Ensino Médio

Fique por dentro

Corpo docente

Alexandre Thomaz Vieira

Diretor/Mantenedor

Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor

Graduação em Administração de Empresas – FGV
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Diretora de Unidade

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Diretora de Unidade

Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte

Bruno dos Santos Joaquim

Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Bruno dos Santos Joaquim
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP
Mestrado em Educação – Unifesp

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Coordenação Pedagógica - Linguagens

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Coordenação Pedagógica - Linguagens

Licenciatura em Letras – Uniban
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte

João Davi Pereira de Carvalho

Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

João Davi Pereira de Carvalho
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

Licenciatura em Física – USP

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura em Ciências – Unisantos
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba

Eduardo dos Reis Cavalcante

Coordenação Pedagógica - Tecnologia da Educação

Eduardo dos Reis Cavalcante
Coordenação Pedagógica - Tecnologia da Educação

Licenciatura Plena em Matemática – Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell
Licenciatura Plena em Física – Faculdade São José
Pós-graduação em Design para Internet – Universidade São Francisco

Elaine Petito

Orientação Educacional

Elaine Petito
Orientação Educacional
Licenciatura em Pedagogia – UNIMES
Pós-graduação em Orientação e Supervisão Escolar – UNINTER
Pós-graduação em O coordenador Pedagógico e a prática educativa – Unimes

Juliana Cristina Bessa

Orientação Psicológica

Juliana Cristina Bessa
Orientação Psicológica
Graduação em Psicologia – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria do Estado da Saúde, na área da Saúde Mental e Saúde Pública – Departamento Regional de Saúde (DRS IX)
Mestrado em Psicologia e Sociedade – Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Marlene Rosimar da Silva Vieira

Professora de Biologia

Marlene Rosimar da Silva Vieira
Professora de Biologia

Graduação em Farmácia Bioquímica – UFPR
Especialista em Coordenação Pedagógica – Unisantos
Mestrado em Bioquímica – UFPR
Doutora em Saúde Coletiva – Unisantos

Orlando Couto Jr.

Professor de Biologia

Orlando Couto Jr.
Professor de Biologia

Licenciatura em Biologia – Unisanta

Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta

Mestrado em Aquicultura e Pesca – APTA/ SP

Bruno Gouvêa

Professor de História

Bruno Gouvêa
Professor de História
Graduação em História – Unisantos
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Mestrado em Políticas Públicas – Universidade Federal do ABC

Carolina Faciroli

Professora de História

Carolina Faciroli
Professora de História
Graduação em História – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio – Universidade Federal de São João Del Rei

Dayane Santos Araujo

Professora de História

Dayane Santos Araujo
Professora de História

Licenciatura em História – Unisantos
Bacharelado em História – Unisantos
Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura – PUC – SP
Mestrado em História Social – PUC – SP

Bruno dos Santos Joaquim

Professor de Geografia

Bruno dos Santos Joaquim
Professor de Geografia

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP
Mestrado em Educação – Unifesp

Fernando César Dias

Professor de Geografia

Fernando César Dias
Professor de Geografia
Graduação em Geografia – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

João Davi Pereira de Carvalho

Professor de Física

João Davi Pereira de Carvalho
Professor de Física

Licenciatura em Física – USP

Sérgio Henrique M. D. dos Santos

Professor de Física

Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Professor de Física

Licenciatura em Física – Unesp
Pós graduação em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza – UNIMES
Mestrado em Ensino da Física – UFABC (cursando)

Maria Célia Ferreira da Silva

Professora de Matemática

Maria Célia Ferreira da Silva
Professora de Matemática

Licenciatura em Matemática – Unisantos
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Professor de Matemática

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Professor de Matemática

Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura em Ciências – Unisantos
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Professora de Matemática

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Professora de Matemática

Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte

Eloá de Oliveira Schuler

Professora de Literatura

Eloá de Oliveira Schuler
Professora de Literatura

Bacharelado e licenciatura em Letras – Português/Espanhol – USP

Janylce de Souza Costa

Professora de Literatura

Janylce de Souza Costa
Professora de Literatura

Licenciatura em Letras, Português/Inglês – FACEL

Pós-graduação em Docência do Ensino Superior – Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin

Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Vunesp

Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Getúlio Vargas

 

Tatiana de Oliveira Menezes

Professora de Gramática

Tatiana de Oliveira Menezes
Professora de Gramática

Licenciatura em Letras – Português/Inglês – Unisantos
Extensão em Leitura e Redação – PUC-SP

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Professora de Gramática e Redação

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Professora de Gramática e Redação

Licenciatura em Letras – Uniban
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte

Leila Bianca Mélega Gallo

Professora de Redação

Leila Bianca Mélega Gallo
Professora de Redação

Licenciatura Plena em Letras – PUC/ SP
Mestrado em Literatura e Crítica Literária – PUC/ SP
Doutorado em Literatura e Crítica Literária – PUC/ SP

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho

Professora de Química

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Professora de Química

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP

Maurício Medeiros

Professor de Química

Maurício Medeiros
Professor de Química
Licenciatura Plena em Química – USP

Reinaldo Lopes

Professor de Química

Reinaldo Lopes
Professor de Química

Licenciatura em Ciências – Unisanta
Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura Plena em Química – Unisanta

Victor de Araújo

Professor de Química

Victor de Araújo
Professor de Química
Licenciatura em Química – Unesp
Graduação em Química – Unesp
Especialização em Materiais para captura de CO2 – Unicamp
Mestrado em Química Inorgânica – Unicamp

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Professora de Inglês

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Professora de Inglês

Complementação Pedagógica em Inglês – UNISANTOS

First Certificate in English – Cambridge University

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University

Certificate of Proficiency in English – Michigan University

The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University

Cintia Márcia Estrella

Professora de Artes

Cintia Márcia Estrella
Professora de Artes

Formação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas – Unisanta
Licenciatura em Pedagogia – Unimes

Samara dos Santos Carvalho

Professora de Sociologia

Samara dos Santos Carvalho
Professora de Sociologia

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp/Marília
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp/Marília

Tatiana LoBosque Galante

Professora de Filosofia

Tatiana LoBosque Galante
Professora de Filosofia

Licenciatura Plena em Filosofia – Unisantos

Graduação em Filosofia – Unisantos

Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Unicamp

Caio César Mussolini

Professor de Economia

Caio César Mussolini
Professor de Economia
Graduação em Economia – PUC-SP
Mestrado em Economia – FGV
Doutorado em Economia – FGV

Marilize Pedroso

Professor de Educação Física

Marilize Pedroso
Professor de Educação Física

Graduação em Educação Física – FEFIS
Licenciatura e Bacharelado em Treinamento Desportivo – FEFIS

Rodney S. Rodrigues

Professor de Educação Física

Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – FEFIS

Ana Maria Elena Cerioni de Benegas

Professora de Espanhol Optativo

Ana Maria Elena Cerioni de Benegas
Professora de Espanhol Optativo

Professora nativa da Argentina

Bacharelado em Letras – Universidade de La Plata (Argentina)

Magistério Superior (Pedagogia) – Universidade de La Plata (Argentina)

Professora nativa registrada na Embaixada Espanhola em Brasília

Especialização em Língua Espanhola – Instituto Miguel de Cervantes

Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) B1, B2, C1 e C2

Luis Alfredo Sánchez García

Professor de Espanhol Optativo

Luis Alfredo Sánchez García
Professor de Espanhol Optativo

Professor nativo da Espanha

Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri

Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE)

Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2

Orlando Couto Jr.

Projeto Raízes

Orlando Couto Jr.
Projeto Raízes

Licenciatura em Biologia – Unisanta

Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta

Mestrado em Aquicultura e Pesca – APTA/ SP

Felipe Pardini Rodrigues

Projeto Vida Saudável

Felipe Pardini Rodrigues
Projeto Vida Saudável

Bacharel em Educação Física – FEFESP – Unisanta

Treinamento Funcional, CORE Training, Alongamento Miofascial & Isolamento Muscular
Auxiliar recreativo e esportivo em eventos beneficentes anuais (dia das crianças, dia das mães/pais)
Participou como professor voluntário no programa municipal Escola Total, na área de lutas.

Fátima Fernandes Della Rocca

Laboratório de Física

Fátima Fernandes Della Rocca
Laboratório de Física

Licenciatura em Física – USP
Bacharelado em Física – USP
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho

Laboratório de Química

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Laboratório de Química

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP

Roberta Rodrigues

Laboratório de Biologia

Roberta Rodrigues
Laboratório de Biologia

Licenciatura em Ciências Biológicas – USP

Bacharelado em Ciências Biológicas – USP

Mestrado em Ciências da Saúde – Unifesp

Maria Célia Ferreira da Silva

Laboratório de Matemática

Maria Célia Ferreira da Silva
Laboratório de Matemática

Licenciatura em Matemática – Unisantos
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte

Débora Cristina Veloso dos Santos

Orientação Profissional

Débora Cristina Veloso dos Santos
Orientação Profissional

Graduação em Psicologia – Unisantos
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos
Curso de Abordagem Psicanalítica na Adolescência: Temas Atuais – Sedes Sapientiae

Mariana Castro

Projeto de Vida e Orientação Profissional

Mariana Castro
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Graduação em Psicologia – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão em Neurociência Básica para o Ensino Médio – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP)
Programa de Mentoria para a Educação Profissional, com foco em Processos de Orientação Educacional e Profissional – Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Valquíria Vargas

Projeto de Vida e Orientação Profissional

Valquíria Vargas
Projeto de Vida e Orientação Profissional

Graduação em Psicologia – Unisantos
Formação em terapia familiar/abordagem sistêmica – NET Família
Especialização em Análise Comportamental e Cognitiva – Amban (Hospital das Clínicas – SP)
Especialização em Neurociências – Centro de Diagnóstico e Neuropsicologia

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Inglês preparatório para Cambridge

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Inglês preparatório para Cambridge

Complementação Pedagógica em Inglês – UNISANTOS

First Certificate in English – Cambridge University

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University

Certificate of Proficiency in English – Michigan University

The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University

Eduardo dos Reis Cavalcante

Projetos de Iniciação Científica

Eduardo dos Reis Cavalcante
Projetos de Iniciação Científica

Licenciatura Plena em Matemática – Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell
Licenciatura Plena em Física – Faculdade São José
Pós-graduação em Design para Internet – Universidade São Francisco

 

Fátima Fernandes Della Rocca

Projetos de Iniciação Científica

Fátima Fernandes Della Rocca
Projetos de Iniciação Científica

Licenciatura em Física – USP
Bacharelado em Física – USP
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP

Michel Indalécio de Souza

Projetos de Iniciação Científica

Michel Indalécio de Souza
Projetos de Iniciação Científica

Psicologia – Unisantos

Pós-graduação em Medicina Comportamental – UNIFESP

Especialização em Neuropsicologia – USP

Aperfeiçoamento em transtornos alimentares – USP

Renata Bonavides

Projetos de Iniciação Científica

Renata Bonavides
Projetos de Iniciação Científica

Graduação em Pedagogia – Claretiano

Graduação em Direito – Unisantos

Mestrado em Direito – Unimes

Doutorado em Direito das Relações Sociais – PUC-SP

Samara dos Santos Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Samara dos Santos Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Marília
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp – Marília

Viviam Ester de Souza

Projetos de Iniciação Científica

Viviam Ester de Souza
Projetos de Iniciação Científica

Projetos

O trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica, visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido.

Nesse contexto, os alunos passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema (que pode ser sugerido pelos professores/orientadores ou pelos próprios estudantes), levantamento bibliográfico, reflexão, definição de metodologia, redação do trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT); até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio.

Com esse trabalho, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.

Desde 2016, a disciplina de Projeto de Iniciação Científica (PIC) foi incorporada a matriz curricular dos alunos do Ensino Médio.

Cultura, Sociedade e Políticas Públicas

Cultura, Sociedade e Políticas Públicas

- Gênero e sexualidade
- Campo religioso
- Manifestações artísticas
- Políticas públicas
Direito e Cidadania

Direito e Cidadania

- Direitos e garantias fundamentais
- Proteção legal das crianças e adolescentes
- Estabelecimentos prisionais
- Violência contra a mulher
- Mídia e internet
Psicologia, Comportamento e Saúde Mental

Psicologia, Comportamento e Saúde Mental

- Estudo do comportamento humano
- Comportamento social
- Saúde mental
- Neuropsicologia
Tecnologias Digitais Aplicadas

Tecnologias Digitais Aplicadas

- Internet das coisas
- Identificar um problema social
- Desenvolvimento de aplicativos
Economia e Administração

Economia e Administração

- Economia no cenário da pandemia
- Economia financeira e empreendedorismo
- Desenvolvimento econômico regional
- Gestão de pessoas
- Marketing e comportamento do consumidor
Medicina, Saúde e Bioquímica

Medicina, Saúde e Bioquímica

- Estudo de doenças
- Métodos preventivos
- Análises moleculares
Ciências Exatas e Engenharia

Ciências Exatas e Engenharia

- Pesquisa em engenharia
- Necessidades e fragilidades da comunidade
- Protótipos
- Sistema experimental para coleta de dados
- Proposta de intervenção
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Meio Ambiente e Sustentabilidade

- Controle biológico
- Reaproveitamento de recursos naturais e orgânicos
- Diversidades de animais e plantas
- Poluição ambiental e créditos de carbono

Ambiente

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula