Ensino Médio

Fique por dentro

Corpo docente

Alexandre Thomaz Vieira

Diretor/Mantenedor

Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor

Formação:

Graduação em Administração de Empresas – FGV.
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV.
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP.
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação.

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Diretora de Unidade

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Diretora de Unidade

Formação:

Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta.
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.

Bruno dos Santos Joaquim

Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Bruno dos Santos Joaquim
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Formação:

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Araraquara.
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.
Mestrado em Educação – Unifesp.

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Coordenação Pedagógica - Linguagens

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Coordenação Pedagógica - Linguagens

Formação:

Licenciatura em Letras – Uniban.
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo.
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte.

Graciela Irene T. de M. da Silva

Coordenação Pedagógica - Língua Estrangeira

Graciela Irene T. de M. da Silva
Coordenação Pedagógica - Língua Estrangeira

Formação:

Licenciatura Inglês/espanhol – Unisantos.

Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge, Michigan e Oxford.

Examinadora DELE – Instituto Miguel Cervantes.

Participou do programa de treinamento especial da Universidade de Missouri.

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Formação:

Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura em Ciências – Unisantos.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba.

Paola de Oliveira R. C. Araújo

Coordenação Pedagógica - Tecnologia da Educação

Paola de Oliveira R. C. Araújo
Coordenação Pedagógica - Tecnologia da Educação

Formação:

Bacharelado em Ciências da Computação – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – FALC.
Licenciatura Plena em Matemática – Uniesp.
Pós-graduação em Ciências da Computação – Unisanta.

Reinaldo Lopes

Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

Reinaldo Lopes
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

Formação:

Licenciatura em Ciências – Unisanta.
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura Plena em Química – Unisanta.

Débora Cristina Veloso dos Santos

Orientação Psicológica

Débora Cristina Veloso dos Santos
Orientação Psicológica

Formação:

Graduação em Psicologia – Unisantos.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos.
Curso de Abordagem Psicanalítica na Adolescência: Temas Atuais – Sedes Sapientiae.

Claudia Christovão Araujo Gonçalves

Orientação Pedagógica

Claudia Christovão Araujo Gonçalves
Orientação Pedagógica

Formação:

Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Licenciatura em Educação Artística – Unisanta.
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda – Unisantos.
Pós-Graduação em Marketing – Unimes.

Dayane Santos Araujo

Professora de História

Dayane Santos Araujo
Professora de História

Formação:

Licenciatura em História – Unisantos.
Bacharelado em História – Unisantos.
Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura – PUC – SP.
Mestrado em História Social – PUC – SP.

Luis Fernando Prestes Camargo

Professor de História

Luis Fernando Prestes Camargo
Professor de História

Formação:

Graduação em História – Unimes.
Mestrado em História – Unicamp.

Orlando Couto Jr.

Professor de Biologia

Orlando Couto Jr.
Professor de Biologia

Formação:

Licenciatura em Ciência Biológicas – Unisanta.
Bacharelado em Ciências Biológicas – Unisanta.
Mestrado em Aquicultura e Pesca – Instituto de Pesca – APTA-SP.

Marlene Rosimar da Silva Vieira

Professora de Biologia

Marlene Rosimar da Silva Vieira
Professora de Biologia

Formação:

Graduação em Farmácia Bioquímica – UFPR.
Especialista em Coordenação Pedagógica – Unisantos.
Mestrado em Bioquímica – UFPR.
Doutora em Saúde Coletiva – Unisantos.

Luiz Alberto Zaffani

Professor de Física

Luiz Alberto Zaffani
Professor de Física

Formação:

Bacharel e Mestre em Geofísica – USP
Pós-graduação em Educação a Distância – UNIMES
Licenciando no curso de Física – Cruzeiro do Sul

João Davi Pereira de Carvalho

Professor de Física

João Davi Pereira de Carvalho
Professor de Física

Formação:

Licenciatura em Física – USP

Sérgio Henrique M. D. dos Santos

Professor de Física

Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Professor de Física

Formação:

Licenciatura em Física – Unesp Guaratinguetá
Pós graduação em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza – UNIMES
Mestrado em Ensino da Física – UFABC (cursando)

Bruno dos Santos Joaquim

Professor de Geografia

Bruno dos Santos Joaquim
Professor de Geografia

Formação:

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Araraquara.
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.
Mestrado em Educação – Unifesp.

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Professora de Matemática

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Professora de Matemática

Formação:

Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta.
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.

Maria Célia Ferreira da Silva

Professora de Matemática

Maria Célia Ferreira da Silva
Professora de Matemática

Formação:

Licenciatura em Matemática – Unisantos.
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Professor de Matemática

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Professor de Matemática

Formação:

Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura em Ciências – Unisantos.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba.

Emerson Braga Santos

Professor de Gramática e Literatura

Emerson Braga Santos
Professor de Gramática e Literatura

Formação:

Licenciatura Plena em Letras – Português/Francês – Unesp – ASSIS.
Especialização em Educação Especial – Portal Educação.

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Professora de Gramática e Redação

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Professora de Gramática e Redação

Formação:

Licenciatura em Letras – Uniban.
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo.
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte.

Tatiana de Oliveira Menezes

Professora de Gramática

Tatiana de Oliveira Menezes
Professora de Gramática

Formação:

Licenciatura em Letras – Português/Inglês – Unisantos.
Extensão em Leitura e Redação – PUC-SP.

Aline Nogueira Marques Nicolau

Professora de Redação

Aline Nogueira Marques Nicolau
Professora de Redação

Formação:

Graduação em Letras – USP.
Mestrado em Literatura Brasileira – USP.

Eloá de Oliveira Schuler

Professora de Literatura

Eloá de Oliveira Schuler
Professora de Literatura

Formação:

LETRAS – Bacharelado e Licenciatura em Português/Espanhol – Universidade de São Paulo (USP).

Reinaldo Lopes

Professor de Química

Reinaldo Lopes
Professor de Química

Formação:

Licenciatura em Ciências – Unisanta.
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura Plena em Química – Unisanta.

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho

Professora de Química

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Professora de Química

Formação:

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina.
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP.
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP.

Cintia Márcia Estrella

Professora de Artes

Cintia Márcia Estrella
Professora de Artes

Formação:

Formação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.

Felipe Pardini Rodrigues

Projeto Vida Saudável

Felipe Pardini Rodrigues
Projeto Vida Saudável

Formação:

Bacharel em Educação Física – FEFES – Unisanta.

Experiência:

Treinamento Funcional, CORE Training, Alongamento Miofascial & Isolamento Muscular.
Auxiliar recreativo e esportivo em eventos beneficentes anuais (dia das crianças, dia das mães/pais).
Participou como professor voluntário no programa municipal Escola Total, na área de lutas.

Marilize Pedroso

Professor de Educação Física

Marilize Pedroso
Professor de Educação Física

Formação:

Graduação em Educação Física – FEFIS.
Licenciatura e Bacharelado em Treinamento Desportivo – FEFIS.

Rodney S. Rodrigues

Professor de Educação Física

Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física

Formação:

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – FEFIS.

Luiz Alfredo Sánchez García

Professor de Espanhol Optativo

Luiz Alfredo Sánchez García
Professor de Espanhol Optativo

Formação:

Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri.

Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE).

Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Ana Maria Elena Cerioni de Benegas

Professora de Espanhol Optativo

Ana Maria Elena Cerioni de Benegas
Professora de Espanhol Optativo

Formação:

Bacharelado em Letras – Universidade de La Plata (Argentina).

Magistério Superior (Pedagogia) – Universidade de La Plata (Argentina).

Professora nativa registrada na Embaixada Espanhola em Brasília.

Especialización en Lengua Española – Instituto Miguel de Cervantes.

Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) B1, B2, C1 e C2.

Tatiana LoBosque Galante

Professora de Filosofia

Tatiana LoBosque Galante
Professora de Filosofia

Formação:

Licenciatura Plena em Filosofia.
Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Unicamp.

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Professora de Inglês

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Professora de Inglês

Formação:

Complementação Pedagógica em Inglês – UNISANTOS.

First Certificate in English – Cambridge University.

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.

Certificate of Proficiency in English – Michigan University.

The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University.

Giana Mello

Professora de Inglês

Giana Mello
Professora de Inglês

Formação:

Língua e Literatura Inglesas – Tradução – PUC-SP.

Mestrado em Linguística Aplicada – UNICAMP.

Doutorado em Linguística Aplicada – UNICAMP.

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.

Samara dos Santos Carvalho

Professora de Sociologia

Samara dos Santos Carvalho
Professora de Sociologia

Formação:

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp/Marília.
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp/Marília.

Pedro Leitão Angeli

Professor de Sociologia

Pedro Leitão Angeli
Professor de Sociologia

Formação:

Licenciatura em Ciências Sociais – Unicamp.
Bacharelado em Ciências Sociais – Unicamp.
Especialização em Ciências Políticas – Unicamp.
Pós-graduação em Política e Relações Internacionais – FESPSP.

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho

Laboratório de Biologia e Química

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Laboratório de Biologia e Química

Formação:

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina.
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP.
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP.

Fátima Fernandes Della Rocca

Laboratório de Física

Fátima Fernandes Della Rocca
Laboratório de Física

Formação:

Licenciatura em Física – USP.
Bacharelado em Física – USP.
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP.
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP.

Maria Célia Ferreira da Silva

Laboratório de Matemática

Maria Célia Ferreira da Silva
Laboratório de Matemática

Formação:

Licenciatura em Matemática – Unisantos.
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.

Débora Cristina Veloso dos Santos

Orientação Profissional

Débora Cristina Veloso dos Santos
Orientação Profissional

Formação:

Graduação em Psicologia – Unisantos.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos.
Curso de Abordagem Psicanalítica na Adolescência: Temas Atuais – Sedes Sapientiae.

Giana Mello

Inglês preparatório para Cambridge

Giana Mello
Inglês preparatório para Cambridge

Formação:

Língua e Literatura Inglesas – Tradução – PUC-SP.

Mestrado em Linguística Aplicada – UNICAMP.

Doutorado em Linguística Aplicada – UNICAMP.

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Inglês preparatório para Cambridge

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Inglês preparatório para Cambridge

Formação:

Complementação Pedagógica em Inglês – UNISANTOS.

First Certificate in English – Cambridge University.

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.

Certificate of Proficiency in English – Michigan University.

The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University.

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Formação:

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina.
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP.
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP.

Bruno dos Santos Joaquim

Projetos de Iniciação Científica

Bruno dos Santos Joaquim
Projetos de Iniciação Científica

Formação:

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Araraquara.
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.
Mestrado em Educação – Unifesp.

Fátima Fernandes Della Rocca

Projetos de Iniciação Científica

Fátima Fernandes Della Rocca
Projetos de Iniciação Científica

Formação:

Licenciatura em Física – USP.
Bacharelado em Física – USP.
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP.
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP.

Orlando Couto Jr.

Projeto Raízes

Orlando Couto Jr.
Projeto Raízes

Formação:

Licenciatura em Ciência Biológicas – Unisanta.
Bacharelado em Ciências Biológicas – Unisanta.
Mestrado em Aquicultura e Pesca – Instituto de Pesca – APTA-SP.

Samara dos Santos Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Samara dos Santos Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Formação:

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Marília.
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp – Marília.

Projetos

O trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido.

Nesse contexto, os alunos passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema (que pode ser sugerido pelos professores/orientadores ou pelos próprios estudantes), levantamento bibliográfico, reflexão, definição de metodologia, redação do trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT); até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio.

Com esse trabalho, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.

Desde 2016, a disciplina de Projeto de Iniciação Científica (PIC) foi incorporada a sua matriz curricular do alunos do Ensino Médio.

Cultura e Sociedade

Cultura e Sociedade

- Gênero e Sexualidade
- Questões étnico-raciais e resistência cultural
- Manifestações artísticas
- Campo religioso brasileiro
Psicologia e Comportamento

Psicologia e Comportamento

- Crescer no século XXI
- Tristeza e Depressão
- Transtornos Alimentares
- Dependência de Internet
Políticas Públicas e Espaço Urbano

Políticas Públicas e Espaço Urbano

- Políticas Públicas de Desenvolvimento Social
- Geopolítica e Desafios Globais do Século XXI
- Problemas da Cidade e Transformações do Espaço Urbano
- Direito e Cidadania
Economia e Administração

Economia e Administração

- Economia Financeira e Empreendedorismo
- Desenvolvimento Econômico Regional
- Gestão de Pessoas
- Marketing e Comportamento do Consumidor
Meio ambiente e Sustentabilidade

Meio ambiente e Sustentabilidade

- Controle Biológico
- Reaproveitamento de Recursos Naturais e Orgânicos
- Diversidades de Animais e Plantas
- Poluição Ambiental e Créditos de Carbono
Bioquímica e Saúde

Bioquímica e Saúde

- Estudo investigativo de doenças endêmicas e pandêmicas
- Estudo investigativos sobre DST em jovens e idosos
- Incidência de doenças relacionadas à dieta em animais domésticos
Sistemas de Engenharia e Metrologia

Sistemas de Engenharia e Metrologia

- Energia e eficiência energética
- Desenvolvimento de sistemas e protótipos
- Metrologia: aquisição e análise de dados ambientais
- Física e Astronomia

Ambiente

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula