JP Internacional
Cultura e conhecimento na formação do aluno multilíngue
Com incentivo às múltiplas competências e habilidades linguísticas, a proposta Internacional do Colégio privilegia a formação integral do aluno multilíngue.
Em um ambiente de imersão, com profissionais altamente qualificados, o projeto conta com uma matriz curricular ampliada, que garante o ensino de quatro línguas estrangeiras. Desse modo, a partir de 2020, o aluno que optar pelo programa desenvolverá a fala, a leitura, a escrita e a compreensão das Línguas Inglesa, Espanhola e Alemã, além de um amplo conhecimento cultural, por meio de atividades de cunho prático e vivencial.
A proposta privilegia a formação cultural do aluno, que tem acesso a informações e hábitos de outros lugares do mundo e privilegia a observação de aspectos histórico-culturais, a flexibilidade quanto às diferenças e a valorização da cultura nacional e internacional.
O material didático do programa é o mesmo utilizado em escolas internacionais, além de atividades autorais, cuidadosamente elaboradas pela equipe pedagógica, que oferecem aos alunos aulas de outros componentes curriculares em língua estrangeira, como História, Ciências e Geografia.
A primeira infância é uma época em que as habilidades linguísticas se desenvolvem muito rapidamente. Portanto, a vivência de crianças em um ambiente de imersão em língua estrangeira, antes dos quatro anos de idade, aumenta a possibilidade de elas se tornarem fluentes.
Por isso, o JP Internacional começa no Ensino Fundamental e termina no Ensino Médio, com o High School.
No Ensino Fundamental II, o currículo internacional conta com até oito aulas em inglês. Quatro delas são de Língua e Cultura Inglesa e fazem parte do programa Global Leaders, em parceria com a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos. A proposta trabalha conteúdos de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática a partir da agenda de temas globais da ONU (Organização das Nações Unidas). Além das aulas em Espanhol e Francês ou Alemão.
O aluno do JP Internacional, aprovado no 8º ano, tem acesso direto ao Jean Piaget High School, que tem o seu início no 9º ano do Ensino Fundamental II.
As habilidades do cérebro multilíngue
Na medida em que é estimulada a pensar em mais de um idioma, a criança desenvolve um pensamento mais elaborado, sabendo que a estrutura que se aplica a uma língua nem sempre diz respeito à outra e, assim, exercita a habilidade de comparação ao utilizar os diferentes idiomas.
No programa Internacional, os currículos regular e ampliado mantêm um diálogo contínuo; assim, as contribuições fortalecem e aprofundam a aprendizagem e a formação do aluno, respeitando o desenvolvimento cognitivo de cada faixa etária.
Entre o 2º e o 9º ano do Ensino Fundamental, o aluno será, também, preparado para os mais importantes exames internacionais de certificação em Língua Inglesa, Espanhola e Alemã. Os certificados de Cambridge (inglês), do Instituto Cervantes (espanhol), do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (francês) e do Instituto Goethe (alemão), reconhecidos pelas principais universidades internacionais, atestam o grau de competência e domínio do idioma.
Carga horária em língua estrangeira
Ensino Fundamental I
Carga horária do curso regular: 30h/aula semanais.
Carga horária curso internacional: até 45h/aula semanais.
Até 17 horas por semana de aulas em língua estrangeira. (Inglês e Espanhol)
Ensino Fundamental II
Carga horária do curso regular: 32h/aula semanais.
Carga horária curso internacional: até 40h/aula semanais.
Até 13 horas por semana de aulas em língua estrangeira. (Inglês, Espanhol e Alemão)
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação
Elvira Fernandes Garcia
Coordenadora Pedagógica
Graduação em Letras – Unisantos
Graduação em Pedagogia – Don Domênico
FCE – First Certificate in English (University of Cambridge)
Michigan – Proficiency Examination (University of Michigan)
Curso de Formação de Professores/Ensino Reflexivo – Fundação Teófilo Ottoni
Graciela Irene T. de M. da Silva
Coordenação Pedagógica
Professora nativa da Argentina
Licenciatura Inglês/Espanhol – Unisantos
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge, Michigan e Oxford
Examinadora DELE – Instituto Miguel Cervantes
Jamile Gonçalves Salaro
Inglês
Graduação em Letras (em andamento) – Unisantos
Graduação em Direito – Unimes
Certificação Cambridge – TKT, ICELT e CAE
Aline Reis Cobo
Inglês
Graduação em Letras – Mackenzie
Certificado de proficiência em Inglês – FCE ( First Certificate in English)
Sandra Corzo Rodriguez
Inglês
Magistério – Colégio dos Andradas
Licenciatura em Letras – Unisantos
Curso de extensão para professores de inglês para o ensino de língua estrangeira – Universidade de Ohio
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan
Stephanie Webster
Cultura Inglesa
Jenni Milochis
Cultura Inglesa
Fernanda Alves Taipina Pedro
Espanhol
Licenciatura Plena em Letras – Português e Espanhol – Unisantos
Certificado DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) – Nível B2
Isis Aquino
Língua e Cultura Espanhola
Licenciatura em Letras – Português e Espanhol – Universidade de Franca
Certificado de Examinadora DELE C1 e C2
Certificado Preparadora SIELE
Luis Alfredo Sánchez García
Língua e Cultura Espanhola
Professor nativo da Espanha
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE)
Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2
Kathrin Grund
Alemão
Professora nativa da Alemanha
Graduação em Turismo – Universidade Ciências Aplicadas em Moenchengladbach, Alemanha
Mestrado em Turismo Internacional – Universidade Westküste, Alemanha
Graduação em Administração de Empresas – FATEC Rubens Lara
Especialização em Administração e Publicidade – Ogilvv & Mather, Alemanha
Estudos Literários: ensino por meio da leitura de clássicos infanto-juvenis
Novel Study ou Estudo de clássico literário é um formato de estudo que refere-se ao processo de ler (estudar) um texto (clássico) em conjunto, de forma que a leitura não seja vista como uma atividade passiva, mas um processo ativo que leva ao desenvolvimento da aprendizagem. Ler para aprender requer um esforço consciente para criar conexões, entender opiniões, pesquisar e aplicar o que você aprende aos seus estudos.
Os estudos literários são uma forma de aprender e aplicar estratégias para compreender o mundo, observar nosso entorno de maneira diferente ou entender pontos de vista discordantes e até mesmo opostos. Durante a leitura, o texto é usado para praticar compreensão e fluência, bem como conceitos de alfabetização como causa/efeito, sumarização, fazer inferências, desenvolver repertório. Permite também que os alunos possam expressar suas opiniões e ideias. O conteúdo do livro é tão importante quanto as habilidades que os leitores estão usando para compreender e interpretar o texto.
Para cada ano do Internacional há a indicação de um estudo literário em língua inglesa e espanhola.

1º ano - Língua inglesa
The Very Hungry Caterpillar - Eric Carle

2º ano - Língua inglesa
Dr. Seuss´s World - "The Cat in the hat"

2º ano - Língua espanhola
El Toro Ferdinando - Munro Leaf

3º ano - Língua inglesa
Flat Stanley - Jeff Brown

3º ano - Língua espanhola
Stela Plana (Inspirado na obra Flat Stanley - Jeff Brown)

4º ano - Língua inglesa
Charlotte´s web - E.B. White

4º ano - Língua espanhola
EL Principito - Antonie de Saint-Exupéry

5º ano - Língua inglesa
The Wizard of Oz - L. Frank Baum

5º ano - Língua espanhola
Charlie y la fábrica de chocolate - Roald Dahl

