Ensino Fundamental I
A formação do aluno-cidadão
O currículo do Ensino Fundamental I é amplo, dinâmico e aberto a transformações. Os conteúdos são elementos para a compreensão da realidade e instrumentos para a ação do indivíduo em sociedade.O foco principal é a construção real de significados.
Para isso, o aluno é levado a estabelecer relações entre as disciplinas acadêmicas e os temas transversais: meio ambiente, cidadania, responsabilidade social.
Esse rico conjunto de atividades pedagógicas garante excelentes resultados para os alunos e faz do Jean Piaget o colégio com a maior carga horária dentre as escolas da Baixada Santista.
Aprendizado integrado: aulas de cidadania
Focando em um método integrado de aprendizado, o Jean Piaget mantém parceria com instituições da Baixada Santista. A proposta estimula a convivência das crianças com pessoas da terceira idade, portadores de necessidades especiais, creches públicas, comunidades indígenas, para que elas vejam e sintam o que acontece no mundo real, muito além dos livros e dos limites físicos da sala de aula.
Estimulando o interesse e respeitando a individualidade
Como a proposta da escola está centrada na atenção individualizada, o Jean Piaget tem diferentes abordagens e oportunidades para atender aos seus alunos: cursos de aprofundamento (para aqueles que apresentam grande habilidade em determinada área, como forma de estimulá-los a desenvolver ainda mais esse talento); aulas de monitoria (que permitem o acompanhamento do aluno ainda mais de perto, com o objetivo de trabalhar questões específicas dessa criança, percebidas em sala de aula); oficinas de Matemática, Língua Portuguesa, e Laboratórios (cujo objetivo é aliar a prática à teoria dos conteúdos trabalhados). São diversos os exemplos que marcam essa abordagem diferenciada, cujo principal objetivo é oferecer diferentes oportunidades para diferentes alunos.
Interatividade que incentiva a participação dos pais
Os professores têm seus horários organizados para realizar atendimentos individualizados com as famílias. Os encontros podem ser solicitados tanto pela escola quanto pelos pais. A direção e equipe técnica (coordenação pedagógica, psicólogas e nutricionistas) também estão disponíveis para os agendamentos.
Além disso, o Colégio conta com sistema de intranet exclusivo e um aplicativo voltado à comunicação entre as famílias e a escola. Por meio dessas ferramentas é possível consultar desempenho escolar, solicitações de lição de casa e ocorrências.
Aprendendo a ler e a gostar de ler
No Ensino Fundamental I, a Biblioteca funciona como um elemento integrador das diversas propostas e projetos. Traz à tona a realidade atual e resgata valores culturais que fazem parte da constituição de nosso povo, propiciando o conhecimento e respeito às diferenças culturais.
Para desenvolver o hábito da leitura, temos a nossa Contadora de Histórias, que alimenta nas crianças o interesse por ouvir e ler histórias, por meio de fantoches, bonecos e das próprias crianças.
Professores especialistas desenvolvem conhecimento específico
- Informática: aplicada aos conteúdos de ensino, possibilita uma reflexão sobre os usos possíveis desse recurso.
- Música: visa a um processo de musicalização e sensibilização das crianças para essa forma de expressão e arte.
- PIC – Projeto de Iniciação Científica: Promove o desenvolvimento de habilidades de pesquisa enquanto discute temas atuais e relevantes, incentivando os alunos a uma reflexão crítica sobre a realidade nas áreas de ciências humanas e naturais.
- Educação Física: direcionada para o conhecimento do próprio corpo, do ritmo e dos limites. Aulas voltadas para saúde, qualidade de vida e relação mente/corpo.
- Inglês: visa à aproximação da criança com a língua de forma a desenvolver o gosto pelo inglês e a conscientização de sua importância.
- Oficina de Matemática: de forma lúdica, propõe vivenciar situações- problemas, propiciando aos alunos passar por um processo de descobertas.
- Oficina de Língua Portuguesa: visa ao desenvolvimento da expressão escrita dos alunos, ao propiciar o conhecimento dos gêneros do discurso por meio de situações reais e atividades instigantes e lúdicas.
Além das atividades regulares, oferecemos:
– Período Integral
– Curso Bilíngue
– Monitoria
– Aprofundamentos
Conheça também o Ensino Fundamental I – Internacional!
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação
Thaís Faria Nogueira
Diretora de Unidade
Licenciatura em Pedagogia com habilitação em educação especial – Unilus
Especialização em Psicopedagogia – Unisantos
Especialização em Altas Habilidades e Superdotação – APAHSD (Associação dos Portadores de Altas Habilidades/ Superdotação)
Extensão em Coordenação Pedagógica – PUC-SP
Pós-graduação em Administração Escolar e Supervisão Escolar – Faculdade Futura
Tatiana Duarte Gomes da Luz
Coordenação Pedagógica - Aprofundamentos
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta
Pós graduação em Altas Habilidades e Superdotação – Instituto Sapiens
Orlando Couto Jr.
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais
Licenciatura em Biologia – Unisanta
Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta
Mestrado em Aquicultura e Pesca – APTA/ SP
Ana Cristina Souza de Alcântara
Coordenação Pedagógica - Língua Portuguesa
Licenciatura Plena em Letras – Unisantos
Curso de Extensão em Língua Portuguesa – PUC-SP
Mestrado em Linguística – PUC-SP
Silmara Aparecida J. Bernardo da Silva
Coordenação Pedagógica - Matemática
Licenciatura Plena em Matemática – Unisantos
Licenciatura Plena em Pedagogia – Faculdade Don Domênico
Pós-graduação em Educação – Faculdade Pitágoras
Fabiana de Souza Alonso
Orientação Educacional
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unimes
Pós-graduação em Psicopedagogia – Faculdade São Luis
Maria Fernanda dos Santos Marinho
Orientação Educacional
Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade Católica do Paraná
Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade Católica do Paraná
Glaucia Fernanda Garcia de Almeida Canêo
Orientação Psicológica
Bacharelado e Licenciatura em Psicologia – Unisantos
Pós-Graduação em Psicopedagogia – Faculdade São Luís
Especialização em Psicologia na Educação – Instituto Pieron
Especialização em Psicopatologia Integrada à Educação – Instituto Pieron
Especialização em Neuropsicologia – Faculdades Integradas Espírita – Unibem
Especialização em Neuropsicopedagogia clínica, institucional e inclusiva – FAPSS
Especialização em Educação Inclusiva – Unimes
Mariana Cassiano Castro
Assistente de Orientação Psicológica
Graduada em Psicologia – UNIFESP
Programa de Mentoria para a Educação Profissional, com foco em Processos de Orientação Educacional e Profissional – IFES
Aprimoramento em Psicologia da Educação – CAPES
Multimeios em Educação – UEMA
Julia de Souza Teixeira
Auxiliar de Direção
Licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas – Unisantos
Pós-graduação em Ecologia e Biodiversidade – Faculdade Única – Grupo Prominas
Juliana Martins Prol
Educadora de Biblioteca
Graduação em Letras – Português e Inglês – Unip
Contação de Histórias – Senac
Ana Paula Tavares Gestoso de Mattos
Professora 1º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unimes
Pós-graduação em Psicopedagogia – Facinter
Andrea Roberta Muniz Cabral Quintino
Professora 1º ano
Licenciatura em Pedagogia – Uninter
Pós-graduação em Psicopedagogia clínica e institucional – Uninter
Andressa Queiroz Freitas
Professora 1º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unimes
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – Unimonte
Regiane de Oliveira Navas
Professora 1° ano
Licenciatura em Pedagogia – Unisanta
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos
Claudia Regina Kiyotani
Professora 2º ano
Graduação em Pedagogia – Universalidade Santa Cecília
Licenciatura em Matemática – Estácio de Sá
MBA em Gestão e MKT – FGV
Graduação em Nutrição – Unisantos
Pós Graduação em Obesidade – IPCE
Fabiana de Souza Alonso
Professora 2º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unimes
Pós-graduação em Psicopedagogia – Faculdade São Luis
Marislei Luiz Torres
Professora 2º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unilus
Especialização em Educação Especial – Unilus
Pós-graduação em Psicopedagogia – Faculdade Cruzeiro do Sul
Renata Maria Vasconcelos Ramos
Professora 2º ano
Graduação em Pedagogia – Unimonte
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unilus
Vanessa Louzada Lociks
Professora 2º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unisanta
Pós-graduação em Alfabetização, Letramento e Psicopedagogia Institucional – Faculdade São Luís
Bruna Pergolizzi Fernandes
Professora 3º ano
Graduação em Direito – Mackenzie
Graduação em Pedagogia – Unisanta
Pós-graduação em Alfabetização, Letramento e Psicopedagogia Institucional – Faculdade São Luís
Cristiane Barroso H. dos Santos
Professora 3º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unimes
Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional – Faculdade de Franca
Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica – Faculdade Brasil
Ellen Farto Silva Cavalcante
Professora 3º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – FAUESP
Fernanda Martins Rodrigues Salazar
Professora 3º ano
Isabela Esposito Rodrigues
Professora 3º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unisantos
Cristiane Barga do Nascimento
Professora 4º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unesp
Design Instrucional – Unifei
Cristiane Glória Simões Aro
Professora 4º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – UNIG
Licenciatura Plena em Geografia – Unimes
Leila Amaral Alves
Professora 4º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unimonte
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – Faculdade São Luis
Renata Silva Nocetti
Professora 4º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta
Pós-graduação em Psicopedagogia (Institucional e Clínica) – Unisanta
Pós-graduada em Neuropsicopedagogia (Institucional e Clínica)
Caroline Gomes de Oliveira
Professora 5º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta
Especialização em Neuropsicologia – Unibem
Cláudia Bala Sorbello
Professora 5º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unisantos
Maria Fernanda Figueira
Professora 5º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisantos
Thayane Franceska Santamarina Silva
Professora 5º ano
Lincenciatura Plena em Letras Português e Espanhol – Unimes
Licenciatura em Pedagogia – Unimes
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unimes
Sônia Cristina Moreira Santana Alexandre
Educação Física
Bacharelado e licenciatura em Educação Física – Unimes
Licenciatura em Pedagogia – Unimes
Pós-Graduação em Psicopedagogia – Faculdade Brasil
Pós-graduação em Psicomotricidade – Uninter
Angela Maria de Oliveira Cavalcante
Informática
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unip
Licenciatura em Matemática – UniPlena
Técnico em Processamento de Dados – ETEC (Vasco Antônio Venchiarutti – Jundiaí)
Tecnóloga em Sistemas para Internet – FATEC (Rubens Lara – Baixada Santista)
Pós-Graduação em Psicopedagogia: Clínica e Institucional – Atualize Pós Graduação
Pós-Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância – UFF
Paola de Oliveira R. C. Araújo
Informática
Magistério – Liceu Santista
Bacharelado em Ciências da Computação – Unisanta
Licenciatura em Pedagogia – FALC
Licenciatura Plena em Matemática – Uniesp
Pós-graduação em Ciências da Computação – Unisanta
Mariel Magrini Barcelos Canelas
Inglês
Licenciatura em Letras – Português e Inglês – Unibrasil
Licenciatura em Pedagogia – Cruzeiro do Sul
Certificado British Council – Advanced
Sandra Corzo Rodriguez
Inglês
Magistério – Colégio dos Andradas
Licenciatura em Letras – Português e Inglês – Unisantos
Curso de extensão para professores de inglês para o ensino de língua estrangeira – Universidade de Ohio
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan
Examinadora – Universidade de Cambridge – PET
Examinadora – Universidade de Michigan – ECCE e ECPE
Certificado em Espanhol – Instituto Cervantes
Certificado SIELE em Espanhol
Isabela Lopez
Monitora do Integral
Inglês – Centro Cultural Brasil Estados Unidos
Espanhol – Centro Cultural Brasil Estados Unidos
Letras (Português/Inglês) – Universidade Católica de Santos (Cursando)
Camila Rodriguez Coelho da Silva
Monitoria de Língua Portuguesa
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unip
Pós graduação em Alfabetização e Letramento – Universidade Cruzeiro do Sul
Pós graduação em Psicopedagogia – Unimes
Licenciatura em Letras (Português/ Inglês) – em andamento – Universidade Estácio de Sá
Priscilla Paiva dos Santos Albuquerque
Monitoria de Língua Portuguesa
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta
Pós-graduação em Psicopedagogia – FMU
Maria Nazaré Rodrigues dos Santos
Monitoria de Matemática
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisantos
Caio Henrique Junqueira Ferraz
Música
Licenciatura em Artes Visuais – Unimes
Licenciatura em Música – Claretiano Centro Universitário
Educador musical – Projeto GURI
Professor de acordeon, cavaco e violão – Escola Simonian, Omap, Blackbird e Strauss
Oficineiro de Música – Escola Total
Érica Nogueira Capelo
Música
Graduação em Pedagogia – Unimes
Licenciatura em Música e Artes – Unimes
Pós-graduação em Gestão Escolar (em andamento) – Unimes
Alice de Andrade Reis
Oficina de Língua Portuguesa
Licenciatura em Pedagogia – Unimes
Pós-graduação em Letras e Libras – Faveni
Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada – Grupo Rhema – em andamento
Licenciatura em Artes Visuais – Unimes – em andamento
Bruna de Lima Soares Feroldi
Oficina de Matemática
Graduação em Pedagogia – Uninter
Licenciatura em Matemática – UTFPR
Silmara Aparecida J. Bernardo da Silva
Oficina de Matemática
Licenciatura Plena em Matemática – Unisantos
Licenciatura Plena em Pedagogia – Faculdade Don Domênico
Pós-graduação em Educação – Faculdade Pitágoras
Karla de Aguiar Terra
Oficina de Português
Licenciada em Letras – Inglês e Português – UNISANTOS
Pós-Graduação – Português – Língua e Literatura – UMESP
Bruna Nunes Cró de Almeida
Projeto de Iniciação Científica
Gestão Ambiental – Unisantos
Bacharelado e licenciatura plena em Ciências Biológicas – Unisantos
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos
Tatiana LoBosque Galante
Projeto de Iniciação Científica
Licenciatura Plena em Filosofia – Unisantos
Graduação em Filosofia – Unisantos
Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Unicamp
Projetos
No Ensino Fundamental I, o aluno é estimulado a estabelecer relações entre disciplinas acadêmicas e temas transversais, tais como: meio ambiente, cidadania e responsabilidade social.
E por isso, todas as turmas desenvolvem, anualmente, de forma interdisciplinar, um projeto de acordo com as necessidades e a realidade de cada faixa etária.

A arte como forma de comunicação
1º ano

Descobrindo o mundo nas histórias
2º ano

A importância de hábitos saudáveis em meu desenvolvimento
3º ano

Explorando Santos por diversos pontos de vista
4º ano

Desenvolvimento sustentável e consumo consciente
5º ano
Ambiente

Ensino Fundamental I – Biblioteca

Ensino Fundamental I – Biblioteca

Ensino Fundamental I – Fachada

Ensino Fundamental I – Fachada

Ensino Fundamental I – Laboratório de Ciências

Ensino Fundamental I – Laboratório de Ciências

Ensino Fundamental I – Sala de Aula

Ensino Fundamental I – Sala de Aula

Ensino Fundamental I – Parque

Ensino Fundamental I – Parque

Ensino Fundamental I – Sala de Aula
