15 de maio de 2020

Monitoria de História do Ensino Fundamental II utiliza jogos como metodologia de aprendizagem

Modelo de bingo sobre o Egito Antigo. (Foto: Reprodução)
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Egito Antigo e Revolução Industrial foram os temas do bingo e do jogo da memória dos 6º e 8º anos. 

Você gosta de bingo? E de jogo da memória? E aprender brincando? As turmas de monitoria de História dos 6º e 8º anos do Ensino Fundamental II estão tirando dúvidas por meio desses jogos. 

A ideia surgiu da professora Aline Abreu, que já utilizava a metodologia nas aulas presenciais e continuou usando no ensino remoto. “A ideia é que eles vejam a monitoria como algo legal e não como um castigo por terem ficado com dúvida”.

Por meio dessas dinâmicas, que tinham os temas Egito Antigo e Revolução Industrial, os estudantes trabalham o foco e a concentração e fortalecem a parte cognitiva do cérebro, responsável pela percepção, memória e raciocínio.

Para jogar é muito simples: no caso do bingo, cada um escolhe sua cartela e, posteriormente, uma carta. Nessa carta consta uma pergunta sobre o conteúdo estudado e o participante deve conferir se a resposta para o questionamento está na sua cartela, se estiver ele marca um ponto. Quem preencher a cartela inteira primeiro, vence! 

Já no jogo da memória, eles têm que encontrar o par da imagem na carta e, quando isso acontece, devem explicar o conceito delas. 

O intuito das aulas de monitoria é reforçar aquilo que foi aprendido em sala e esclarecer o que não foi compreendido por completo, de uma maneira individualizada.