags
10kmtribunafm 1º lugar no ENEM 2º semestre A coveira azarada adventskalender Aluno colaborativo Apresentação de Projetos apresentacoes aprofundamento Aprofundamentos Arte arte marcial arte rupestre As cores dos pássaros” assembleia Atualidades em Debate Auto de Natal autoretrato bactérias Banco óptico Biblioteca brigada de incêndio brincar Caça Talentos califórnia caminhada Campanha de vacinação canaldesantos canguru de matemática Centro Histórico de Santos certificados César Obeid Chá com as Avós cienciashumanas clubedovoluntariado CNV Colaboração colégio jean piaget colegiojeanpiaget Competência para a vida Competências para Vida Comunicação não violenta Consumo consciente Contação de histórias contosmaravilhosos cookies copawinner Coraline CPV criatividade cubo mágico Culinária cultura espanhola cupcakes Curso Bilíngue Curso de Aprofundamento curso de férias cursos extracurriculares Dança das Cadeiras desenho design thinking Dia da Batalha de Puebla Dia das Famílias Dia das Mães Dia do Coração dia dos pais dia dos pais e da família Dia dos Pais e Família dialogo doacoes Educação ambiental Educação financeira Educação Infantil Efeito estufa Empreendedorismo Encontro virtual ENEM enem2022 Ensino Fundamental Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio ensinofundamental ensinomedio escalacuisenaire escrita Espaço Verde esporte esportes estudar fora Estudo do Meio estudodomeio ex-alunos Exposição fantasia infantojuvenil Férias na Antártica FESCETE Festival do Oceano Festival Oceano festivaldeteatro fotografia Futmesa futsal geografia germinação gingerbread Gramática Handebol Healing Trees High School ideias idiomas imigração Indicação literária iniciação científica intercâmbio interclasses Jean Piaget Internacional jeanpiaget Jogo dos palitos Jogos Harry Potter Jonas Ribeiro jonasribeiro Jornal JOCA jornalismo José Roberto Torero jovens leitores JP Comunica jp explorer bus JP Imagens JP Internacional JPI jubileudeplatina judô laboratório de ciências Laboratório de Culinária Laboratório de informática Lagoa da Saudade Laurete Godoy Lei Lucas Leitura Língua Inglesa Linguagens literatura Lúcia Hatsuka Lúcia Hiratsuka Maker Maré da Ciência Marina Klink [ Marketing mascote Mata Atlântica Matemática Matemática sem Fronteiras Meio Ambiente meioambiente Metaverso metodologia ativa Middle School Mostra Cultural Música Objetivos de Desenvolvimento Sustentável observacao oceanos ODS Oficina de matemática Oficina de pintura oficinadematematica olimpíada de matemática olimpíadas olimpíadas e competições OMU ONU Orientação psicológica palestra pesquisa pesquisa no ensino médio PIC piquenique Preservação Preservacao ambiental primeiros socorros produção textual producaotextual Programa de Voluntariado programação Projeto de Empreendedorismo Projeto Raízes Prototipagem Psicologia educacional Realidade aumentada reciclagem resgate de brincadeiras Revista Qualé revistaquale rimas Roblox roda de leitura Saída de campo Santos Saúde Science Semana do Folclore Semana do Trânsito Sherlock Holmes show de mágica singingangels Sistema Monetário slime solidariedade sonoplastia Sustentabilidade Tango teatro teclado tecnologia tecnologia 3d Telhado Verde tênis de mesa Tetracampeão Thanksgiving Timbalaia Torneio de xadrez uniao Vestibular violao Volta às aulas voltaasaulas voluntariado workshop Xadrez

Ações vêm sendo incorporadas às rotinas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

Sentado e de olhos fechados, o aluno é convidado a prestar atenção em sua respiração e observar seus sentimentos e sensações.

Ao ensinar técnicas de mindfulness, a equipe de orientação do Jean Piaget promove o desenvolvimento de importantes habilidades socioemocionais. A ação faz parte do projeto Competências para a vida.

“Pouco a pouco, somos capazes de perceber que os alunos estão tomando mais consciência de suas emoções e sentimentos. O autoconhecimento é imprescindível para o desenvolvimento pessoal, cognitivo e profissional”, garante a diretora da unidade de Ensino Médio, professora Sigelda Mendes.

Desde o ano passado, a prática vem sendo incorporada às rotinas das crianças e adolescentes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A proposta vai muito além da meditação, uma infinidade de pesquisas no campo da neurociência vem demonstrando a eficácia e os benefícios do mindfulness para o cérebro humano.

“Observamos que o ensino intencional dessas competências e valores contribui de forma significativa para o bom desempenho cognitivo, melhoria na qualidade das relações sociais, compreensão e manejo das emoções”, explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, professora Janaína Xavier.