Ensino Médio

Fique por dentro

Corpo docente

Alexandre Thomaz Vieira

Diretor/Mantenedor

Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor

Graduação em Administração de Empresas – FGV
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Diretora de Unidade

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Diretora de Unidade

Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura em Ciências – Unisantos
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba

Bruno dos Santos Joaquim

Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Bruno dos Santos Joaquim
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP
Mestrado em Educação – Unifesp

João Davi Pereira de Carvalho

Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

João Davi Pereira de Carvalho
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

Licenciatura em Física – USP

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Coordenação Pedagógica - Linguagens

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Coordenação Pedagógica - Linguagens

Licenciatura em Letras – Uniban
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte

Elaine Petito

Orientação Educacional

Elaine Petito
Orientação Educacional
Licenciatura em Pedagogia – UNIMES
Pós-graduação em Orientação e Supervisão Escolar – UNINTER
Pós-graduação em O coordenador Pedagógico e a prática educativa – Unimes

Juliana Cristina Bessa

Orientação Psicológica

Juliana Cristina Bessa
Orientação Psicológica
Graduação em Psicologia – Unesp
Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria do Estado da Saúde, na área da Saúde Mental e Saúde Pública – Departamento Regional de Saúde
Mestrado em Psicologia e Sociedade – Unesp

Ysadora Lourenço

Professora de Arte

Ysadora Lourenço
Professora de Arte

Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Unisantos
Pós-graduação em Arte-educação – Senac

Marlene Rosimar da Silva Vieira

Professora de Biologia

Marlene Rosimar da Silva Vieira
Professora de Biologia

Graduação em Farmácia Bioquímica – UFPR
Especialista em Coordenação Pedagógica – Unisantos
Mestrado em Bioquímica – UFPR
Doutora em Saúde Coletiva – Unisantos

Orlando Couto Jr.

Professor de Biologia

Orlando Couto Jr.
Professor de Biologia

Licenciatura em Biologia – Unisanta
Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta
Mestrado em Aquicultura e Pesca – APTA/ SP

Rodney S. Rodrigues

Professor de Educação Física

Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – FEFIS

Tatiana LoBosque Galante

Professora de Filosofia

Tatiana LoBosque Galante
Professora de Filosofia

Licenciatura Plena em Filosofia – Unisantos
Graduação em Filosofia – Unisantos
Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Unicamp

João Davi Pereira de Carvalho

Professor de Física

João Davi Pereira de Carvalho
Professor de Física

Licenciatura em Física – USP

Sérgio Henrique M. D. dos Santos

Professor de Física

Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Professor de Física
Licenciatura em Física – Unesp
Pós-graduação em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza – Unimes
Mestrado em Ensino de Física – UFABC

Bruno dos Santos Joaquim

Professor de Geografia

Bruno dos Santos Joaquim
Professor de Geografia

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP
Mestrado em Educação – Unifesp

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Professora de Gramática e Redação

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Professora de Gramática e Redação

Licenciatura em Letras – Uniban
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte

Tayla de Souza

Professora de Gramática

Tayla de Souza
Professora de Gramática

Licenciatura em Letras – Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade do Estado de Minas Gerais

Bruno Gouvêa

Professor de História

Bruno Gouvêa
Professor de História
Graduação em História – Unisantos
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Mestrado em Políticas Públicas – Universidade Federal do ABC

Carolina Faciroli

Professora de História

Carolina Faciroli
Professora de História
Graduação em História – Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio – Universidade Federal de São João Del Rei

Dayane Santos Araujo

Professora de História

Dayane Santos Araujo
Professora de História

Licenciatura em História – Unisantos
Bacharelado em História – Unisantos
Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura – PUC – SP
Mestrado em História Social – PUC – SP

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Professora de Inglês

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Professora de Inglês

Complementação Pedagógica em Inglês – Unisantos
First Certificate in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Michigan University
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford Universityity

Eloá de Oliveira Schuler

Professora de Literatura

Eloá de Oliveira Schuler
Professora de Literatura

Bacharelado e licenciatura em Letras – Português/Espanhol – USP

Janylce de Souza Costa

Professora de Literatura

Janylce de Souza Costa
Professora de Literatura

Licenciatura em Letras, Português/Inglês – FACEL
Pós-graduação em Docência do Ensino Superior – Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Vunesp
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Getúlio Vargas

 

Marco Antonio Di Pinto Junior

Professor de Matemática

Marco Antonio Di Pinto Junior
Professor de Matemática

Graduação em Matemática – Unisantos
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Unisanta

Maria Célia Ferreira da Silva

Professora de Matemática

Maria Célia Ferreira da Silva
Professora de Matemática

Licenciatura em Matemática – Unisantos
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Professor de Matemática

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Professor de Matemática

Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura em Ciências – Unisantos
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Professora de Matemática

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Professora de Matemática

Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Mestrado em Educação – Unimonte

Aline Pacheco Bleck Louzano

Professora de Química

Aline Pacheco Bleck Louzano
Professora de Química

Graduação em Engenharia Química – Unisanta
Licenciatura em Matemática – Unimes

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho

Professora de Química

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Professora de Química

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP

Maurício Medeiros

Professor de Química

Maurício Medeiros
Professor de Química
Licenciatura Plena em Química – USP

Reinaldo Lopes

Professor de Química

Reinaldo Lopes
Professor de Química

Licenciatura em Ciências – Unisanta
Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura Plena em Química – Unisanta

Leila Bianca Mélega Gallo

Professora de Redação

Leila Bianca Mélega Gallo
Professora de Redação

Licenciatura Plena em Letras – PUC/ SP
Mestrado em Literatura e Crítica Literária – PUC/ SP
Doutorado em Literatura e Crítica Literária – PUC/ SP

Samara dos Santos Carvalho

Professora de Sociologia

Samara dos Santos Carvalho
Professora de Sociologia

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp/Marília
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp/Marília

Roberta Rodrigues

Laboratório de Biologia

Roberta Rodrigues
Laboratório de Biologia

Licenciatura em Ciências Biológicas – USP
Bacharelado em Ciências Biológicas – USP
Mestrado em Ciências da Saúde – Unifesp

Fátima Fernandes Della Rocca

Laboratório de Física

Fátima Fernandes Della Rocca
Laboratório de Física

Licenciatura em Física – USP
Bacharelado em Física – USP
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP

Marco Antonio Di Pinto Junior

Laboratório de Matemática

Marco Antonio Di Pinto Junior
Laboratório de Matemática

Graduação em Matemática – Unisantos
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Unisanta

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho

Laboratório de Química

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Laboratório de Química

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP

Juliana Cristina Bessa

Projeto de Vida e Orientação Profissional

Juliana Cristina Bessa
Projeto de Vida e Orientação Profissional

Graduação em Psicologia – Unesp
Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria do Estado da Saúde, na área da Saúde Mental e Saúde Pública – Departamento Regional de Saúde
Mestrado em Psicologia e Sociedade – Unesp

Mariana Cassiano Castro

Projeto de Vida e Orientação Profissional

Mariana Cassiano Castro
Projeto de Vida e Orientação Profissional
Graduação em Psicologia – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão em Neurociência Básica para o Ensino Médio – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP)
Programa de Mentoria para a Educação Profissional, com foco em Processos de Orientação Educacional e Profissional – Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Valquíria Vargas

Projeto de Vida e Orientação Profissional

Valquíria Vargas
Projeto de Vida e Orientação Profissional

Graduação em Psicologia – Unisantos
Formação em terapia familiar/abordagem sistêmica – NET Família
Especialização em Análise Comportamental e Cognitiva – Amban (Hospital das Clínicas – SP)
Especialização em Neurociências – Centro de Diagnóstico e Neuropsicologia

Orlando Couto Jr.

Projeto Raízes

Orlando Couto Jr.
Projeto Raízes

Licenciatura em Biologia – Unisanta
Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta
Mestrado em Aquicultura e Pesca – APTA/ SP

Fátima Fernandes Della Rocca

Projetos de Iniciação Científica

Fátima Fernandes Della Rocca
Projetos de Iniciação Científica

Licenciatura em Física – USP
Bacharelado em Física – USP
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP

Michel Indalécio de Souza

Projetos de Iniciação Científica

Michel Indalécio de Souza
Projetos de Iniciação Científica

Psicologia – Unisantos
Pós-graduação em Medicina Comportamental – Unifesp
Especialização em Neuropsicologia – USP
Aperfeiçoamento em transtornos alimentares – USP

Renata Bonavides

Projetos de Iniciação Científica

Renata Bonavides
Projetos de Iniciação Científica

Graduação em Pedagogia – Claretiano
Graduação em Direito – Unisantos
Mestrado em Direito – Unimes
Doutorado em Direito das Relações Sociais – PUC-SP

Samara dos Santos Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Samara dos Santos Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Marília
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp – Marília

Viviam Ester de Souza

Projetos de Iniciação Científica

Viviam Ester de Souza
Projetos de Iniciação Científica

Graduação em Ciências Econômicas – Universidade Metropolitana de Santos

Pós-graduação Lato Sensu com especialização em Economia Internacional – Universidade Metropolitana de Santos

Mestrado em Administração – Universidade de São Paulo

 

Anacélia Stellzer Gaspar

Espanhol preparatório para DELE

Anacélia Stellzer Gaspar
Espanhol preparatório para DELE

Graduação em Letras – Português e Inglês – Unisantos
Graduação em Letras – Português e Espanhol – Unimes
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unidon
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge
Proficiência em Espanhol – Universidade de Salamanca e Ministério de Educação e Cultura de Espanha
Examinadora DELE – A1, A2, B1, B2, C1 e C2

Luis Alfredo Sánchez García

Espanhol preparatório para DELE

Luis Alfredo Sánchez García
Espanhol preparatório para DELE

Professor nativo da Espanha
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE)
Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Inglês preparatório para Cambridge

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Inglês preparatório para Cambridge

Complementação Pedagógica em Inglês – Unisantos
First Certificate in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University
Certificate of Proficiency in English – Michigan University
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University

Marcos Rodrigues

Comunicação e mídias digitais

Marcos Rodrigues
Comunicação e mídias digitais

Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Unisantos

Fernando César Dias

Desafios geopolíticos globais do séc. XXI

Fernando César Dias
Desafios geopolíticos globais do séc. XXI

Graduação em Geografia – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Fabio Emmerich de Souza Mossini

Empreendedorismo e novo mundo do trabalho

Fabio Emmerich de Souza Mossini
Empreendedorismo e novo mundo do trabalho

Graduação em Administração – PUC-SP
Mestrado em Gestão de Negócios – Unisantos
Especialização em Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra
Doutorado em Psicologia e Ciências da Educação – Universidade de Coimbra

Marco Antonio Di Pinto Junior

Geometria plana no cotidiano

Marco Antonio Di Pinto Junior
Geometria plana no cotidiano

Graduação em Matemática – Unisantos
Mestrado em Ecologia e Sustentabilidade de Ecossistemas costeiros e marinhos, com ênfase em Inteligência artificial – Unisanta

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Geometria plana no cotidiano

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Geometria plana no cotidiano

Licenciatura em Matemática – Unisanta
Licenciatura em Ciências – Unisantos
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba

Gilvan Leite de Oliveira

História, pesquisa e conhecimento

Gilvan Leite de Oliveira
História, pesquisa e conhecimento

Licenciatura em História – Unisantos
Mestrado em História Econômica – USP

Marlene Rosimar da Silva Vieira

Imunologia e saúde pública

Marlene Rosimar da Silva Vieira
Imunologia e saúde pública

Graduação em Farmácia Bioquímica – UFPR
Especialista em Coordenação Pedagógica – Unisantos
Mestrado em Bioquímica – UFPR
Doutora em Saúde Coletiva – Unisantos

Fernando Leite Carvalho

Minhas finanças: gestão e investimento

Fernando Leite Carvalho
Minhas finanças: gestão e investimento

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais – PUC-RS
Pós-graduação em Gestão de Pessoas – ULBRA-RS
MBA em Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis – UNB
Mestrado em Educação – Unisantos 

Sérgio Henrique M. D. dos Santos

Mundo da Física em movimento

Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Mundo da Física em movimento
Licenciatura em Física – Unesp
Pós-graduação em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza – Unimes
Mestrado em Ensino de Física – UFABC

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho

Processos químicos na sustentabilidade

Mara Lúcia Zucheran S. de Carvalho
Processos químicos na sustentabilidade

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP

Mariana Gonçalves de Souza

Saúde e Biologia no desenvolvimento humano

Mariana Gonçalves de Souza
Saúde e Biologia no desenvolvimento humano

Graduação em Ciências Biológicas – Universidade Santa Cecília
Mestrado em Biodiversidade e Ecologia Marinha – UNIFESP

Projetos

O trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica, visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido.

Nesse contexto, os alunos passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema (que pode ser sugerido pelos professores/orientadores ou pelos próprios estudantes), levantamento bibliográfico, reflexão, definição de metodologia, redação do trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT); até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio.

Com esse trabalho, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.

Desde 2016, a disciplina de Projeto de Iniciação Científica (PIC) foi incorporada a matriz curricular dos alunos do Ensino Médio.

Bioquímica e Saúde

Bioquímica e Saúde

- Análises moleculares
- Estudo de doenças
- Métodos preventivos
Ciências exatas, Tecnologia e Engenharia

Ciências exatas, Tecnologia e Engenharia

- Necessidades e fragilidades da comunidade
- Pesquisa em engenharia
- Proposta de intervenção
- Protótipos
- Sistema experimental para coleta de dados
Cultura, Sociedade e Políticas Públicas

Cultura, Sociedade e Políticas Públicas

- Campo religioso
- Gênero e sexualidade
- Manifestações artísticas
- Políticas públicas
Direito e Cidadania

Direito e Cidadania

- Direitos e garantias fundamentais
- Estabelecimentos prisionais
- Mídia e internet
- Proteção legal das crianças e adolescentes
- Violência contra a mulher
Economia e Administração

Economia e Administração

- Desenvolvimento econômico regional
- Economia financeira e empreendedorismo
- Economia no cenário da pandemia
- Gestão de pessoas
- Marketing e comportamento do consumidor
Psicologia, Comportamento e Saúde Mental

Psicologia, Comportamento e Saúde Mental

- Comportamento social
- Estudo do comportamento humano
- Neuropsicologia
- Saúde mental
Sustentabilidade e ambientes

Sustentabilidade e ambientes

- Controle biológico
- Diversidades de animais e plantas
- Poluição ambiental e créditos de carbono
- Reaproveitamento de recursos naturais e orgânicos
Tecnologias Digitais Aplicadas

Tecnologias Digitais Aplicadas

- Aplicações práticas do NAO (humanóide)
- Metaverso e criação de NFTs
- Soluções digitais

Ambiente

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Espaço de convivência

Ensino Médio – Espaço de convivência

Ensino Médio – Espaço de convivência

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Laboratório de Biologia e Química

Ensino Médio – Laboratório de Biologia e Química

Ensino Médio – Laboratório de Biologia e Química

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Sala de estudos

Ensino Médio – Sala de estudos

Ensino Médio – Sala de estudos