04 de dezembro de 2020

Ensino híbrido veio para ficar

Os estudantes do Ensino Médio contam com cinco plataformas digitais que oferecem recursos para atividades interativas. (Imagem: Colégio Jean Piaget)

Conheça a estrutura que será oferecida para os alunos de Ensino Médio em 2021. 

O ensino híbrido, uma metodologia que combina o aprendizado online com o offline, será uma realidade em 2021, mas no Ensino Médio do Jean Piaget, não é uma novidade.  

“Antes mesmo da pandemia, o ensino híbrido era uma dinâmica que já ganhava corpo no Colégio. As tarefas de casa, quando ocorrem em plataformas digitais, já são parte dessa estratégia híbrida. Utilizamos modelos que mesclam momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial”, comenta o coordenador de Ciências Humanas e Artes, Bruno Joaquim, que acredita que o ensino híbrido veio para ficar. 

Para que essa realidade seja possível, o Ensino Médio do Jean Piaget conta com um corpo docente atualizado e preparado para lidar com os recursos tecnológicos e com as plataformas digitais de aprendizagem oferecidas pelo Colégio. Todas as salas de aula contam com webcam, fone, microfone e monitores com tela touch, que permite que os alunos, em casa ou na escola,vejam as anotações do professor e interajam em tempo real.

Além dessa estrutura, os estudantes também contam com cinco plataformas digitais que oferecem recursos para atividades interativas, material didático digital, materiais complementares, banco de temas de redação e de vestibulares, além de análise de resultado com gráficos, personalizam os processos de aprendizagem e entregam dados de desempenho dos alunos em tempo real. Outro velho conhecido é o Google Classroom, a sala de aula online, que já é utilizado há alguns anos.

Confira a descrição detalhada de cada plataforma:

P+
Para os alunos de 3º ano. Conta com material digital, banco de temas de redação, banco de vestibulares, análise de resultado de simulados com gráficos e materiais complementares.

Essia
Os alunos dos 1º e 2º anos têm acesso ao material didático digital, recursos para atividades interativas e materiais complementares. A ferramenta ainda permite que que o professor inclua novos materiais e obtenha dados de desempenho dos alunos em tempo real.

Khan Academy
Voltada para os conteúdos de matemática e ciências da natureza, oferece exercícios e materiais audiovisuais complementares que personalizam os processos de aprendizagem conforme as necessidades de cada aluno. 

Letrus
Com base em um banco de redações nota 1000, inteligência linguística e profissionais especialistas em redações do ENEM, oferece relatórios com orientações e conteúdos personalizados 

Google Classroom
A sala de aula online, o espaço em que acontece a comunicação entre professores e alunos. 

Além das propostas de ensino híbrido, o Colégio conta com uma parceria com a Evolucional, avaliação externa que oferece um diagnóstico de aprendizagem individualizado do aluno e de sua turma, cujas informações são utilizadas para planejar as ações para melhoria dos processos educacionais para o próximo ano.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!