23 de julho de 2018

Com o tema “Festa Junina” alunos dos 1º anos exploram universo das rimas

Categorias
Tags
10kmtribunafm 1º lugar no ENEM 2º semestre A coveira azarada adventskalender Aluno colaborativo Apresentação de Projetos apresentacoes aprofundamento Aprofundamentos Arte arte marcial arte rupestre As cores dos pássaros” assembleia Atualidades em Debate Auto de Natal autoretrato bactérias Banco óptico Biblioteca brigada de incêndio brincar Caça Talentos califórnia caminhada Campanha de vacinação canaldesantos canguru de matemática Centro Histórico de Santos certificados César Obeid Chá com as Avós cienciashumanas clubedovoluntariado CNV Colaboração colégio jean piaget colegiojeanpiaget Competência para a vida Competências para Vida Comunicação não violenta Consumo consciente Contação de histórias contosmaravilhosos cookies copawinner Coraline CPV criatividade cubo mágico Culinária cultura espanhola cupcakes Curso Bilíngue Curso de Aprofundamento curso de férias cursos extracurriculares Dança das Cadeiras desenho design thinking Dia da Batalha de Puebla Dia das Famílias Dia das Mães Dia do Coração dia dos pais dia dos pais e da família Dia dos Pais e Família dialogo doacoes Educação ambiental Educação financeira Educação Infantil Efeito estufa Empreendedorismo Encontro virtual ENEM enem2022 Ensino Fundamental Ensino Fundamental I Ensino Fundamental II Ensino Médio ensinofundamental ensinomedio escalacuisenaire escrita Espaço Verde esporte esportes estudar fora Estudo do Meio estudodomeio ex-alunos Exposição fantasia infantojuvenil Férias na Antártica FESCETE Festival do Oceano Festival Oceano festivaldeteatro fotografia Futmesa futsal geografia germinação gingerbread Gramática Handebol Healing Trees High School ideias idiomas imigração Indicação literária iniciação científica intercâmbio interclasses Jean Piaget Internacional jeanpiaget Jogo dos palitos Jogos Harry Potter Jonas Ribeiro jonasribeiro Jornal JOCA jornalismo José Roberto Torero jovens leitores JP Comunica jp explorer bus JP Imagens JP Internacional JPI jubileudeplatina judô laboratório de ciências Laboratório de Culinária Laboratório de informática Lagoa da Saudade Laurete Godoy Lei Lucas Leitura Língua Inglesa Linguagens literatura Lúcia Hatsuka Lúcia Hiratsuka Maker Maré da Ciência Marina Klink [ Marketing mascote Mata Atlântica Matemática Matemática sem Fronteiras Meio Ambiente meioambiente Metaverso metodologia ativa Middle School Mostra Cultural Música Objetivos de Desenvolvimento Sustentável observacao oceanos ODS Oficina de matemática Oficina de pintura oficinadematematica olimpíada de matemática olimpíadas olimpíadas e competições OMU ONU Orientação psicológica palestra pesquisa pesquisa no ensino médio PIC piquenique Preservação Preservacao ambiental primeiros socorros produção textual producaotextual Programa de Voluntariado programação Projeto de Empreendedorismo Projeto Raízes Prototipagem Psicologia educacional Realidade aumentada reciclagem resgate de brincadeiras Revista Qualé revistaquale rimas Roblox roda de leitura Saída de campo Santos Saúde Science Semana do Folclore Semana do Trânsito Sherlock Holmes show de mágica singingangels Sistema Monetário slime solidariedade sonoplastia Sustentabilidade Tango teatro teclado tecnologia tecnologia 3d Telhado Verde tênis de mesa Tetracampeão Thanksgiving Timbalaia Torneio de xadrez uniao Vestibular violao Volta às aulas voltaasaulas voluntariado workshop Xadrez

Durante as atividades, cinco estações de trabalho foram desenvolvidas.

Em tempo de celebrar a festa junina, as crianças dos 1º ano tiveram a chance de explorar o tema enquanto aprendiam sobre as rimas. Em uma aula hibrida, a turma pôde reconhecer o valor sonoro e melodioso das palavras que rimam, identificar pares de palavras pertencentes ao universo vocabular junino e ampliar o vocabulário.

“Elas observaram que as palavras são compostas por sons, rimam e se combinam. A proposta promoveu, também, a consciência fonológica, algo importante nessa fase de alfabetização”, explicou a professora Me. Ana Cristina Souza Gentil, coordenadora de Linguagens do Ensino Fundamental I.

Em cinco diferentes estações de trabalho, os alunos desenvolveram, com muita autonomia, atividades relacionadas à construção das palavras, com atividades e diferentes estruturas de textos já conhecidas por eles: músicas, receitas, quiz, cartelas de sílabas, imagens e palavras que se relacionam.

As estações são independentes uma da outra e oferecem, separadamente, diferentes conclusões, mas ao final todo conteúdo se completa.

“Por se tratar de uma metodologia ativa, as crianças puderam ser protagonistas da construção desse conhecimento, enquanto nós, professoras, servimos de mediadoras. A experiência foi muito positiva, pudemos perceber o quanto eles absorveram”, garante a professora Andressa Queiroz.