Ensino Médio

Fique por dentro

Corpo docente

Alexandre Thomaz Vieira

Diretor/Mantenedor

Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor

Graduação em Administração de Empresas – FGV.
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV.
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP.
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação.

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Diretora de Unidade

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Diretora de Unidade

Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta.
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.

Bruno dos Santos Joaquim

Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Bruno dos Santos Joaquim
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Araraquara.
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.
Mestrado em Educação – Unifesp.

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Coordenação Pedagógica - Linguagens

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Coordenação Pedagógica - Linguagens

Licenciatura em Letras – Uniban.
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo.
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte.

Graciela Irene T. de M. da Silva

Coordenação Pedagógica - Língua Estrangeira

Graciela Irene T. de M. da Silva
Coordenação Pedagógica - Língua Estrangeira

Professora nativa da Argentina.

Licenciatura Inglês/espanhol – Unisantos.

Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge, Michigan e Oxford.

Examinadora DELE – Instituto Miguel Cervantes.

Participou do programa de treinamento especial da Universidade de Missouri.

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas

Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura em Ciências – Unisantos.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba.

Paola de Oliveira R. C. Araújo

Coordenação Pedagógica - Tecnologia da Educação

Paola de Oliveira R. C. Araújo
Coordenação Pedagógica - Tecnologia da Educação

Bacharelado em Ciências da Computação – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – FALC.
Licenciatura Plena em Matemática – Uniesp.
Pós-graduação em Ciências da Computação – Unisanta.

Reinaldo Lopes

Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

Reinaldo Lopes
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais

Licenciatura em Ciências – Unisanta.
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura Plena em Química – Unisanta.

Débora Cristina Veloso dos Santos

Orientação Psicológica

Débora Cristina Veloso dos Santos
Orientação Psicológica

Graduação em Psicologia – Unisantos.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos.
Curso de Abordagem Psicanalítica na Adolescência: Temas Atuais – Sedes Sapientiae.

Claudia Christovão Araujo Gonçalves

Orientação Pedagógica

Claudia Christovão Araujo Gonçalves
Orientação Pedagógica

Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Licenciatura em Educação Artística – Unisanta.
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda – Unisantos.
Pós-Graduação em Marketing – Unimes.

Dayane Santos Araujo

Professora de História

Dayane Santos Araujo
Professora de História

Licenciatura em História – Unisantos.
Bacharelado em História – Unisantos.
Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura – PUC – SP.
Mestrado em História Social – PUC – SP.

Luis Fernando Prestes Camargo

Professor de História

Luis Fernando Prestes Camargo
Professor de História

Graduação em História – Unimes.
Mestrado em História – Unicamp.

Orlando Couto Jr.

Professor de Biologia

Orlando Couto Jr.
Professor de Biologia

Licenciatura em Biologia – UNISANTA

Bacharelado em Biologia Marinha – UNISANTA

Mestrado em Aquicultura e Pesca – APTA/ SP

Marlene Rosimar da Silva Vieira

Professora de Biologia

Marlene Rosimar da Silva Vieira
Professora de Biologia

Graduação em Farmácia Bioquímica – UFPR.
Especialista em Coordenação Pedagógica – Unisantos.
Mestrado em Bioquímica – UFPR.
Doutora em Saúde Coletiva – Unisantos.

João Davi Pereira de Carvalho

Professor de Física

João Davi Pereira de Carvalho
Professor de Física

Licenciatura em Física – USP

Sérgio Henrique M. D. dos Santos

Professor de Física

Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Professor de Física

Licenciatura em Física – Unesp Guaratinguetá
Pós graduação em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza – UNIMES
Mestrado em Ensino da Física – UFABC (cursando)

Bruno dos Santos Joaquim

Professor de Geografia

Bruno dos Santos Joaquim
Professor de Geografia

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Araraquara.
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.
Mestrado em Educação – Unifesp.

Sigelda Firveda Gomes Mendes

Professora de Matemática

Sigelda Firveda Gomes Mendes
Professora de Matemática

Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta.
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.

Maria Célia Ferreira da Silva

Professora de Matemática

Maria Célia Ferreira da Silva
Professora de Matemática

Licenciatura em Matemática – Unisantos.
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.

Odracir Sebastião Franco Ricardo

Professor de Matemática

Odracir Sebastião Franco Ricardo
Professor de Matemática

Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura em Ciências – Unisantos.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba.

Emerson Braga Santos

Professor de Gramática e Literatura

Emerson Braga Santos
Professor de Gramática e Literatura

Licenciatura Plena em Letras – Português/Francês – Unesp – ASSIS.
Especialização em Educação Especial – Portal Educação.

Cristiane Alves Choia Rodrigues

Professora de Gramática e Redação

Cristiane Alves Choia Rodrigues
Professora de Gramática e Redação

Licenciatura em Letras – Uniban.
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo.
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte.

Tatiana de Oliveira Menezes

Professora de Gramática

Tatiana de Oliveira Menezes
Professora de Gramática

Licenciatura em Letras – Português/Inglês – Unisantos.
Extensão em Leitura e Redação – PUC-SP.

Aline Nogueira Marques Nicolau

Professora de Redação

Aline Nogueira Marques Nicolau
Professora de Redação

Graduação em Letras – USP.
Mestrado em Literatura Brasileira – USP.

Janylce de Souza Costa

Professora de Literatura

Janylce de Souza Costa
Professora de Literatura

Reinaldo Lopes

Professor de Química

Reinaldo Lopes
Professor de Química

Licenciatura em Ciências – Unisanta.
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura Plena em Química – Unisanta.

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho

Professora de Química

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Professora de Química

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina.
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP.
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP.

Cintia Márcia Estrella

Professora de Artes

Cintia Márcia Estrella
Professora de Artes

Formação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.

Felipe Pardini Rodrigues

Projeto Vida Saudável

Felipe Pardini Rodrigues
Projeto Vida Saudável

Bacharel em Educação Física – FEFESP – Unisanta.

Treinamento Funcional, CORE Training, Alongamento Miofascial & Isolamento Muscular.
Auxiliar recreativo e esportivo em eventos beneficentes anuais (dia das crianças, dia das mães/pais).
Participou como professor voluntário no programa municipal Escola Total, na área de lutas.

Marilize Pedroso

Professor de Educação Física

Marilize Pedroso
Professor de Educação Física

Graduação em Educação Física – FEFIS.
Licenciatura e Bacharelado em Treinamento Desportivo – FEFIS.

Rodney S. Rodrigues

Professor de Educação Física

Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – FEFIS.

Luis Alfredo Sánchez García

Professor de Espanhol Optativo

Luis Alfredo Sánchez García
Professor de Espanhol Optativo

Professor nativo da Espanha.

Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri.

Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE).

Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Ana Maria Elena Cerioni de Benegas

Professora de Espanhol Optativo

Ana Maria Elena Cerioni de Benegas
Professora de Espanhol Optativo

Professora nativa da Argentina.

Bacharelado em Letras – Universidade de La Plata (Argentina).

Magistério Superior (Pedagogia) – Universidade de La Plata (Argentina).

Professora nativa registrada na Embaixada Espanhola em Brasília.

Especialización en Lengua Española – Instituto Miguel de Cervantes.

Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) B1, B2, C1 e C2.

Tatiana LoBosque Galante

Professora de Filosofia

Tatiana LoBosque Galante
Professora de Filosofia

Licenciatura Plena em Filosofia – Unisantos.
Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Unicamp.

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Professora de Inglês

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Professora de Inglês

Complementação Pedagógica em Inglês – UNISANTOS.

First Certificate in English – Cambridge University.

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.

Certificate of Proficiency in English – Michigan University.

The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University.

Giana Mello

Professora de Inglês

Giana Mello
Professora de Inglês

Língua e Literatura Inglesas – Tradução – PUC-SP.

Mestrado em Linguística Aplicada – UNICAMP.

Doutorado em Linguística Aplicada – UNICAMP.

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.

Samara dos Santos Carvalho

Professora de Sociologia

Samara dos Santos Carvalho
Professora de Sociologia

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp/Marília.
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp/Marília.

Pedro Leitão Angeli

Professor de Sociologia

Pedro Leitão Angeli
Professor de Sociologia

Licenciatura em Ciências Sociais – Unicamp.
Bacharelado em Ciências Sociais – Unicamp.
Especialização em Ciências Políticas – Unicamp.
Pós-graduação em Política e Relações Internacionais – FESPSP.

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho

Laboratório de Biologia e Química

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Laboratório de Biologia e Química

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina.
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP.
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP.

Fátima Fernandes Della Rocca

Laboratório de Física

Fátima Fernandes Della Rocca
Laboratório de Física

Licenciatura em Física – USP.
Bacharelado em Física – USP.
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP.
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP.

Maria Célia Ferreira da Silva

Laboratório de Matemática

Maria Célia Ferreira da Silva
Laboratório de Matemática

Licenciatura em Matemática – Unisantos.
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.

Débora Cristina Veloso dos Santos

Orientação Profissional

Débora Cristina Veloso dos Santos
Orientação Profissional

Graduação em Psicologia – Unisantos.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos.
Curso de Abordagem Psicanalítica na Adolescência: Temas Atuais – Sedes Sapientiae.

Giana Mello

Inglês preparatório para Cambridge

Giana Mello
Inglês preparatório para Cambridge

Língua e Literatura Inglesas – Tradução – PUC-SP.

Mestrado em Linguística Aplicada – UNICAMP.

Doutorado em Linguística Aplicada – UNICAMP.

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro

Inglês preparatório para Cambridge

Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Inglês preparatório para Cambridge

Complementação Pedagógica em Inglês – UNISANTOS.

First Certificate in English – Cambridge University.

Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.

Certificate of Proficiency in English – Michigan University.

The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University.

Orlando Couto Jr.

Projeto Raízes

Orlando Couto Jr.
Projeto Raízes

Licenciatura em Biologia – UNISANTA

Bacharelado em Biologia Marinha – UNISANTA

Mestrado em Aquicultura e Pesca – APTA/ SP

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina.
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP.
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP.

Fátima Fernandes Della Rocca

Projetos de Iniciação Científica

Fátima Fernandes Della Rocca
Projetos de Iniciação Científica

Formação:

Licenciatura em Física – USP.
Bacharelado em Física – USP.
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP.
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP.

Samara dos Santos Carvalho

Projetos de Iniciação Científica

Samara dos Santos Carvalho
Projetos de Iniciação Científica

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Marília.
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp – Marília.

Michel Indalécio de Souza

Projetos de Iniciação Científica

Michel Indalécio de Souza
Projetos de Iniciação Científica

Viviam Ester de Souza

Projetos de Iniciação Científica

Viviam Ester de Souza
Projetos de Iniciação Científica

Projetos

O trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido.

Nesse contexto, os alunos passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema (que pode ser sugerido pelos professores/orientadores ou pelos próprios estudantes), levantamento bibliográfico, reflexão, definição de metodologia, redação do trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT); até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio.

Com esse trabalho, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.

Desde 2016, a disciplina de Projeto de Iniciação Científica (PIC) foi incorporada a sua matriz curricular do alunos do Ensino Médio.

Cultura e Sociedade

Cultura e Sociedade

- Gênero e Sexualidade
- Questões étnico-raciais e resistência cultural
- Manifestações artísticas
- Campo religioso brasileiro
Psicologia e Comportamento

Psicologia e Comportamento

- Crescer no século XXI
- Tristeza e Depressão
- Transtornos Alimentares
- Dependência de Internet
Políticas Públicas e Espaço Urbano

Políticas Públicas e Espaço Urbano

- Políticas Públicas de Desenvolvimento Social
- Geopolítica e Desafios Globais do Século XXI
- Problemas da Cidade e Transformações do Espaço Urbano
- Direito e Cidadania
Economia e Administração

Economia e Administração

- Economia Financeira e Empreendedorismo
- Desenvolvimento Econômico Regional
- Gestão de Pessoas
- Marketing e Comportamento do Consumidor
Meio ambiente e Sustentabilidade

Meio ambiente e Sustentabilidade

- Controle Biológico
- Reaproveitamento de Recursos Naturais e Orgânicos
- Diversidades de Animais e Plantas
- Poluição Ambiental e Créditos de Carbono
Bioquímica e Saúde

Bioquímica e Saúde

- Estudo investigativo de doenças endêmicas e pandêmicas
- Estudo investigativos sobre DST em jovens e idosos
- Incidência de doenças relacionadas à dieta em animais domésticos
Sistemas de Engenharia e Metrologia

Sistemas de Engenharia e Metrologia

- Energia e eficiência energética
- Desenvolvimento de sistemas e protótipos
- Metrologia: aquisição e análise de dados ambientais
- Física e Astronomia

Ambiente

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Academia

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Biblioteca

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Cantina

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Espaço Maker

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Estúdio

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Fachada

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Laboratório de Física

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Quadra

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula

Ensino Médio – Salas de Aula