Ações sociais


  • O Colégio Jean Piaget acredita que um programa de voluntariado deve propiciar aos jovens o acesso a práticas ligadas ao bem comum, ao meio ambiente, à preservação de bens culturais e ao resgate da memória histórica; além de proporcionar companhia e lazer a outros indivíduos. Por esse motivo, cada série do Ensino Fundamental II recebe, anualmente, uma proposta de intervenção social. Os alunos assistem a palestras sobre diversos temas e, depois, são convidados a se engajar em um projeto de voluntariado.
  • Aos 6º anos cabe a tarefa de discutir a situação atual de convivência entre o Homem e os animais, conhecer e identificar as necessidades da ONG "Defesa da Vida Animal" (que tem como objetivo promover a castração de animais domésticos como cães e gatos), além de desenvolver campanhas em nossa comunidade escolar que visem a ajudar a entidade da qual somos parceiros.
  • O trabalho voluntário dos 7º anos acontece junto à Creche "Casa da Vovó Alaíde", instituição de São Vicente que há anos atende à população carente desse município. Nosso principal objetivo é promover o convívio entre os alunos e as crianças da creche, oportunizando, também, a valorização da leitura e de práticas cidadãs.
  • A atividade desenvolvida pelos alunos dos 8º anos envolve ações e campanhas em prol da APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, entidade filantrópica cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência mental.
  • Os 9º anos desenvolvem o projeto "Memórias", cujo objetivo é promover o convívio entre jovens e idosos por meio do resgate das memórias individuais e coletivas, buscando a valorização do patrimônio pessoal e cultural de nossa cidade. A instituição escolhida foi a "Casa do Sol", que há mais de 100 anos atende à população idosa de nosso município.
  • As turmas do Ensino Médio promovem as já tradicionais comemorações de Páscoa e Dia das Crianças com a oncologia pediátrica da Santa Casa, com apoio das rosinhas (voluntárias da Associação Santa Isabel de Combate ao Câncer) e dos funcionários da escola. Essa atividade acontece no Jean Piaget desde 2008 e tem o objetivo de oportunizar experiências e o desenvolvimento do papel de cidadão consciente.