08 de maio de 2019

“Cidades do futuro” começam a ser projetadas pelos alunos dos 8º anos

Todos os componentes da “Cidade do futuro” estão sendo projetos pelos alunos em um software. (Foto: Colégio Jean Piaget)
Categorias
Tags
10kmtribunafm 1º lugar no ENEM 2º semestre A coveira azarada adventskalender Aluno colaborativo Apresentação de Projetos apresentacoes aprofundamento Aprofundamentos Arte arte marcial arte rupestre As cores dos pássaros” assembleia Atualidades em Debate Auto de Natal autoretrato bactérias Banco óptico Biblioteca brigada de incêndio brincar Caça Talentos califórnia caminhada Campanha de vacinação canaldesantos canguru de matemática Centro Histórico de Santos certificados César Obeid Chá com as Avós cienciashumanas clubedovoluntariado CNV Colaboração colégio jean piaget colegiojeanpiaget Competência para a vida Competências para Vida Comunicação não violenta Consumo consciente Contação de histórias contosmaravilhosos cookies copawinner Coraline CPV criatividade cubo mágico Culinária cultura espanhola cupcakes Curso Bilíngue Curso de Aprofundamento curso de férias cursos extracurriculares Dança das Cadeiras desenho design thinking Dia da Batalha de Puebla Dia das Famílias Dia das Mães Dia do Coração dia dos pais dia dos pais e da família Dia dos Pais e Família dialogo doacoes Educação ambiental Educação financeira Educação Infantil Efeito estufa Empreendedorismo Encontro virtual ENEM enem2022 Ensino Fundamental Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio ensinofundamental ensinomedio escalacuisenaire escrita Espaço Verde esporte esportes estudar fora Estudo do Meio estudodomeio ex-alunos Exposição fantasia infantojuvenil Férias na Antártica FESCETE Festival do Oceano Festival Oceano festivaldeteatro fotografia Futmesa futsal geografia germinação gingerbread Gramática Handebol Healing Trees High School ideias idiomas imigração Indicação literária iniciação científica intercâmbio interclasses Jean Piaget Internacional jeanpiaget Jogo dos palitos Jogos Harry Potter Jonas Ribeiro jonasribeiro Jornal JOCA jornalismo José Roberto Torero jovens leitores JP Comunica jp explorer bus JP Imagens JP Internacional JPI jubileudeplatina judô laboratório de ciências Laboratório de Culinária Laboratório de informática Lagoa da Saudade Laurete Godoy Lei Lucas Leitura Língua Inglesa Linguagens literatura Lúcia Hatsuka Lúcia Hiratsuka Maker Maré da Ciência Marina Klink [ Marketing mascote Mata Atlântica Matemática Matemática sem Fronteiras Meio Ambiente meioambiente Metaverso metodologia ativa Middle School Mostra Cultural Música Objetivos de Desenvolvimento Sustentável observacao oceanos ODS Oficina de matemática Oficina de pintura oficinadematematica olimpíada de matemática olimpíadas olimpíadas e competições OMU ONU Orientação psicológica palestra pesquisa pesquisa no ensino médio PIC piquenique Preservação Preservacao ambiental primeiros socorros produção textual producaotextual Programa de Voluntariado programação Projeto de Empreendedorismo Projeto Raízes Prototipagem Psicologia educacional Realidade aumentada reciclagem resgate de brincadeiras Revista Qualé revistaquale rimas Roblox roda de leitura Saída de campo Santos Saúde Science Semana do Folclore Semana do Trânsito Sherlock Holmes show de mágica singingangels Sistema Monetário slime solidariedade sonoplastia Sustentabilidade Tango teatro teclado tecnologia tecnologia 3d Telhado Verde tênis de mesa Tetracampeão Thanksgiving Timbalaia Torneio de xadrez uniao Vestibular violao Volta às aulas voltaasaulas voluntariado workshop Xadrez

Na disciplina de Projeto de Iniciação Científica as turmas vão criar maquetes de uma cidade sustentável.

Os 8º anos do Ensino Fundamental II já estão em fase de produção de seus trabalhos para a disciplina de Projeto de Iniciação Científica – PIC. Intitulada “Cidade do futuro”, a proposta prevê que cada turma construa uma maquete baseada em Santos, com fontes energéticas sustentáveis.

De acordo com o coordenador do PIC, Reinaldo Lopes, com essa iniciativa os alunos englobam as disciplinas de Artes, Ciências e Tecnologia. Na etapa inicial da criação da miniatura, as turmas estão modelando construções que vão compor a cidade em um programa de design computacional tridimensional chamado TinkerCad, posteriormente, essas peças serão produzidas na impressora 3D do Colégio.

Divididos em grupos de três integrantes, eles também já personalizaram as bases da maquete em peças de madeira. Quando o período de fabricação chegar ao fim, as partes serão acopladas a uma unidade central, representada pelo Colégio Jean Piaget.

Durante as aulas de fabricação digital, o grupo desenvolve uma série de habilidades, como criatividade, visão espacial e conceitos de Geometria. “Os alunos aprendem a modelar para a impressora 3D e têm um contato direto com a ferramenta. Assim, eles participam ativamente do processo de construção do produto final, e não apenas veem depois que está feito”, finalizou Lorraine Santana, da equipe de Tecnologia da Educação da escola.